Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 2 Março - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 2 Março - Empresas & Sectores

por TRSM » 2/3/2004 12:02

Factos Relevantes 2 Março - Empresas & Sectores

(PTCL:LIS) Os cinco concorrentes que tinham entregue candidaturas à compra dos 30% da Portucel que o Estado vai vender foram aceites. A Lecta ofereceu Eur1.55 por cada acção da Portucel; a Mondi ofereceu Eur1.50 por acção; a Cofina, a Semapa e a Domtar ofereceram um valor idêntico de Eur1.45 por acção.

(SON; PTCL:LIS) Em complemento ao comunicado de dia 28 Fevereiro, a Sonae informou que celebrou 3 acordos relativos à sua participação de 25% do capital da Portucel: um com a Anglo American Luxembourg, outro com a Domtar e um terceiro com a CGD e com o BES. Estes acordos conferem à Sonae uma opção de venda das suas acções da Portucel e à contraparte uma opção de compra das mesmas acções sujeitas a um conjunto de condições suspensivas. O valor atribuído às opções de compra e de venda confere, em todos os casos, um diferencial favorável à Sonae de 10 cêntimos por acção. Sob o ponto de vista da Sonae, este facto não deverá ter impacto, confirmando apenas as notícias veiculadas há alguns dias atrás pela imprensa. A Sonae garante que sai da Portucel a um preço mínimo de Eur1.55, que apesar de ser abaixo da nossa avaliação para a papeleira, é positivo para a Sonae, já que, para além de permitir a redução da sua dívida, aliena uma participação sobre a qual não tem poder estratégico. No cenário em que o Estado aliene os 30% da Portucel a um preço próximo do de mercado, poderá ainda haver um potencial de valorização para a Portucel, já que, caso haja uma OPA, esta deverá ser feita ao preço de saída da Sonae. No entanto, a realização de uma OPA pode limitar o potencial de valorização face ao nosso preço alvo de Eur1.9.

(EDP:LIS) A EDP apresenta resultados hoje, após o fecho do mercado. As nossas expectativas apontam para um crescimento das receitas operacionais do 4º trim. de 2003 de 5.8% (YoY) para Eur1.83Bn. O EBITDA (cash-flow operacional) deverá crescer 26.9% (YoY) para Eur481.9Mn; o resultado líquido deverá crescer de Eur68.0Mn no 4º trim. de 2002 para Eur107.7Mn. O intervalo de consenso aponta para um resultado líquido entre Eur342Mn e Eur377Mn, em 2003 vs nossa estimativa de Eur365.3Mn. A EDP tem uma recomendação de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur2.6 para o final do ano.

(IPR:LIS) A Impresa apresentou as audiências relativas a Fevereiro, que revelaram uma ligeira queda quando comparadas com o período homólogo do ano anterior e com o mês de Janeiro. Os jogos de futebol emitidos pela RTP e os ?Morangos com Açucar? da TVI terão sido alguns dos catalisadores desta queda. A perda de quota de mercado da SIC fez-se sentir essencialmente no horário nobre. A quota caiu de 34% em Janeiro para 33.4%, pior que as nossas estimativas. Mantemos a recomendação de Reduzir (Alto Risco), com preço alvo de Eur3.9 para o final do ano.

(EX:PAR) Segundo o jornal Les Echos a Vivendi já seleccionou as três propostas finais para a compra da sua participação de 55% na Monaco Telecom, sendo as escolhidas a Orange, a Cable&Wireless e a libanesa Investcom. Segundo o mesmo jornal, estas empresas terão oferecido cerca de Eur150Mn pela participação de controlo que terá custado Eur100Mn à Vivendi. A decisão final será tomada até ao final de Março.

(TNU:PAR) O comité de accionistas da Eurotunnel apelou, ontem, aos accionistas independentes para apoiarem a actual administração e o seu plano de salvação da empresa, na Assembleia Geral extraordinária de 7 de Abril.

(DBK:FRA) Segundo a imprensa, o HSBC, o segundo maior banco do mundo, não está interessado em adquirir o Deutsche Bank apesar de considerar que é a instituição financeira mais interessante na Alemanha. O sector financeiro alemão é bastante fragmentado e o peso do Estado faz-se ainda sentir com alguma relevância nos bancos municipais, o que o torna menos atractivo.

(VOW:FRA) A VW revelou que o seu plano de corte de custos tem como objectivo poupar cerca de Eur4Bn durante os próximos dois anos.

(DCX:FRA) O presidente da Chrysler revelou que o mercado norte-americano em Fevereiro esteve mais fraco do que era esperado. Segundo ele, o mês de Fevereiro em 2003 foi relativamente fraco, e não deverá ter recuperado este ano.

(PUM:FRA) A UBS reviu em alta o preço objectivo sobre a Puma de Eur155 para Eur180, mantendo a recomendação de neutral.

(ORCL:NAS) Segundo o Wall Street Journal, a Oracle está a estudar outras empresas como potenciais alvos de compra, no caso da proposta de compra lançada sobre a PeopleSoft não ser autorizada pelas autoridades judiciais norte-americanas. Entre as empresas que poderão ser escolhidas está a BEA Systems. Refira-se que segundo o jornal, a Oracle não é a única empresa de software que pretende a consolidação no sector, dado que a Siebel poderá estar interessada em adquirir a Hyperion, a Cognos ou a Business Objects.

(INTC:NYS, AMD:NYS) JP Morgan reviu em baixa a recomendação da Intel de Overweight para Neutral, devido a expectativas de abrandamento das vendas de PC?s portáteis. Este banco de investimento baixou também a recomendação da Advanced Micro Devices de Neutral para Underweight, na expectativa de que venha a baixar os seus preços. A Intel subiu 1.7% e a AMD perdeu 0.7%.

(KO:NYS) Segundo o Wall Street Journal, a Coca-Cola está a ser investigada por irregularidades contabilísticas, devendo ter sobreavaliado os seus resultados durante vários anos. Perdeu 0.7%.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gold Stock, Google [Bot], JUKIMSUNG, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 195 visitantes