Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - a navalha de Occam

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 5/3/2004 23:09

Obrigado pelas palavras simpáticas, D1as !!

Bom, fechando a semana, o EUR/USD furou o nosso ciclo semanal extremo em baixa, recuperando no fim, para dentro dele.
Volatilidade da semana, EUR/USD 500 pips e Cable 600 pips. Os Chineses dizem que a culpa é do ano do macaco. O último em 1992, viu subidas e quedas do dólar superiores a 20% em poucos meses. Tudo no mesmo ano.

Atenção ao cross EUR/JPY nos máximos do ano, chegou esta semana a cair a 133 mas acabou por ir a 139 e fechar agora a 138.56 !! Deu sinal de compra e poderá, com a ajuda do BOJ, ir a mais de 140 !!
Entratanto, o USD/JPY deverá ser puxado pelo mesmo BOJ a 113 ou 114 a "pedido" das exportadoras Japonesas.

O Cable, com mais de 300 pips hoje, pode dar em breve sinal de compra também. Sobretudo se romper 1.8550 e hoje fechou a 1.8460 !!

Finalmente o Euro, que hoje pulou mais de 200 pips, acabou por recuar em relação aos máximos de 1.2430 e fechar o dia e a semana em 1.2365 !! Dará sinal claro de compra acima de 1.2540 !!
Antes disso, terá que desfazer a nossa dúvida existencial. Vai ou não manter-se acima de 1.2330/50 ?? A resposta terá que vir na segunda-feira e dela depende o futuro próximo do par.

Antes disso, a todos bom fim de semana

Abraços

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por D1as » 5/3/2004 22:39

Dj,

Era "só" para te dar os Parabéns (se me for permitido) pelo início da análise desta semana, explicando o significado do título! gostei muito! :)

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por djovarius » 5/3/2004 22:13

Boas,

Realmente, o que importa é saber se o par volta abaixo de 1.2350 - o resto é ruído.

Isso fica para a próxima análise.

Quanto à opção que nomes Chineses adquiriram em força, têm barreira de não-toque em 1.2050 e 1.2650 (há quem diga que é 1.26)
Há também opções parecidas nos crosses do JPY, mas com o BOJ na área, não arriscaria em tostão.

Por falar nisso, a intervenção de hoje do MOF/BOJ poderá ter sido a maior intervenção unilateral dos últimos anos no Forex. Nos próximos dias saber-se-á quanto custou a brincadeira.

Apesar de voltar mais tarde, quero agradecer a participação no tópico desta semana, o qual bateu o recorde de leitura dos tópicos semanais EUR/USD e terá sido um dos mais lidos de sempre do Caldeirão.

A malta do Caldeirão está viva e activa :)

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Correcção

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 21:08

ou quebra de 1,2350! ( e não 1,350!!)...
Fenix (ex-Desgraçado!!)

H&S

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 21:05

Não existe nenhum head e shoulder...Repare que falta o head....e depois existo o padrão do volume que é importante!...

Mas para já temos:

- um falso break out da resistência descendente..
- E temos um V reversal no topo se ver horário de 4h

Mas temos que esperar: ou quebra 1,24 e 1,243
ou 1,350...

Na minha contagem sul na segunda-feira....
e depois norte!!!( não sei qdo...)
Fenix (ex-Desgraçado!!)

Eur/Usd

por Guzziman » 5/3/2004 20:47

Cross EUR/USD

Parece que o caminho é para Norte.

200 pips não chegaram, e após uma tentativa de atingir os 1.2350 (suporte), poderá dormir por aqui.

Mas... the only way is up!

Dá a ideia de ter feito um H&S perfeito.

Seguidamente pode vir até ao pescocinho do menino, se assim for, há ali uma zona de resistência a 1.247* para atingir em topo os 1.25.

Do gráfico leio isso, se o caminho for para Norte.

Os stops ficam abaixo do mínimo 1.2357, em 1.2349 e 1.2341 para o restante.

Profits, a 1.2459 e 1.2498.

E venha 2ª feira... o dia do tudo ou nada.
Anexos
2.PNG
2.PNG (65.39 KiB) Visualizado 1587 vezes
4.PNG
4.PNG (64.38 KiB) Visualizado 1587 vezes
8.PNG
8.PNG (65.12 KiB) Visualizado 1588 vezes
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

Gráfico

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 19:01

eom
Anexos
Imagem_Forum.jpg
Imagem_Forum.jpg (49.88 KiB) Visualizado 1624 vezes
Fenix (ex-Desgraçado!!)

Gráfico

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 18:57

eom
Anexos
Imagem_Forum.jpg
Imagem_Forum.jpg (49.88 KiB) Visualizado 1631 vezes
Fenix (ex-Desgraçado!!)

GPBUSD...mantêm a sua dowtrend intacta

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 18:49

sem falsos breakouts....
Fenix (ex-Desgraçado!!)

por semprefrio » 5/3/2004 18:33

Flying Turtle Escreveu:
Em situação de indefinição como a actual, eu nunca deixaria uma posição aberta no FOREX durante o fim de semana, preferiria correr o risco de ter de cobrir os custos adicionais de fechar na sexta e reabrir a posição na segunda feira...

Um abraço
FT

Certo FT.
A finha forma de estar no mercado é, em quaisquer circunstâncias, procurar não reagir a quente. Por outras palavras, gosto de aguardar por confirmação dos movimentos fechando e/ou abrindo posições faseadamente. Fechei 50% da minha posição e tenho as potenciais perdas controladas, isto é, estou numa posição que posso aguentar material e psicologicamente.
A sua posição será, possivelmente, a mais correcta. Simplesmente eu actuo de forma diferente. Nada mais.
________
DJO,
os tais investimentos chineses. Já tem conhecimento dos "buracos negros"?

Um abraço a todos,

Registado: 31/12/2003 21:12

A mensagem anterior é minha (eom)!!

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 18:12

eom
Fenix (ex-Desgraçado!!)

por Visitante » 5/3/2004 18:11

BOND YIELDS PLUNGE TO EIGHT-MONTH LOW... This morning's weak February job report was a shocker. The number of new jobs came in at 21K versus expectations for 125K new jobs. As a result of that very weak report, the price on the 10-year T-note soared 50/32 and its yield plunged to the lowest level since last June. The dramatic plunge in bond yields is seen in Chart 1. That drop in yields carries important implications for several markets. First, it's good for interest-rate sensitive stocks. It supports recent moves to new highs in financials, homebuilders, utilities, and REITs. Plunging rates, however, are pushing the dollar sharply lower today. That's causing buying in gold and energy shares. Gold jumped $6 this morning to $399 and crude oil rose 60 cents to a new high for the year. Stocks are trying to recover from an early morning selloff led by technology stocks and the Semiconductor (SOX) Index in particular. At one point this morning, the S&P 500 touched a new intra-day high for the year before weakening again. Today's closing prices will tell us a lot about the resiliency of the stock market, and whether upside momentum experienced earlier in the week can be maintained.

John Murphy (www.murphymorris.com)

Cenário de aumento da taxa de juro...parece afastado....
Visitante

por MozHawk » 5/3/2004 17:52

Dj,

Por me parecer uma reacção algo exagerada abri curtos na zona dos 1.2410. Vamos ver...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por djovarius » 5/3/2004 17:48

Cochim, olha que não !!
O BOJ está só na compra directa de USD/JPY, enquanto, o EUR/USD subia naturalmente e isso puxou também o EUR/JPY !!

Esse tipo de movimento é típico de sexta-feira depois de grandes movimentos.
Alguns grandes que especulam no curto prazo devem ter largado os longos (o dia está feito) que detêm desde 1.22 ou abaixo.
Enquanto isso, alguém aproveita para entrar longo a valores mais baixos....

O BOJ deve tentar colocar o USD/JPY acima de 112, este mês, independentemente do resto. O EUR/JPY deve ficar entre 136 e 140, algo que agrada ao BOJ, porque é próximo aos máximos dos últimos 12 meses.

Moz,

É uma possibilidade, mas este mercado não está para grandes convicções ou conclusões. Denasiado instável.

Um abraço (lunch time)

dj

USDEUR- Contagem de ondas

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 17:44

Se a contagem estiver certa....
temos uma bull trap que é característico da onda 4...

Um falso break-out é o sinal para uma nova entrada a curto.....
(da resistência descendente de 12 9030......) e da pretenso suporte a 12350....

Esta contagem prevê esse falsos break-outs....
Fenix (ex-Desgraçado!!)

por Cochim » 5/3/2004 17:38

Boa tarde Amigos,

Hoje parece-me que o grande handicap, do cross EUR/USD não ter já feito 1.2450, é o BOJ, vai fazendo ataques cada vez que o EUR esta acima dos 1.24, ainda agora foram 50 pips de rajada, mandando o EUR a 1,2370

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por MozHawk » 5/3/2004 17:19

Não é por nada, mas não terá sido criado um fundo arredondado no gráfico horário do cross quebrado em alta há 2 horas atrás? LOL

Um abraço,

MozHawk

PS-Excelente esta ferramenta que publicitaram aqui ;)
Anexos
eurusd.JPG
eurusd.JPG (88.83 KiB) Visualizado 1728 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por djovarius » 5/3/2004 16:58

É evidente que sim !!
O sinal de compra poderá vir acima de 1.25 / 1.2550 e seguramente 1.26 !!

Repito o que disse antes: os curtos têm de colocar o par abaixo de 1.2330 até segunda-feira, no máximo, fechando esse dia abaixo desse valor. Só assim poderão tomar conta dos eventos outra vez.

Mas atenção, vejam lá o que aconteceu ao Yield das notas do Tesouro dos EUA/10 anos...

Parece que isso pode indicar bem o futuro curto do dólar, independentemente das movimentações actuais. Como já disse um dia, há interesse comprador abaixo de 1.22 - como, aliás, deve ter acontecido bastante esta semana.
Bom, a amplitude de hoje do par passou 250 pips !!
Segue a festa !!

Um abraço

djovarius

por Flying Turtle » 5/3/2004 16:53

semprefrio Escreveu:Vou diminuir a minha exposição em curtos, mas não fechar.

É hora de aguardar com serenidade os desenvolvimentos de hoje e próxima segunda feira.

Em situação de indefinição como a actual, eu nunca deixaria uma posição aberta no FOREX durante o fim de semana, preferiria correr o risco de ter de cobrir os custos adicionais de fechar na sexta e reabrir a posição na segunda feira...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por semprefrio » 5/3/2004 16:39

Partilho da opinião do DJO e do FT de que, apesar de tudo, as coisas ainda não estão completamente definidas.

Podemos estar a assistir a um falso rompimento da resistência. Repare-se que ainda não foi batido o máximo relativo da grande vela da passada 3ª feira.

Vou diminuir a minha exposição em curtos, mas não fechar.

É hora de aguardar com serenidade os desenvolvimentos de hoje e próxima segunda feira.

Registado: 31/12/2003 21:12

EURUSD-contagem de ondas

por Fenix (ex-Desgraçado!!) » 5/3/2004 16:29

Há dois cenários possíveis:

- A 5 onda está completa 1,29...e agora estamos numa correcção de Bull Market ABC. Neste caso estamos na C , e este movimento corresponde a onda 4 de C! Ou seja falta a onda 5 descendente..que podera bater ou não 1,2050!

-Estamos na onda 4 do Bull do Euro. Nesta hipótese estamos tb fo final do correcção de C ( onda4)...mas falta a onda 5 descendente....que não deverá ultrapassar 1,1950.....

Conclusão : O caminho é sempre a descer pelo menos a curto prazo..

Trading: curto com stop 1,2453

Máximo ojectivo da onda 4 :1,2447
Fenix (ex-Desgraçado!!)

por Flying Turtle » 5/3/2004 16:05

Apesar de ter sido rompida, no sentido estrito, a resistência apontada acima neste thread, é cedo para cantar vitória sobre os USD bulls: Um eventual fecho da semana nos valores actuais não desencadeará ainda, no meu sistema, nenhum sinal de compra :shock:

Será pois necessário deixar assentar a poeira para poder enxergar melhor...

Um abraço
FT
Anexos
eurusd 20040305 FT d.gif
EURUSD diário
eurusd 20040305 FT d.gif (26.54 KiB) Visualizado 1505 vezes
eurusd 20040305 FT s.gif
EURUSD semanal
eurusd 20040305 FT s.gif (26.36 KiB) Visualizado 1497 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por djovarius » 5/3/2004 15:00

Pois é... a surpresa negativa é a prova de que não devemos nunca entrar em ruídos !!

Pouco emprego, juros não subirão...

Isto não quer dizer que as subidas do dólar já acabaram. Pode ser que sim, mas isso vai decidir-se entre hoje e segunda-feira.

O EUR/USD está a reentrar no canal de consolidação.
Se romper 1.2350 e mais tarde 1.2370 - haverá pânico entre os dollar bulls. Estes, por agora, estão a defender o primeiro dos valores. Se o conseguirem, poderá haver um contra-ataque.

Bom, pelo menos haverá liquidez para Wally mais uns meses... :)

Um abraço

djovarius

por PLPINTO » 5/3/2004 14:59

21.000 contra 130.000!?!

Alguem é capaz de me explicar para que serve o ordenado dos analistas? Onde se foram basear para fazer previsões destas?

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 5/3/2004 14:05

Obrigado, Ulisses, tinha-me esquecido dessa info.

Aliás, pessoal, lembrem-se: dados de desemprego, inflação, PIB, produtividade são sempre nesse horário. Dados de produção, serviços ou confiança são sempre às 15 horas de Lisboa, excepto a Univ. Michigan que é 10 minutos antes.

A propósito, os dados da inflação ao produtor (PPI) que não sairam no mês passado devido à mudança de metodologia de cálculo... continuam por sair.
Diz-se que a "barracada" é propositada, porque o novo método, ao incluir mais dados de serviços mostra valores fortes de inflação que poderiam causar destabilização nos mercados.

Em relação à questão da Libra, como ela subiu mais do que o Euro face ao USD, é normal que o cross EUR/GBP tenha caído após valorizações anteriores.
Porém, agora verifica-se o inverso, razão pela qual o cross em causa vai subindo. Normal, porque caiu bastante em pouco tempo, digo bastante para os padrões do mesmo.

Quanto ao movimento, se é para cima ou para baixo, há muita confusão: eu não vou arriscar um trade antes de sairem, nem nos momentos logo a seguir.
O mercado não acaba hoje. A excepção será um movimento daqueles óbvios, causado por uma grande surpresa, boa ou má !!

E agora vou entrar em estágio :lol:

Um abraço

djovarius

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Gioes, Google [Bot], rtinto, varinho11 e 186 visitantes