Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Optimismo ou euforia?"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 20/2/2004 14:35

Foi para responder ao Moz...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Nem de propósito, o n/Primeiro Ministro

por Visitante » 20/2/2004 14:24

acabou de falar para o País a "gabar-se" das melhoras da n/economia.
Visitante

por MozHawk » 20/2/2004 13:54

O que me espanta a mim, é que ainda não vi ninguém - mesmo entre os economistas e gestores, entre outros, que por aqui passam - a argumentar com factos concretos, preto no branco, porque é que o pior já passou e estamos todos num novo ciclo económico de expansão e crescimento...

Um abraço e beijinhos RP.

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

JAS

por Razao_Pura » 20/2/2004 13:12

Oh pá que é que queres.... não é inspiração, é uma necessidade desesperada de férias!!!!!!!
Quando a pata vier de férias tenho que ir eu. Também sou filha de Deus. Até lá há que assegurar um mínimo de presença feminina aqui no caldeirão!

O que vale é que hoje é 6ª feira, haja esperança.
:P
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re

por JAS » 20/2/2004 12:52

Razão Pura Escreveu:Quem está dentro, há que surfar na crista desta onda. Quem estiver na praia tem que se limitar a esperar pela onda certa, se tiver coragem para entrar. Mas qualquer dia o mar vai estar tão bom e o calor vai ser tanto que toda a gente vai querer molhar pelo menos os pés!
Até lá vai dando para dar uma corzinha saudável, às carteiras!

Lindo remate final... Estavas inspirada.

JAS

Euforia ou optimismo

por Razao_Pura » 20/2/2004 11:33

Estas discussões já começam a ser regulares o que demonstra bem que os investidores se estão a deixar contagiar pelas subidas dos mercados, que por sinal já sobem há quase um ano.
Um ano, meus senhores.
A minha opinião é em tudo semelhante à do Ulisses e do Djvarius. Os mercados estão a recuperar porque as economias estão a recuperar. So what? O mercado português não tem dimensão, não se justifica que o PSI suba porque o país está de tanga? porque há desemprego? Apesar de termos um "piqueno" delay em relação aos mercados estrangeiros, como país da U.E. (zona euro) não podemos deixar de reflectir as tendências dos mercados de capitais europeus, que por sua vez estão estreitamente ligados ao americano. Sempre foi assim e há-de continuar a ser. Somos a sardinha num imenso mar de tubarões, baleias, polvos e peixes palhaços!
Eu já me convenci que o pior já passou, aliás é precisamente por se terem passado por uma série de provas de fogo e de se ter "sobrevivido" que os mercados estão a recuperar.
A subida do euro ajudou muito a este cenário e pelos vistos, mesmo com as correcções que se impõe e têm acontecido no cross, o euro aguenta-se a nível altos.
Há umas semanas vi um pequeno gráfico do Investimento em Portugal (fonte INE)na capa do Expresso Economia que claramente mostrava que o investimento estava a aumentar. Isto só pode ser sintoma de optimismo, de retoma.
Mas não acho que seja euforia. Quem viveu o Bull de 98 a 2000 sabe o que é euforia. Com as privatizações entrou muita gente na bolsa que investiu o que tinha e o que não tinha em papeis porque a Bolsa dava muito dinheiro todos os dias. Essa é que era a verdade. A especulação era uma realidade e estava no auge. E havia a bolha tecnológica. Essa que entretanto encolheu para uma pequena borbulha.

Quem está dentro, há que surfar na crista desta onda. Quem estiver na praia tem que se limitar a esperar pela onda certa, se tiver coragem para entrar. Mas qualquer dia o mar vai estar tão bom e o calor vai ser tanto que toda a gente vai querer molhar pelo menos os pés! :lol:
Até lá vai dando para dar uma corzinha saudável, às carteiras!
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por silva_39 » 20/2/2004 11:32

Parabens Ulisses, um excelente artigo!!
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

Que mais haverá a dizer ?

por Emanuel Santos » 20/2/2004 11:25

JAS: "A inversão dá-se quando os tubarões saiem e os patos ficam"

Impossível exprimir melhor as coisas! :mrgreen:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Ulisses Pereira » 20/2/2004 3:17

Exactamente, Jas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 20/2/2004 3:15

Ulisses Escreveu:E quem restava para comprar acções e impulsionar o mercado para cima, quando quase todos já as tinham comprado? Quase ninguém. Por isso, ao contrário do que a esmagadora maioria dos investidores esperava, o mercado começou a cair abruptamente para desespero de milhões de investidores.

Estou plenamente de acordo com o teu artigo mas tens aqui uma pequena incorrecção...

Quando "quase todos tinham comprado" implica que haja "alguém" que tenha vendido.
Esse "alguém" estará necessáriamente de fora.
Portanto o mercado não cai porque já não haja quem esteja de fora!
O mercado cai porque esse "alguém" opta por não voltar a entrar.

Resumindo, o mercado não inverte por não haver ninguém de fora mas sim porque esse "alguém" opta por não voltar a comprar.

O fenómeno da "opinião contrária" dá-se porque os grandes institucionais, que são poucos, estão de saída enquanto que os pequenos investidores, que são muitos, estão a entrar.
Daí falar-se em "maioria", que se refere a número de investidores, apesar de em termos monetários existir uma necessária igualdade.

Traduzindo no vulgar calão bolsista "A inversão dá-se quando os tubarões saiem e os patos ficam".

JAS

por zé povinho » 20/2/2004 0:45

Ulisses

é sempre bom ver que alguém ainda é capaz de manter a cabeça fria.

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 20/2/2004 0:41

Emanuel,

Quando escrevi "a meio do bull market" não foi com nenhum sentido rigoroso do termo, ou seja, não estava a pensar se estávamos exactamente a meio da subida.

Talvez "meados" fosse mais rigoroso que " a meio". O que eu quis dizer foi que estamos numa fase intermédia. A fase inicial já lá vai, mas a última ainda não chegou. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Amigo Ulisses...

por pergas » 19/2/2004 23:24

...fiquei sem palavras! Nada a acrescentar! Nem a retirar! Obrigado por premiares o pessoal com mais um brilhante artigo! Concordo contigo...e até acho que o mercado não parará assim tão facilmente as subidas, como se espera! O que interessa é mesmo estar do lado dele...já que ele é REI!

Grande abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

Caro Ulisses

por homemdoswarrants » 19/2/2004 23:04

Concordo em pleno com o seu topico, o qual qualifico de excelente.
Em minha opniao pessoal haverao de vir tempos de euforia , como os de antigamente, contudo salas de bolsa a pinha?
Onde estao elas?
Cada vez os investidores se sentem mais desamparados a novel de comunhao social e felizmente existe um site com grande qualidade , ( nao vou dizer qual é) onde os investidores podemos estar agora a ler os comentarios uns dos outros.
Penso ainda assim que a frieza da net , nao permite a contaminaçao euforica , tal como numa sala de bolsa.
Digam lá o que quiserem , mas é diferente.

Um grande Abraço
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por MozHawk » 19/2/2004 22:43

Já agora, cortas o cabelo quantas vezes por ano? LOL

Se é o bull é o bull, nada há a dizer se as evidências estão lá numa perspectiva de AT. Contudo, continuo a achar que num país onde o desemprego continua a aumentar, onde o investimento público "desapareceu", onde o crescimento económico é o que é (já agora qual o efeito previsível do Euro2004 no PIB?) tudo isto me deixa de pé atrás. Mas isto sou eu...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Artista

por Emanuel Santos » 19/2/2004 22:43

Perfeitamente de acordo; será que nos crash's de 97 e 98 o ppl tinha a consciencia de estar ainda em pleno bullmarket? :mrgreen:
Emanuel Santos

por artista_ » 19/2/2004 22:28

Concordo plenamente com o artigo!!

Apenas um comentário sobre a teoria de opinião contrária: é fácil de verificar algum tempo depois que os sinais estavam lá, quer seja de euforia ou pessimismo desmedido, e que a inversão estaria eminente e justificada. De qualquer forma no momento é difícil prever quando os mercados irão inverter pois podemos pensar que já estamos num período de euforia em demasia e os mercados continuarem a subir (ou ao contrário)...

Já o disse antes, os mercados subiram e deverão contunuar a subir nos próximos anos (com correcções pelo meio claro) porque os resultados das empresas só podem subir com a recuperação económica, e valorizações atraem investidores... até já não haver mais investidores para atrair (é nessa altura que a empregada do Ulisses acabou de comprar outra vez :lol: :lol: :lol: )

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

por @ento » 19/2/2004 22:18

Para Ulisses o meu aplauso. A isto se pode chamar um artigo com cabeça tronco e membros.

Bravo Ulisses

Abraço e bons investim€ntos
@ento
@ento

E sempre um prazer...

por Emanuel Santos » 19/2/2004 21:58

... ler os teus artigos, concorde ou não com o seu conteúdo e este, acho que surgiu num ponto crucial para os mercados (a meu ver). Confesso que a tua constante serenidade chega mesmo a ser um bálsamo para o forum, nestes momentos em que alguns espíritos inquietos começam a dar sinais de excessiva exaltação.

Houve no entanto um ponto que focaste e que penso não ter atingido o seu real significado: quando falavas em ter atingido metade do bull, referias-te, espero, ao sentimento de mercado, ao grau de optimismo e não em termos de valor, certo?
Emanuel Santos

por Vic » 19/2/2004 21:34

Obrigado Ulisses

Já vou dormir melhor esta noite :wink: :wink: :wink:

Registado: 5/11/2002 1:17

por djovarius » 19/2/2004 21:26

Mais uma vez, Ulisses, em grande forma !!
As Bolsas da Euronext andaram em 2003 a valorizar "apenas" 20%.
Chegou a vez delas, bem como a Inglesa, de beneficiarem dos capitais internacionais que chegam via transformação de dólares em Euros e libras.
Como esses capitais não vislumbram muito mais potencial na renda fixa e como a percepção de risco é baixa, apostam nas acções.

Se o DAX conseguiu subir tanto, porque não Bolsas de outros países do mesmo bloco económico ?
E se houve uma tentação de pegar em papéis tipo bolha insuflado, porque não aqueles que representam uma perspectiva equilibrada de valor e crescimento?

Eis a receita para um bom rally neste semestre. Depois se verá...

Euforia??
Não estou aí para ver, mas euforia foi aqui quando a bovespa passou de 8.000 para 22.000 pontos !!
Senhoras em salões de chá com um laptop a negociar!
Pessoal na praia a entrar na Internet para comprar...
Grandes almoçaradas e uisque na Avenida Paulista... etc...etc...

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por JAOR » 19/2/2004 21:02

Mais um excelente artigo, Ulisses .

Os meus sinceros parabéns .

Já agora, o teu barbeiro sabe falar :mrgreen: ??

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Novo artigo: "Optimismo ou euforia?"

por Ulisses Pereira » 19/2/2004 20:55

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Optimismo ou euforia?".

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nightrader, Shimazaki_2 e 158 visitantes