Para onda vai o PSI?
21 mensagens
|Página 1 de 1
PSI and the range divisions
Deixo aqui um gráfico mensal do PSI tendo marcado as divisões deste bear market.
Cada divisão trará resistência ao índice quando este se situa abaixo e trará suporte quando este se situa acima.
Este gráfico deverá ser o "mapa" para os próximos anos.
Mais um "presente" que WD GANN nos deixou
Um abraço
arnie
Cada divisão trará resistência ao índice quando este se situa abaixo e trará suporte quando este se situa acima.
Este gráfico deverá ser o "mapa" para os próximos anos.
Mais um "presente" que WD GANN nos deixou

Um abraço
arnie
- Anexos
-
- psi_monthly.gif (18.48 KiB) Visualizado 623 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Comentario a JAS
JAS não me parece mesmo nada que possamos fazer um paralelismo com 1996; Repara que em 1996 o crescimento economico estava bem acima já de 1%, parece -me isso sim que estamos mais parecidos com aquela arrancada de 1993 em que o PSI subiu num ano mais de 100 % e acima de tudo não se esqueçam que na América está tudo a andar a todo o Vapor e com o Dolar a cair pelo menos até ao fim do 1ª semestre só pode fazer ás bolsas Europeias; é que não te esqueças que os nossos amigos americanos que colocarem cá o dinheiro em acções tem logo á cabeça eventuais mais valias cambiais potenciais sem contar com valorizações dos titulos e o reverso tambem é verdade aqui os portugas nuestros hermanos e afins que investirem em activos em dolares têm logo á cabeça eventuais perdas cambiais potenciais; Last but not the least este ano é um ano de eventos e mais não digo ...
-
valves
Para onde vai
Claro que é possível. Claro que a imprensa de fim de semana que acabei de consultar, contribui para que alguns títulos como a Compta, a Reditus ou as Sonaes tendam para a queda no curto prazo. Quase todos os jornais referem como subidas estapafúrdias. Isto por si só quer dizer pouco, mas se os jornais começam a insistir nestes paleios... Refere o Ulisses no Indy que isso é um sintoma grave, porém a bolsa costuma andar na boca do povo quando o povo tem dinheiro para a bolsa e não me parece o tempo.
Tem todo o sentido a referência temporal Abril/Junho.
Tem todo o sentido a referência temporal Abril/Junho.
Ao colocar este tópico não me preocupei nada com a forma nem com os valores do último período Bull.
Apenas quiz contrariar algum pessimismo que por aqui andava.
Se apontei o mesmo valor que o PSI agora assumia foi apenas para mostrar que ainda faltaria muito tempo e muitas subidas para chegarmos ao topo.
Acho que nunca há 2 Bulls parecidos e tenho a convicção de que os ciclos se encurtarão temporalmente no futuro pelo que o topo ocorrer bastante antes de 2009.
Quanto a este Bull reparei numa particularidade interessante.
Teoricamente iniciou-se em 30 SET 02 (5106,52) mas seguiu-se outro mínimo muito similar (5218,66) em 25 FEV 03 que me parece mais realista para ser considerado como verdadeiro início deste Bull Market.
(estas indefinições no início parecem-me normais e são o que torna difícil a identificação mais imediata)
Encontramos uma grande semelhança com o que aconteceu no princípio de 1993 onde são bem visíveis 2 mínimos.
(não tenho gráficos anteriores e já não me lembro se esse Bull começou no ínício desse ano ou se já vinha de 92)
A repetir-se a cena, com identicos períodos temporais, iríamos ter uma violenta correcção entre Abril e Junho de 2004 e uma lateralização até Dezembro de 2005.
Curioso como os cepticos podem ter razão...
Mas gráficamente julgo que as semelhanças são mais evidentes se compararmos este Bull com o período iniciado no final de 95 o que nos situaria agora num ponto equivalente a DEZ96. É provavel que a barra de FEV04 venha a dar muito parecida com a de DEZ96.
Nesse caso venha a euforia pois tem toda a razão de ser...
JAS
Apenas quiz contrariar algum pessimismo que por aqui andava.
Se apontei o mesmo valor que o PSI agora assumia foi apenas para mostrar que ainda faltaria muito tempo e muitas subidas para chegarmos ao topo.
Acho que nunca há 2 Bulls parecidos e tenho a convicção de que os ciclos se encurtarão temporalmente no futuro pelo que o topo ocorrer bastante antes de 2009.
Quanto a este Bull reparei numa particularidade interessante.
Teoricamente iniciou-se em 30 SET 02 (5106,52) mas seguiu-se outro mínimo muito similar (5218,66) em 25 FEV 03 que me parece mais realista para ser considerado como verdadeiro início deste Bull Market.
(estas indefinições no início parecem-me normais e são o que torna difícil a identificação mais imediata)
Encontramos uma grande semelhança com o que aconteceu no princípio de 1993 onde são bem visíveis 2 mínimos.
(não tenho gráficos anteriores e já não me lembro se esse Bull começou no ínício desse ano ou se já vinha de 92)
A repetir-se a cena, com identicos períodos temporais, iríamos ter uma violenta correcção entre Abril e Junho de 2004 e uma lateralização até Dezembro de 2005.
Curioso como os cepticos podem ter razão...
Mas gráficamente julgo que as semelhanças são mais evidentes se compararmos este Bull com o período iniciado no final de 95 o que nos situaria agora num ponto equivalente a DEZ96. É provavel que a barra de FEV04 venha a dar muito parecida com a de DEZ96.
Nesse caso venha a euforia pois tem toda a razão de ser...
JAS
Como sou novo nestas andanças
Como sou novo nestas andanças, qual a melhor maneira de se estar no mercado mesmo que seja em bull ou seja ; tinha edp que despachei hoje , o ideal e entrar mais abaixo se possivel ,ou manter as mesmas com a correcçao , se esta vir a acontecer.
- Registado: 30/12/2003 13:05
Evolução do PSI 20
Boa tarde meus amigos sem querer ser profetico penso que o JAS tem toda a razão quando diz que ainda vamos quase no principio da subida, se repararmos que em 1993 o nosso PSI 20 estava nos 3000 pontos e que 4 anos depois no reverso do ciclo económico em 1998 estava nos 15 000 pts ou seja uma subida de ( 5x ) dá para medir bem a subida da "coisa" agora a boa noticia é esta ( raparem que em Outubro de 2002 o nosso PSI 20 atinjiu 5000 pts ou seja se o padrão de subida da nossa bolsa se mantive no ciclo de expansão económica que vem aí não me admiraria nada de lá para 2008 ver o nosso PSI 20 bem acima dos 20 000 pts; reparem que historicamente no mercado de capitais os minimos absolutos de um mesmo indice tendem a ser cada vez maiores bem como os máximos absolutos; e esta hem !!!
-
valves
Re: Não percebo Marco...
Surfer Escreveu:8500 – 4800= 3700 pontos (considerando Dezembro de 1996 a Agosto de 1997, igual a 8 meses)
14500 – 8500= 6000 pontos (considerando Dezembro de 1997 a Maio de 1998, igual a 5 meses)
15000 – 9500= 5000 pontos (considerando Outubro de 1999 a Março de 2000, igual a 6 meses)
Surfer, obviamente não podes medir as subidas de forma algébrica pois dessa forma elas não têm qualquer significado. Qualquer subida terá de ser medida em termos percentuais/relativos pois só esse tem significado...
Uma subida do PSI dos 2000 para os 4000pts (uma subida de 2000pts que representa um crescimento de 100%) é maior que uma subida dos 6000 para os 9000pts (uma subida de 3000pts que representa um crescimento de apenas 50%).
Uma subida de 1€ não é o mesmo se der na PAD (subir de 0.40€ para 1.40€) que uma subida de 1€ na PTM (subir dos 17€ para os 18€).
O gráfico que entretanto o Moz colocou permite avaliar correctamente a dimensão das diversas subidas e podemos concluir que a actual é das mais consistentes (menos euforica) da última década e que só agora começa a acelarar para um ritmo assinalável (um pouco como aconteceu na viragem de 96 para 97).
Surfer Escreveu:De que forma consideras que a 1ª subida que referiste é ligeiramente superior ás restantes,?! – Quer seja de forma logaritma ou linear não vejo como podes chegar a essa conclusão!
Fiz as contas, simplesmente, e verifiquei que era ligeiramente superior à segunda e claramente superior à terceira. Entretanto o gráfico que o Moz colocou permite visualizar e constatar isso mesmo...
- Anexos
-
- psi20-mmm.png (36.72 KiB) Visualizado 940 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não percebo Marco...
Pelas contas que tu fazes não entendi bem o teu raciocínio, ora vejamos de forma linear:
8500 – 4800= 3700 pontos (considerando Dezembro de 1996 a Agosto de 1997, igual a 8 meses)
14500 – 8500= 6000 pontos (considerando Dezembro de 1997 a Maio de 1998, igual a 5 meses)
15000 – 9500= 5000 pontos (considerando Outubro de 1999 a Março de 2000, igual a 6 meses)
De que forma consideras que a 1ª subida que referiste é ligeiramente superior ás restantes,?! – Quer seja de forma logaritma ou linear não vejo como podes chegar a essa conclusão!
«...Acrescento ainda que em qualquer um destes 3 períodos citados subíamos mais violentamente do que agora. Esta é a subida mais consistente (e menos euforica) de todas as que surgem no gráfico à excepção de 1996 (a altura em assim a olho tivemos um comportamento mais parecido com o actual)...»
Eu não disse o contrario, até porque não o poderia fazer agora pois ainda ninguém sabe aonde termina esta tendência ascendente desde meados dos 5000 pontos desde Julho de 2002 ou 5200 pontos desde Março de 2003 , sempre são 19 meses ou 11 meses (como queiram).
Embora segundo a minha análise eu gosto de considerar que o nosso mercado somente arrancou definitivamente apôs a quebra dos 6200 pontos, portanto desde Setembro de 2003.
«...Se fossemos fazer uma analogia tendo em conta o momentum do mercado estaríamos agora na viragem 96/97 (se bem que coloco sempre reservas a este tipo de comparações)...»
Aqui estou de acordo contigo, mas é visível que desde algumas semanas para cá a tendência acentuou-se relativamente aos últimos meses assim como o volume, é bullish, bastante bullish e como dizia no meu post acredito que poderemos a curto prazo ver o PSI a níveis mais altos face aos actuais. Logo sem conhecer o topo desta subida não faz sentido fazer qualquer analogia com o passado!
Abraço
8500 – 4800= 3700 pontos (considerando Dezembro de 1996 a Agosto de 1997, igual a 8 meses)
De que forma consideras que a 1ª subida que referiste é ligeiramente superior ás restantes,?! – Quer seja de forma logaritma ou linear não vejo como podes chegar a essa conclusão!
«...Acrescento ainda que em qualquer um destes 3 períodos citados subíamos mais violentamente do que agora. Esta é a subida mais consistente (e menos euforica) de todas as que surgem no gráfico à excepção de 1996 (a altura em assim a olho tivemos um comportamento mais parecido com o actual)...»
Eu não disse o contrario, até porque não o poderia fazer agora pois ainda ninguém sabe aonde termina esta tendência ascendente desde meados dos 5000 pontos desde Julho de 2002 ou 5200 pontos desde Março de 2003 , sempre são 19 meses ou 11 meses (como queiram).
Embora segundo a minha análise eu gosto de considerar que o nosso mercado somente arrancou definitivamente apôs a quebra dos 6200 pontos, portanto desde Setembro de 2003.
«...Se fossemos fazer uma analogia tendo em conta o momentum do mercado estaríamos agora na viragem 96/97 (se bem que coloco sempre reservas a este tipo de comparações)...»
Aqui estou de acordo contigo, mas é visível que desde algumas semanas para cá a tendência acentuou-se relativamente aos últimos meses assim como o volume, é bullish, bastante bullish e como dizia no meu post acredito que poderemos a curto prazo ver o PSI a níveis mais altos face aos actuais. Logo sem conhecer o topo desta subida não faz sentido fazer qualquer analogia com o passado!
Abraço
Surfer
Ups
postei e o paton Marco já tinha postado
.
No entanto,mantenho que a subida é muito parecida com a de 96/97 ( a meu ver
)
Cmpts

No entanto,mantenho que a subida é muito parecida com a de 96/97 ( a meu ver

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Sendo assim , o Marco bem tem razão.A subida é muito parecida com a de 96/97 e outro dado curioso é que vamos a meio
apontando para os 9500 lá para o 2º semestre de 2005 .
Cmpts

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
Estava aqui a tentar arranjar um gráfico (dado que não tenho o PSI no Metastock) mas o Moz já colocou um em escala logarítmica.
Aqui neste gráfico podemos ver que as subidas que levaram aos picos em torno dos 14 e 15.000 pontos não são tão grandes quanto parecem num gráfico em escala linear (principalmente a de 99/2000) e que as subidas de 96 e 97 são bem mais fortes do que aparentam naquele gráfico.
Até a subida de 93 é superior (para termos uma subida equivalente à de 93 teríamos de ir aos 9000pts nas próximas semanas) e realizado num mais curto espaço de tempo.
Aqui neste gráfico podemos ver que as subidas que levaram aos picos em torno dos 14 e 15.000 pontos não são tão grandes quanto parecem num gráfico em escala linear (principalmente a de 99/2000) e que as subidas de 96 e 97 são bem mais fortes do que aparentam naquele gráfico.
Até a subida de 93 é superior (para termos uma subida equivalente à de 93 teríamos de ir aos 9000pts nas próximas semanas) e realizado num mais curto espaço de tempo.
- Anexos
-
- psi20-mm.png (22.61 KiB) Visualizado 984 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mas não percebo como...
Como é que o PSI 20 está continuamente a subir desde o inicio do ano, quando os outros mercados fecham neutros ou ligeiramente negativos.
Sei que a teoria da conspiração já lá vais, mas a subida de alguns títulos, mesmo com notícias negativas parece ser uma coisa artificial
Exemplo disto é a PT que mesmo com resultados negativos no Brasil, e hoje com o nasdaq negativo, continua a subir com pujança.
Não haverá em alguns títulos a mão da "divina providência"?
Se calhar sou Eu que estou ver mal as coisas, mas mesmo assim agradeço quem quiser comentar.
Sei que a teoria da conspiração já lá vais, mas a subida de alguns títulos, mesmo com notícias negativas parece ser uma coisa artificial
Exemplo disto é a PT que mesmo com resultados negativos no Brasil, e hoje com o nasdaq negativo, continua a subir com pujança.
Não haverá em alguns títulos a mão da "divina providência"?
Se calhar sou Eu que estou ver mal as coisas, mas mesmo assim agradeço quem quiser comentar.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Re: Jas...
Surfer Escreveu:Errado, olha lá bem para o teu gráfico e verifica aonde e quando se dão as subidas loucas?!!...É no fim e não no inicio do bullmarket, dai ser este um dos motivos que divide muitos intervenientes nos mercados sobre se este será um bullmarket genuíno.
Isso não está totalmente correcto Surfer, embora o gráfico apresentado possa dar essa ilusão. Acontece que o gráfico está apresentado em escala linear e portanto existe ali uma distorção enorme no que se refere ao calibre das subidas.
Infelizmente não disponho dos valores do PSI na minha BD para colocar aqui um gráfico fiel, mas vou ver se o consigo e o coloca aqui entretanto.
De qq das formas, posso sempre referir que aquela subida dos 4.800pts para os 8.500pts é ligeiramente superior à subida dos 8.500 para os 14.500pts e mais superior ainda à de 99/2000 dos 9.500 para os 15.000pts.
Acrescento ainda que em qualquer um destes 3 períodos citados subíamos mais violentamente do que agora. Esta é a subida mais consistente (e menos euforica) de todas as que surgem no gráfico à excepção de 1996 (a altura em assim a olho tivemos um comportamento mais parecido com o actual).
Se fossemos fazer uma analogia tendo em conta o momentum do mercado estaríamos agora na viragem 96/97 (se bem que coloco sempre reservas a este tipo de comparações)...
Jas...
Eu pessoalmente não acho loucura estas subidas no PSI, encaro como natural tendo em conta o comportamento e performance histórica do nosso mercado, como se pode ver pelo gráfico.
É de conhecimento geral que o nosso pequeno mercado é relativamente lesto a reagir ás oscilações dos principais mercados internacionais e quando o faz independentemente do sentido ou do momentum fá-lo de forma bastante tendêncial. É assim nos mercados periféricos e de pequena dimensão, são quase sempre os últimos a reagir e quando o fazem, fazem-no de forma determinada com curtas consolidações. Só relativamente á poucas semanas começamos observar por cá maiores valorizações dos títulos, maior volume, fazendo com que agora em mais ocasiões o PSI valorize bem acima de 1% e com maior regularidade.
Desde de meados dos 6000 pontos que o nosso mercado não tem parado de subir e nota-se no gráfico que quando quebrou os 7200 (quando se aguardava por uma maior resistência) a tendência acelerou mais, penso que os 8000 pontos estão perfeitamente ao alcance. Acima dos 8000 pontos na minha opinião o PSI entra em “loucura” e nessa altura uma sessão em alta abaixo de 1% é considerado um dia “morno”.
«..Na realidade ainda só estamos no princípio do Bull Market e tudo isto é normal.
É no princípio que se dão as subidas loucas.
Que haja correcções pelo meio é normal...»
Errado, olha lá bem para o teu gráfico e verifica aonde e quando se dão as subidas loucas?!!...É no fim e não no inicio do bullmarket, dai ser este um dos motivos que divide muitos intervenientes nos mercados sobre se este será um bullmarket genuíno.
«...Ainda só vamos a 7500 pontos e o máximo histórico está nos 15.000.
Ainda falta muito não é?...»
Falta sim, mas a questão é se lá iremos tão cedo (1, 2, 5, 10, 20 anos?!), quem nos garante que os próximos ciclos económicos serão idênticos relativamente ás ultimas décadas?! Neste ponto a tendência aponta para que os próximos ciclos económicos sejam de duração mais curta. No entanto eu acredito que veremos muito provavelmente em breve o PSI abater ou acima dos 8000 pontos.
«...Para aqueles que já não se lembram de como foi o último Bull deixo aqui o gráfico do PSI para meditação...»
Ainda bem que o fizeste, mas julgo que deverias fazer uma analise bem mais atenta do gráfico porque as observações feitas por ti que eu agora mencionei não batem certo com o gráfico.
Abraço!
É de conhecimento geral que o nosso pequeno mercado é relativamente lesto a reagir ás oscilações dos principais mercados internacionais e quando o faz independentemente do sentido ou do momentum fá-lo de forma bastante tendêncial. É assim nos mercados periféricos e de pequena dimensão, são quase sempre os últimos a reagir e quando o fazem, fazem-no de forma determinada com curtas consolidações. Só relativamente á poucas semanas começamos observar por cá maiores valorizações dos títulos, maior volume, fazendo com que agora em mais ocasiões o PSI valorize bem acima de 1% e com maior regularidade.
Desde de meados dos 6000 pontos que o nosso mercado não tem parado de subir e nota-se no gráfico que quando quebrou os 7200 (quando se aguardava por uma maior resistência) a tendência acelerou mais, penso que os 8000 pontos estão perfeitamente ao alcance. Acima dos 8000 pontos na minha opinião o PSI entra em “loucura” e nessa altura uma sessão em alta abaixo de 1% é considerado um dia “morno”.
«..Na realidade ainda só estamos no princípio do Bull Market e tudo isto é normal.
Que haja correcções pelo meio é normal...»
Errado, olha lá bem para o teu gráfico e verifica aonde e quando se dão as subidas loucas?!!...É no fim e não no inicio do bullmarket, dai ser este um dos motivos que divide muitos intervenientes nos mercados sobre se este será um bullmarket genuíno.
«...Ainda só vamos a 7500 pontos e o máximo histórico está nos 15.000.
Ainda falta muito não é?...»
Falta sim, mas a questão é se lá iremos tão cedo (1, 2, 5, 10, 20 anos?!), quem nos garante que os próximos ciclos económicos serão idênticos relativamente ás ultimas décadas?! Neste ponto a tendência aponta para que os próximos ciclos económicos sejam de duração mais curta. No entanto eu acredito que veremos muito provavelmente em breve o PSI abater ou acima dos 8000 pontos.
«...Para aqueles que já não se lembram de como foi o último Bull deixo aqui o gráfico do PSI para meditação...»
Ainda bem que o fizeste, mas julgo que deverias fazer uma analise bem mais atenta do gráfico porque as observações feitas por ti que eu agora mencionei não batem certo com o gráfico.
Abraço!
Surfer
Re
Eu também não acredito muito em analogias de gráficos.
Onde eu pretendi chegar foi à analogia com o que as pessoas também diziam nessa época...
E com os receios que há sempre num mercado acabadinho de sair de um período Bear.
JAS
Onde eu pretendi chegar foi à analogia com o que as pessoas também diziam nessa época...
E com os receios que há sempre num mercado acabadinho de sair de um período Bear.
JAS
re
JAS.. é sempre muito "complicado" fazer analogias dessas, essencialmente porque (e apesar de o passado nos das indicações) cada caso é um caso.
Isso lembra-me as analogias que tentam fazer dos gráficos de vários mercados destas anos actuais com os anos 20/30 e com a bolsa japonesa pe.
Cump.
Isso lembra-me as analogias que tentam fazer dos gráficos de vários mercados destas anos actuais com os anos 20/30 e com a bolsa japonesa pe.
Cump.
-
Info.
Para onda vai o PSI?
Vejo que está muita gente a achar que esta subida do PSI é loucura...
(Eu hoje também acho...)
Na realidade ainda só estamos no princípio do Bull Market e tudo isto é normal.
Que haja correcções pelo meio é normal.
Ainda só vamos a 7500 pontos e o máximo histórico está nos 15.000.
Ainda falta muito não é?
Para aqueles que já não se lembram de como foi o último Bull deixo aqui o gráfico do PSI para meditação...
JAS
(Eu hoje também acho...)
Na realidade ainda só estamos no princípio do Bull Market e tudo isto é normal.
Que haja correcções pelo meio é normal.
Ainda só vamos a 7500 pontos e o máximo histórico está nos 15.000.
Ainda falta muito não é?
Para aqueles que já não se lembram de como foi o último Bull deixo aqui o gráfico do PSI para meditação...
JAS
- Anexos
-
- psi.png (13.16 KiB) Visualizado 1241 vezes
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: