Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Uma lição de vida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Uma lição de vida

por MJOSE » 11/3/2004 22:30

Há mesmo muito poucos assim...o que é uma pena.

Excelente lição de vida :clap: :clap: :clap:

Bem que Portugal precisava de senhores assim ...muitos :P :P :P

Mas onde andam eles???? :oh: :oh: :oh:

Beijinhos
MJOSE

por Pata-Hari » 11/3/2004 18:44

Soares dos Santos.. a empresa não herdou o nome do senhor...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por josema » 11/3/2004 18:31

Este texto é particularmente feliz no dia de hoje, dia em que tantos só pensaram em si, vendendo ao desbarato. Hoje, muita gente que anda na bolsa, nem por um instante pensou que se aguentasse as posições que detinha, tal atitude seria boa para todos: eles próprios e os outros. Felizmente que ainda há muita gente como Martins dos Santos. Para ele, os meus votos de longa vida; para o autor do texto, os meus parabéns.

Registado: 11/2/2004 18:30

por Ming » 11/3/2004 17:55

Sim, um excelente texto.
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por PLPINTO » 11/3/2004 17:26

Muito tocante!

Registado: 22/5/2003 15:08

pessoalmente ....

por andraderui » 11/3/2004 16:40

a humilde é uma característica muito importante...

Na minha vida tenho que agradecer muitos aos meus pais por toda a educação e todas as provas de humilde que me ensinaram.

1 grande obrigada a eles e a todos os que tem a capacidade a de a transmitir aos outros. Esta história é mais um passo na aprendizagem que todos nós devemos fazer na nossa vida.

1 abraço
andrade

Registado: 12/11/2002 16:18

artigo

por Razao_Pura » 11/3/2004 16:36

Acho que é importante de vez em quando ler estes artigos para nos capacitarmos que Portugal está cheio de bons empresários e que nem todos são oportunitas, vigaristas e corruptos como faz passar o senso popular português com complexo de inferioridade.
Portugal pode não ser um mar de rosas mas está cheio de boas empresas, de gestores com noção de empreendorismo e de pessoas competentes.
Obrigada!
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por JCS » 11/3/2004 16:28

Excelente texto. :clap:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Uma lição de vida

por TRSM » 11/3/2004 16:18

Uma lição de vida
sf@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

O homem passou por momentos terríveis e o presidente do grupo empresarial não viveu dias melhores. Alexandre Soares dos Santos viu quase tudo escapar-lhe por debaixo dos pés. Incluindo a própria vida, que uma doença por pouco lhe tirou.

O império construído pela família, que passou por gerações e foi nas suas mãos que ganhou a dimensão de um Grupo Económico, estava a desfazer-se em pó. A internacionalização, o Brasil, a Polónia, estava a caminho de um desastre.

A diversificação da actividade era um problema que ninguém se revelava capaz de controlar. E, cumprindo a Lei de Murphy, tudo o que podia correr mal, corria mesmo. O sistema de gestão trouxe o caos administrativo. Quadros importantes foram abandonando, sem glória, o “top management” da casa.

E até o sólido parceiro estratégico, os holandeses da Ahold, via-se subitamente envolvido num escândalo contabilístico “à americana”. Alexandre Soares dos Santos fintou a morte - e essa era a primeira das duas grandes batalhas que tinha pela frente.

Sanear um passivo insuportável, reestruturar um grupo em declínio, abandonar mercados até então estratégicos, enfim, recuperar a confiança de credores e de investidores, era a outra das batalhas.

Era como começar de novo. Era pior. Porque era preciso reconhecer erros cometidos - e essa capacidade é rara entre os homens. Porque eram necessárias todas as forças do mundo - e os 70 anos são 70 anos!

E, finalmente, porque eram necessários sorte e amigos - e nem sempre, uma e outros, têm paciência para ficar. Não foi o caso.

E, entre outros, Soares dos Santos ficará o resto dos seus dias grato a Jorge Jardim Gonçalves. Depois, o homem lutou e lutou, com o discernimento e a coragem de sempre, com a energia que foi buscar não se sabe onde.

O mais fácil era, obviamente, desistir. Passava “a bola” à descendência - que, manifestamente, não tinha unhas para uma guitarra tão complexa. Ou, para não destoar, fazia uns telefonemas para Espanha e vendia a Jerónimo Martins
com a maior das tranquilidades.

O senhor Soares dos Santos não tinha opções, porque desistir não é uma opção. Vendeu retalho no Brasil e pediu desculpas públicas aos accionistas pelo equívoco e pelo dinheiro ali enfiado.

Acabou com as aventuras polacas, concentrando-se no “discount”. Vendeu activos e regressou ao “core”. Numa frase: deu a volta à situação. E só agora, que os resultados melhoram, que a empresa volta a respirar, que os dias tranquilos estão de volta, Soares dos Santos anuncia que vai para a reforma.

Para trás deixa-nos raros ensinamentos, que são apenas importantes para a vida das empresas. São-no para a vida, o que é tudo. A lição da humildade, porque não procurou alibis estéreis, não inventou inimigos, não arranjou desculpas. Limitou-se a assumir o mais trivial dos pecados humanos, o erro.

A lição de ética e da persistência. Alexandre Soares dos Santos não é doutor nem engenheiro. É senhor. Há poucos assim

negocios.pt

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, trilhos2006 e 158 visitantes