Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC: Valerá a pena preocuparmo-nos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ptc

por Narciso » 1/3/2004 22:19

o mercado deverá a partir de amanha fazer corrigir a ptc , parece-me que por situações hist-tradicionais se poderá assistir a correções da ptc até 5ª feira, dia dos resultados, ter em conta 8,50.
Narciso

por nunofaustino » 1/3/2004 21:28

pata... o RSI é semanal...

jocas
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Pata-Hari » 1/3/2004 20:47

Oi Pedro :) . O meu rsi da ptc não está assim tão sobrecomprado... estaremos a olhar para valores diferentes...?
Anexos
rsi.png
rsi.png (18.38 KiB) Visualizado 395 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Flying Turtle » 1/3/2004 20:26

Peço desculpa, faltaram os gráficos... :oops:
Anexos
PTC 20040301 FT sem.gif
PTC semanal
PTC 20040301 FT sem.gif (28.8 KiB) Visualizado 438 vezes
PTC 20040301 FT men.gif
PTC mensal
PTC 20040301 FT men.gif (19.48 KiB) Visualizado 437 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

PTC: Valerá a pena preocuparmo-nos?

por Flying Turtle » 1/3/2004 20:24

Ao analisar um título, gosto de ver a "big picture", recorrendo para tal a gráficos em escalas temporais mais alargadas.

No caso da PT, e olhando para o gráfico semanal, ficam-me dúvidas quanto ao facto de o RSI estar, nos últimos tempos, em zona de sobrecompra ou próximo desta. Das duas últimas vezes que tal aconteceu as quedas foram abruptas e violentas. Do mesmo modo, nas duas últimas incursões em zona de sobrevenda levaram a subidas igualmente marcantes.

Mas recuando mais verificamos que, no passado, o título permaneceu por períodos razoavelmente dilatados com o RSI em sobrecompra sem que daí viesse mal ao mundo.

Claro que, em regimes tendenciais, é perfeitamente aceitável vermos o RSI em sobrecompra (ou sobrevenda) sem que tal leve à ocorrência de inversões de tendência (o que não quer dizer que não ocorram correcções, claro). Mas estamos aqui a falar de um gráfico semanal e aqui as coisas são um pouco diferentes...

Olhabndo agora para o gráfico mensal, vemos que, por um lado, o RSI não nos deixa tirar conclusões e, por outro, a actual tendência de subida se mantém consistentemente suportada por uma bem definida linha de procura ascendente. Acresce que o volume está a crescer nesta tendância altista.

Em ambos os gráficos podemos notar a importância da resistência situada na zona dos 11,25/11,30. Se e quando lá chegarmos, é de prever forte batalha!

Para já, portanto, não haverá talvez razões para grande preocupação com o facto de o RSI(14) semanal estar sobrecomprado. Eu, no entanto, ficaria atento a eventuais quebras da dilha de procura visível na actual tendência ascendente (e que para mim é a base de um longo canal no gráfico diário) e, caso tal viesse a acontecer, tomaria as minhas precauções.

Não possuo qualquer posição na PT nem em derivados respectivos.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Quem está ligado: