Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para um Europeu o Dow está a 7500 pontos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 18/2/2004 0:16

A minha opinião é que não devemos fazer esse tipo de correcção monetária a menos que estejamos de facto a investir num mercado diferente do nosso e o façamos sem cobertura do risco cambial. Caso contrário é um exercício sem grande significado...

Repara-se que a esmagadora maioria dos investidores vive isolada da questão cambial. Isto é, eu como investidor e como consumidor, se só investir no meu mercado (ou se investir noutros de moeda diferente mas com cobertura de risco cambial através do warrants/opções ou via forex) não serei minimamente afectado pela variação cambial.

Por exemplo, se eu estiver longo e o mercado estiver ascendente, o meu capital aumentará na proporção dos meus ganhos independentemente do que acontecer à moeda (isto se não estivermos num cenário extremo com implicações inflaccionistas ou deflacionistas).

Agora, se eu invistir num mercado diferente (por exemplo States) sem cobertura de risco cambial então na prática de facto o Dow (se estivesse longo no Dow) estaría para mim a 7500 porque a moeda em que estava a investir tinha desvalorizado. No entanto isto é evitável e é desejável que seja evitado. A menso que eu queira deliberadamente apostar na moeda também: por exemplo, eu optar por entrar longo no Dow por acreditar que este vai valorizar e/ou o Dolar vai valorizar...

Ou seja, a moeda acaba por ser um activo praticamente independente (apesar da interacção a nível economico com os mercados) e que pode (e deve) ser isolada.

Resumindo, para um Europeu o Dow só estará a 7500 se «ele quiser» (isto é, se ele tiver investido nos States sem cobertura de risco cambial) e para um Americano que não faça intenções de se mudar para a Europa e portanto que não faça intenções de mudar o seu capital para Euros, o Dow não está para ele a 7500 mas bem acima.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djovarius » 18/2/2004 0:02

Esse tema é interessante.

Deixei a minha opinião sobre isso num artigo que está na primeira página do site:
Análise Global 2004

Lá justifico porque não é bom ver as coisas dessa maneira, embora seja verdade que investir na América sem cobertura cambial, hoje, seja complicado.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

ja agora...

por bboniek99 » 17/2/2004 20:54

A PAD estah a .90 !!! :twisted:
bboniek99

por nunofaustino » 17/2/2004 20:13

Será que podes dizer que para um americano o DAX está nos 5600? E que o PSI está nos 10000?

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Para um Europeu o Dow está a 7500 pontos?

por Pão de Ló » 17/2/2004 19:57

Fazendo contas à desvalorização de 40% do dólar face ao euro em 2 anos, poderei afirmar que para um europeu o Dow está a mais ou menos 7500 pontos?
Pão de Ló

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], icemetal, latbal, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 184 visitantes