Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por maj.lraep » 29/8/2014 12:44

Polahvski Escreveu:Ao maj.iraep, não me parece que Carlos Costa, Helena garrido, CMVM sejam o meu barbeiro, o meu taxista nem o meu vizinho do lado.
Ao Ulisses, não acho que o setas tenha dito nada de ofensivo, onde está o problema das palavras dele? Parece me isso sim, que as tuas palavras estão um bocado...ásperas!!!


Reafirmo tudo o que disse: Quem investe numa ação de um banco (que há quantos trimestres/semestres/anos dava prejuízo? que quantos aumentos de capital já fez? Há quanto tempo já se falava de situações pouco claras? desde 2013?) com base num "estejam descansados" habilita-se a perder todo o dinheiro. Ainda bem que assim é, porque não teríamos economia de mercado se assim não fosse.

E peço desculpa por estar a dizer isto. Eu também já perdi dinheiro atenção. Mas sabes quem é que é o responsável? Eu mesmo.
 
Mensagens: 22
Registado: 25/8/2014 20:43

Re: BES - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/8/2014 12:05

Volto a repetir: No Caldeirão ninguém chama mentiroso a ninguém sem justificar porquê. Por uma questão ética e por uma questão legal.

Onde é que a Helena Garrido mentiu neste processo?

No dia em que deixarmos de poder dar as nossas opiniões pois arriscamo-nos a que nos chamem mentirosos, desaparece o Caldeirão de Bolsa.

É tão fácil dizer mal. Mas tão fácil.

No Caldeirão há limites. Embora alguns discordem. Há 10 anos que discordam. E é por isso que há 10 anos, o Caldeirão é o maior fórum de Bolsa da Internet. Porque há regras e aqui não vale tudo como em tantos sítios da Internet.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BES - Tópico Geral

por moreira65 » 29/8/2014 12:00

setas1 Escreveu:http://www.sabado.pt/Opiniao/Helena-Garrido/helena-capitalismo-para-otarios.aspx

Em relação a esta senhora a Helena Garrido pode-se juntar aos restantes .Ao governador do banco de Portugal , á CMVM e aos restantes políticos que enganaram os accionistas tanto do BES como da PT.
Ela como directora de uma jornal de economia não pode dar noticias como deu em relação á fusão da PT .
Não tinha informação para dizer que a fusão ia ser assim ou assado que as acções iam ficar cotada em Lisboa e no Brasil etc etc.
Se não sabia o que se passava então agiu como o carlos costa que pelos vistos também diz que não sabia enganando os pequenos investidores.
Portanto não pode criticar os outros e fazer o mesmo.
Ela como directora do jornal tem a responsabilidade das noticias que saem .
Imaginem quem comprou títulos da pt a 4 euros e depois leu as noticias que essa senhora deu ?Ficou descansado.
Depois veio a saber-se da divida da Rio forte etc etc o Bes etc etc .
Então a Senhora é igual aos outros fala sem saber do que fala ou então tenta vender noticias ao sabor do vento enganando os outros

Está no mesmo rol de mentirosos , ou mal informados que depois mentem para salvar a pele
Basta ler as noticias do jornal em relação á fusão da PT no principio do ano ...


Nunca mais fiz comentários desde um dia, que me pediram argumentos para justificar a minha ideia! mas continuei todos os dias a ler comentários sem esses argumentos e não vi ninguém a dizer que não os podia fazer!!!
mas hoje não podia deixar passar este, pois saltaram logo em cima dos setas, talvez ele tambem não tenha os argumentos necessários para fazer este comentário, mas pergunto e esses governantes, jornalistas, banqueiros e tantos outros que argumentos tiveram para afirmarem tudo o que disseram?
 
Mensagens: 22
Registado: 9/2/2009 20:13
Localização: 5

Re: BES - Tópico Geral

por cadilhaman » 29/8/2014 11:20

"tenham sido assim tao maus em dar 2 dias para sair, só nao vendeu quem nao quis vender, logo assumiu o risco, estava a faze-lo de forma consciente, talvez .... mas assumiu, ou pensavam que compravam acções de um banco aquele preço e nao havia possibilidade de perda após aqueles resultados...."

Estás a partir do pressuposto que apenas se ficaram a conhecer os resultados no dia em que foram apresentados, julgo que é necessário fazer uma distinção entre apresentação e conhecimento de resultados, como é evidente o BdP já tinha conhecimento dos resultados antes da apresentação destes ao público, ou foi no dia da apresentação que alguém abriu uma folha de Excel e começou a fazer as contas para que os resultados fossem divulgados?

O BdP se queria apenas tranquilizar os depositantes do BES nas suas intervenções anteriores à divulgação dos resultados, não deveria de se ter pronunciado de forma tão genérica quando aludiu à almofada financeira que cobria qualquer surpresa que eventualmente surgisse, deveria de ter marcado claramente essa distinção.

Quero com isto dizer que a situação e a solução já eram seguramente conhecidas pelo regulador que mesmo assim ia transmitindo informações contrárias publicamente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 9/4/2013 20:54

Re: BES - Tópico Geral

por Pedro André » 29/8/2014 10:45

andre.vez Escreveu:Bom dia,

Continuo achar que este tipo de comentários e revolta não leva a lado nenhum.
Isto é como andar a procura de um culpado para o NOSSO erro, e para justificar um mau investimento NOSSO.
Não adianta andar a culpar as pessoas pelas declarações que fizeram. Nunca podíamos estar a espera que viessem dizer que o banco estava mau e ia falir.....
Quanto a chamar as pessoas de "mentirosas" é ultrapassar os limites, pois eu imagino que ninguém sabe realmente se isso aconteceu.


Bom dia,

Eu acho o contrário, as pessoas não deviam ter dito o que disseram. Mentiram e não o deviam ter feito. A quem devemos então confiar?

Estiveram muito mal.
 
Mensagens: 61
Registado: 1/2/2013 1:52

Re: BES - Tópico Geral

por Andre vez » 29/8/2014 9:06

Bom dia,

Continuo achar que este tipo de comentários e revolta não leva a lado nenhum.
Isto é como andar a procura de um culpado para o NOSSO erro, e para justificar um mau investimento NOSSO.
Não adianta andar a culpar as pessoas pelas declarações que fizeram. Nunca podíamos estar a espera que viessem dizer que o banco estava mau e ia falir.....
Quanto a chamar as pessoas de "mentirosas" é ultrapassar os limites, pois eu imagino que ninguém sabe realmente se isso aconteceu.
Abraço
André
 
Mensagens: 329
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/8/2014 3:24

Polahvski Escreveu:Oh artista agora é que acabaste comigo!!! Ainda me estás a dar mais razão, mais um motivo para estarem calados. E atenção, eu perdi 10% do meu capital (é facilmente recuperável, mas há Malta que perdeu muito). Quanto ao valor do banco, acho que já cá andas a tempo suficiente para saberes que as pastilhas eram a 5 cêntimos e as ações do Bcp andavam nos 6.2, com um valor bolsistas ridículo na altura.
Voltando à fiducia, quer isso dizer tipo casa (no casamento também existe uma relação de fiducia ) com uma mulher, que o padre lá da aldeia te garantiu que ela se postava bem, ela garantiu (evidentemente, senão não havia fiducia) que se portava bem. O casório deu torto e culpa é tua porque no casamento há sempre risco é tal...
Não enfio esse barrete artista. Esse não enfio!!!
Cumprimentos e obrigado pelas tuas análises aos números das empresas

foi verdade que o bcp, andou na corda bamba mesmo :P
mas houve 2 diferenças, conseguiu fazer um AC privado que diria mesmo sendo pequeno foi chave para o manter privado
2- na europa ainda nao tinhamos assistido a chipre, o clima nao era tao cerrado
3-no bcp nunca houve um clima de panico como no bes que inviabilizasse a soluçao privada
4- o bcp tinha um acionista que se mexe bem nos corredores do poder, nao vou dizer o nome toda a gente sabe.....
5- o investimento em divida senior subordinada e acções comportaNiveis crescentes de risco, a banca tem uma contabilidade especial, e riscos especiais, uma soni está toda lixada , revaloriza uns terrenos e está a andar... um banco nao pode ficar no limiar da falencia, como uma soni, tem que ser intervencionado...., muita gente vai aos ac compra e nao sabe isso é um facto, arrisca-se...., diras os resultados nao refletiam a verdeira situação do bes , pois nao mas só até quarta a noite, apartir dai ficou tudo a mostra, eu ja soube de quem as comprasse na sexta,.... há malta pa tudo....as consequencias aparecem depois...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BES - Tópico Geral

por Polahvski » 29/8/2014 3:07

Oh artista agora é que acabaste comigo!!! Ainda me estás a dar mais razão, mais um motivo para estarem calados. E atenção, eu perdi 10% do meu capital (é facilmente recuperável, mas há Malta que perdeu muito). Quanto ao valor do banco, acho que já cá andas a tempo suficiente para saberes que as pastilhas eram a 5 cêntimos e as ações do Bcp andavam nos 6.2, com um valor bolsistas ridículo na altura.
Voltando à fiducia, quer isso dizer tipo casa (no casamento também existe uma relação de fiducia ) com uma mulher, que o padre lá da aldeia te garantiu que ela se postava bem, ela garantiu (evidentemente, senão não havia fiducia) que se portava bem. O casório deu torto e culpa é tua porque no casamento há sempre risco é tal...
Não enfio esse barrete artista. Esse não enfio!!!
Cumprimentos e obrigado pelas tuas análises aos números das empresas
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/8/2014 2:41

Polahvski Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Se eu te chamar mentiroso, como reages tu?

As pessoas habituam-se, na net, a dizer tudo o que lhes apetece. Há limites. Pelo menos no Caldeirão há. Sobretudo, quando se chama de mentiroso a alguém (seja ele quem for) sem explicitar correctamente onde está a mentira.

Volto a repetir, se eu te disser que és um mentiroso, não vais gostar. Nem sequer nós no Caldeirão admitiriamos isso.

Abraço,
Ulisses


ULISSES, se por exemplo um agente regulador do que quer que seja me diz que posso estar descansado então estarei. Se não sabe o que está a dizer, cale se. Se sabe, das duas uma, ou posso efectivamente estar descansado e o agente efectivamente regula ou volto aqui a referir, esta equipa de reguladores, inspetores, auditores...enfim doutores, fizeram me lembrar a tripulação do Titanic.
"calma pessoal, isto não era um icebergue, era só um cubo de gelo. E vocês não vão morrer afogados podem estar descansados"
Solenemente fingiram até ao final que estava tudo controlado e depois foi o que se sabe.
Quem tem acesso ao quinto poder deve ter consciência do que está a escrever, se não tem vão escrever literatura juvenil.
Portanto, deixo a questão, poderia o setas ter dito
" A CMVM, vossa excelência dr Carlos Costa e a doutora Helena garrido proferiram um discurso que se relevou falacioso no conteúdo e inoportuno no que respeita ao timing"? Assim estaria melhor?
Mas se fosse alguém do povo, diria se simplesmente mentiu!!!Qual é o stress?
ULISSES, pior que tu me chamares mentiroso é a minha filha de anos que quando eu falto ao que prometo me diz que eu não disse a verdade (efectivamente não me chama mentiroso), mas se chamasses nem eu estava aqui para educar ninguém, nem nós estamos aqui a falar de uma relação familiar onde eu faltei à minha palavra porque garanti à criança que a minha mulher lhe ia trazer o chupa chupa.
Agora, compreendo a tua posição. Mas em consciência não podia deixar de concordar com o setas.
Para mim o assunto está encerrado.
Abraço.

há tambem outra coisa que as pessoas ainda nao perceberam, o sistema bancario, baseia-se na ficducia, logo ninguem vai gritar o banco ta falido... assim o investimento em acções pressupõe, risco e eu nem acho que os reguladores sendo maus em tudo o resto, tenham sido assim tao maus em dar 2 dias para sair, só nao vendeu quem nao quis vender, logo assumiu o risco, estava a faze-lo de forma consciente, talvez .... mas assumiu, ou pensavam que compravam acções de um banco aquele preço e nao havia possibilidade de perda após aqueles resultados.... :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BES - Tópico Geral

por Polahvski » 29/8/2014 2:26

Ulisses Pereira Escreveu:Se eu te chamar mentiroso, como reages tu?

As pessoas habituam-se, na net, a dizer tudo o que lhes apetece. Há limites. Pelo menos no Caldeirão há. Sobretudo, quando se chama de mentiroso a alguém (seja ele quem for) sem explicitar correctamente onde está a mentira.

Volto a repetir, se eu te disser que és um mentiroso, não vais gostar. Nem sequer nós no Caldeirão admitiriamos isso.

Abraço,
Ulisses


ULISSES, se por exemplo um agente regulador do que quer que seja me diz que posso estar descansado então estarei. Se não sabe o que está a dizer, cale se. Se sabe, das duas uma, ou posso efectivamente estar descansado e o agente efectivamente regula ou volto aqui a referir, esta equipa de reguladores, inspetores, auditores...enfim doutores, fizeram me lembrar a tripulação do Titanic.
"calma pessoal, isto não era um icebergue, era só um cubo de gelo. E vocês não vão morrer afogados podem estar descansados"
Solenemente fingiram até ao final que estava tudo controlado e depois foi o que se sabe.
Quem tem acesso ao quinto poder deve ter consciência do que está a escrever, se não tem vão escrever literatura juvenil.
Portanto, deixo a questão, poderia o setas ter dito
" A CMVM, vossa excelência dr Carlos Costa e a doutora Helena garrido proferiram um discurso que se relevou falacioso no conteúdo e inoportuno no que respeita ao timing"? Assim estaria melhor?
Mas se fosse alguém do povo, diria se simplesmente mentiu!!!Qual é o stress?
ULISSES, pior que tu me chamares mentiroso é a minha filha de anos que quando eu falto ao que prometo me diz que eu não disse a verdade (efectivamente não me chama mentiroso), mas se chamasses nem eu estava aqui para educar ninguém, nem nós estamos aqui a falar de uma relação familiar onde eu faltei à minha palavra porque garanti à criança que a minha mulher lhe ia trazer o chupa chupa.
Agora, compreendo a tua posição. Mas em consciência não podia deixar de concordar com o setas.
Para mim o assunto está encerrado.
Abraço.
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/8/2014 0:46

O artigo da H.G. diz a verdade , dai nao vejo atacabilidade, já quanto ao papel dela podem ataca-la em certa medida e aos jornais em geral, mas as pessoas devem ler TUDO DE MODO CRITICO.... , quando vem lá o que querem ouvir nem questionam,dito isto percebo alguma critica, mas nao tanto alarido... :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BES - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/8/2014 0:13

Se eu te chamar mentiroso, como reages tu?

As pessoas habituam-se, na net, a dizer tudo o que lhes apetece. Há limites. Pelo menos no Caldeirão há. Sobretudo, quando se chama de mentiroso a alguém (seja ele quem for) sem explicitar correctamente onde está a mentira.

Volto a repetir, se eu te disser que és um mentiroso, não vais gostar. Nem sequer nós no Caldeirão admitiriamos isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BES - Tópico Geral

por Polahvski » 28/8/2014 23:58

Ao maj.iraep, não me parece que Carlos Costa, Helena garrido, CMVM sejam o meu barbeiro, o meu taxista nem o meu vizinho do lado.
Ao Ulisses, não acho que o setas tenha dito nada de ofensivo, onde está o problema das palavras dele? Parece me isso sim, que as tuas palavras estão um bocado...ásperas!!!
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BES - Tópico Geral

por +Valias » 28/8/2014 21:36

CMVM mantém suspensão das acções e de instrumentos de dívida do BES
28 Agosto 2014, 19:02 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - Tópico Geral

por marathmartin » 28/8/2014 17:24

Ulisses Pereira Escreveu:setas, vai lá com calminha...

Estás a disparar em todas as direcções, culpando tudo e todos. Típico.

Agora este espaço não vai servir para chamares de mentirosas a pessoas assim do nada. Isto não é o pasquim da esquina...

Por isso ou te moderas ou escolhes fóruns mais adequados para esse nível de mensagens. Há as centenas na net, é só pesquisares.


Sem dúvida. A opinião de um ou de uma jornalista, do Ulisses, ou de qualquer outro de nós aqui no forum é livre. É isso mesmo, uma opinião.

Agora as palavras de um regulador, essas não são uma mera opinião...esse não pode emitir opinião sobre as matérias que regula, ainda por cima omitindo informação, falando sobre assuntos que não dominava e fazendo passar gato por lebre. Um regulador, quando fala, tem de ser unica e exclusivamente para informar sobre factos concretos...e devia falar muito pouco...e devia fazer muito mais.

Por isso vamos lá recentrar a critica em quem deve ser criticado, porque recebe para regular e não para convencer os investidores que o BES é seguro, no dia 31 de Julho...e a 1 de Agosto fazer um filme grotesco que vai custar muitos milhares de milhões de euros ao País, do Bom, do Mau e do...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 5/8/2014 9:37

Re: BES - Tópico Geral

por maj.lraep » 28/8/2014 15:34

setas1 Escreveu:http://www.sabado.pt/Opiniao/Helena-Garrido/helena-capitalismo-para-otarios.aspx

Em relação a esta senhora a Helena Garrido pode-se juntar aos restantes .Ao governador do banco de Portugal , á CMVM e aos restantes políticos que enganaram os accionistas tanto do BES como da PT.
Ela como directora de uma jornal de economia não pode dar noticias como deu em relação á fusão da PT .
Não tinha informação para dizer que a fusão ia ser assim ou assado que as acções iam ficar cotada em Lisboa e no Brasil etc etc.
Se não sabia o que se passava então agiu como o carlos costa que pelos vistos também diz que não sabia enganando os pequenos investidores.
Portanto não pode criticar os outros e fazer o mesmo.
Ela como directora do jornal tem a responsabilidade das noticias que saem .
Imaginem quem comprou títulos da pt a 4 euros e depois leu as noticias que essa senhora deu ?Ficou descansado.
Depois veio a saber-se da divida da Rio forte etc etc o Bes etc etc .
Então a Senhora é igual aos outros fala sem saber do que fala ou então tenta vender noticias ao sabor do vento enganando os outros

Está no mesmo rol de mentirosos , ou mal informados que depois mentem para salvar a pele
Basta ler as noticias do jornal em relação á fusão da PT no principio do ano ...


Os meus 2 cêntimos para a discussão:
1) Quem investe em ações e "fica descansado" com base na opinião de um jornalista, é uma questão de tempo até ficar sem dinheiro nenhum. E ainda bem que assim é.
2) Quem investe em ações porque um governador de um banco "central" (que já não o é..) diz que podem estar descansados, é uma questão de tempo até ficar sem dinheiro nenhum.

Que economia de mercado teríamos se para investir bastasse alguém (seja quem for) dizer: estejam descansados.

Confiem nos números e não nas pessoas.

Aprendam esta lição rápido e continuem as vossas vidas.
 
Mensagens: 22
Registado: 25/8/2014 20:43

Re: BES - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/8/2014 15:25

setas, vai lá com calminha...

Estás a disparar em todas as direcções, culpando tudo e todos. Típico.

Agora este espaço não vai servir para chamares de mentirosas a pessoas assim do nada. Isto não é o pasquim da esquina...

Por isso ou te moderas ou escolhes fóruns mais adequados para esse nível de mensagens. Há as centenas na net, é só pesquisares.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BES - Tópico Geral

por setas1 » 28/8/2014 14:49

http://www.sabado.pt/Opiniao/Helena-Gar ... arios.aspx

Em relação a esta senhora a Helena Garrido pode-se juntar aos restantes .Ao governador do banco de Portugal , á CMVM e aos restantes políticos que enganaram os accionistas tanto do BES como da PT.
Ela como directora de uma jornal de economia não pode dar noticias como deu em relação á fusão da PT .
Não tinha informação para dizer que a fusão ia ser assim ou assado que as acções iam ficar cotada em Lisboa e no Brasil etc etc.
Se não sabia o que se passava então agiu como o carlos costa que pelos vistos também diz que não sabia enganando os pequenos investidores.
Portanto não pode criticar os outros e fazer o mesmo.
Ela como directora do jornal tem a responsabilidade das noticias que saem .
Imaginem quem comprou títulos da pt a 4 euros e depois leu as noticias que essa senhora deu ?Ficou descansado.
Depois veio a saber-se da divida da Rio forte etc etc o Bes etc etc .
Então a Senhora é igual aos outros fala sem saber do que fala ou então tenta vender noticias ao sabor do vento enganando os outros

Está no mesmo rol de mentirosos , ou mal informados que depois mentem para salvar a pele
Basta ler as noticias do jornal em relação á fusão da PT no principio do ano ...
 
Mensagens: 57
Registado: 1/8/2014 14:27

Re: BES - Tópico Geral

por +Valias » 28/8/2014 14:22

BES contrata consultora para vender Espirito Santo Bank em Miami
28 Agosto 2014, 09:47 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... miami.html
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

por Paulo68 » 27/8/2014 15:52

Faço dela as minhas palavras, isto apesar do fraco jornalismo desta senhora e de muito outros, ter contribuído para este estado de coisas. Não é culpa dela mas o jornalismo em Portugal escreve e tenta explicar o que aconteceu (segue o lema: prognósticos só no fim do jogo). Não tem investigação, critica ou mesmo informação credível. Mas enfim neste artigo de opinião estou de acordo. Em Portugal os pequenos accionistas são carne para canhão.

Helena Garrido, in Revista Sabado
Capitalismo para otários



Os casos BES e PT revelam de forma dramática que o mercado de capitais não é para pequenos accionistas: a opinião de Helena Garrido Os casos BES e PT revelam de forma dramática que o mercado de capitais não é para pequenos accionistas. Especialmente num País que vive no círculo vicioso do mau funcionamento da justiça, regulação fraca e ausência de massa crítica no mundo financeiro.

Os gestores da PT fizeram sempre o que bem entenderam em acordo, mais ou menos conhecido ou provado, com um grupo de accionistas. Tudo dentro da regra da troca racional de bons salários e prémios por dividendos e apoios encapotados a empresas dos accionistas.

O caso da aplicação de quase 900 milhões da PT em empresas do Grupo Espírito Santo é apenas o mais dramático. Durante anos a PT foi alimentando uma corte de accionistas tecendo equilíbrios que acabaram por se romper com este caso. Os pequenos accionistas também não tinham razões para se queixarem. Para eles iam sobrando as migalhas suficientes para os manter satisfeitos.

O caso BES revela um ainda maior desrespeito pelos pequenos accionistas. Entramos na terceira semana de nascimento de dois bancos a partir de um e os accionistas do BES, que ficaram com o bad bank, não têm ainda uma palavra sobre o que lhes vai acontecer. Perderam tudo. Mas têm direito à massa falida? Quando e como?

Pequenos accionistas? Pequenos otários.
http://www.sabado.pt/Opiniao/Helena-Gar ... arios.aspx
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por RTMP » 27/8/2014 9:03

O BES
é um campo minado,ninguem se atreve a mover-se,a nata Portuguesa desde a 30 anos está la toda montada,e ninguem se atreve a mover-se para que a poeira não comece a sujar os intocaveis.
Bem dizia eu a algum tempo atrás que o não pedir o dinheiro ao estado era para evitar que a porcaria fosse descoberta,na altura alguns ainda me chamaram tótó por outras palavras agora é que doi.

:shock:
 
Mensagens: 3
Registado: 19/8/2014 14:45

Re: BES - Tópico Geral

por Pedro Filipe Santos » 27/8/2014 5:11

não leste o decreto-lei todo...lol
 
Mensagens: 42
Registado: 10/5/2014 23:35

Re: BES - Tópico Geral

por Santa Maria » 27/8/2014 1:03

Editorial00:05
As contas do BES, a certificação e as assinaturas
ECONÓMICO
00:05
A KPMG, a empresa que tem por tarefa certificar o relatório do primeiro semestre do Banco Espírito Santo, não assinou ainda as contas apresentadas pela equipa de Vítor Bento e não se sabe quando o fará, nem se o fará.
Porquê? Porque também não tem essas contas validadas pela equipa de gestão do banco. E é aqui que tudo se complica, porque há mais do que uma equipa e ninguém se responsabiliza pela elaboração do relatório semestral do BES com prejuízos de 3,6 mil milhões de euros. A administração liderada por Vítor Bento não assina contas de um período cuja gestão não foi da sua responsabilidade (entrou a 14 de Julho) e a equipa anterior, presidida por Ricardo Salgado, também não assina contas que não foram fechadas sob a sua tutela (as contas foram apresentadas a 30 de Julho). O processo é complexo e não se vislumbra uma solução fácil para um problema já quase com um mês.

A questão ganha ainda mais relevância quando se pensa que foram estas contas que acabaram por levar o Banco de Portugal à resolução do BES e à divisão em duas instituições – o BES, que ficou com os activos tóxicos, e o Novo Banco, que deve relançar a actividade –, cada uma com o seu presidente e a sua equipa de gestão. O problema agora é saber como é que o Novo Banco pode nascer de forma saudável sem que as últimas contas do BES estejam fechadas, assinadas e auditadas. Pior, sem o relatório encerrado, são muitas as questões relacionadas com a falência do BES que continuam por perceber com clareza e o arrastar da situação pode vir a originar problemas legais de resolução imprevisível. A única certeza é que é inadmissível que um banco acabe sem que alguém seja responsável pelas contas.
 
Mensagens: 599
Registado: 28/1/2009 15:18
Localização: 3

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 26/8/2014 18:24

 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por ovelhaxone » 26/8/2014 12:14

é pena pois está a cair 40%. era uma grande compra
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, PAULOJOAO e 184 visitantes