Caldeirão da Bolsa

A Manipulação de Mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Manipulação de Mercado

por brunoktm » 25/7/2014 12:45

O possa já arranjei aqui a desculpa de o porque de perder dinheiro no mercado ...

Mas isto é um assunto serio muito serio ... estes na volta até vão presos são raia miúda ...
agora o outro do BES vai só passar umas ferias ... e que ricas ferias com o que roubou , e com o que ganhou com a saída do banco que afundou ...
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 240
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: A Manipulação de Mercado

por db7 » 25/7/2014 12:09

Naaa isso existe?? Pensei que era tudo transparente?! :shock: :-" :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 281
Registado: 13/7/2011 8:39
Localização: Braga

Re: A Manipulação de Mercado

por Lusitanians Traders » 25/7/2014 11:56

_x_ Escreveu:Manipulacao domercado :shock:

La estao voces com teorias malucas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Ex-traders da Caixa Geral de Depositos acusados de crime de manipulação de mercado

Três ex-funcionários da Caixagest, sociedade que geria vários fundos imobiliários da Caixa Geral de Depósitos, e um ex-quadro do Caixa Banco Investimento (Caixa BI), que actuava como intermediário financeiro, foram acusados de manipulação de mercado por adulterarem os preços das acções do Finibanco, Cofina, Impresa, Martifer e Sag Gest.

Segundo avança a edição eletrónica do jornal i, os quatro ex-colaboradores são acusados pela 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa de, durante o ano de 2008, terem interferido nas normais condições de mercado, ora valorizando, ora desvalorizando, acções daquelas cinco empresas.



De acordo com o despacho de acusação, que decorre de um processo de acusação iniciado pela CMVM, em 2011, os quatro funcionários terão decidido alterar as condições normais de formação de preços de acções do mercado português para terem um desempenho melhor do que os fundos concorrentes (já que estavam nos últimos lugares do ranking) e receberem maiores comissões (já que parte do seu salário era variável).

Para tal, detalha o i, os envolvidos terão delineado “estratégias que lhes permitisse limitar perdas, impedir o registar de menos valias nas carteiras por si geridas, ora fazendo subir a cotação de determinados títulos, ora não os deixando descer abaixo de determinado patamar, ora condicionando a formação do preço do fecho”. Atrairiam compradores para os títulos, através da compra de acções em mercado, “por norma a preços superiores aos preços registados em mercado, em pequenos lotes e em quantidade total inferior à quantidade total subjacente à oferta de venda” ou “comprando quantidades muito reduzidas face ao padrão expectável para a carteira ou em pequenos lotes para posicionar a cotação num determinado patamar ou evitar a sua desvalorização”.

Para haver crime de manipulação de mercado, previsto no Código dos Valores Mobiliários, basta que haja uma alteração das condições normais da oferta e da procura no mercado. Dinheiro Digital
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 6/2/2014 17:48

Re: A Manipulação de Mercado

por _x_ » 25/7/2014 11:49

Manipulacao domercado :shock:

La estao voces com teorias malucas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: A Manipulação de Mercado

por jonas007 » 25/7/2014 11:02

Eu suspeito quase todas as semanas.
A manipulação esta sempre presente!

Acredito perfeitamente que existem investidores que já sabem os resultados da banca e que sabem todos os dias de possíveis negócios e aumentos de lucros.
Ou sabe que se deu um escândalo e a cotada vai sentir.

Caso muito concreto, no BES.
O Ricardo e companhias já sabiam à muito do escândalo e sabiam que um dia iria acontecer isto.
Não achas que um ou vários deles, disse a um familiar ou amigo longínquo para apostar forte na queda?????? Ou amigo de amigo e do amigo em França, para não parecer muito mal!

E mesmo agora existem pessoas que já estão a ver onde vai para o BCP e BES...
Existe dinheiro muito fácil de se fazer, mas....
É proibido mas acontece e toda gente sabe ou imagina....
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

A Manipulação de Mercado

por Resina » 25/7/2014 10:30

Funcionários da CGD acusados de manipularem o mercado para valorizar e desvalorizar acções
PEDRO SALES DIAS e CRISTINA FERREIRA 23/07/2014 - 13:29
Três funcionários da Caixagest e um da Caixa BI lançavam oferta fictícia de venda milhares de acções no fecho do mercado para garantir um preço no dia seguinte. Negociavam acções do Finibanco, Cofina, SAGgest, Martifer e Impresa.


ANTÓNIO BORGES
3





TÓPICOS
CMVM
Caixa Geral de Depósitos
Justiça
Ministério Público
MAIS
CGD “negoceia” silêncio com a CMVM
CMVM informa que castigou CGD com coimas de 300 mil euros
CGD não consegue evitar publicitação de multas aplicadas pela CMVM
A bolsa de Lisboa foi, durante um ano, diariamente inundada com milhares de ofertas de venda de acções segundos antes do seu fecho. O objectivo era, sem possibilidade de reacção por parte do mercado, conseguir alterar o preço em alta ou em baixa, influindo dessa forma o valor a que os títulos seriam vendidos no dia seguinte.

O plano foi elaborado, segundo a acusação do Ministério Público (MP) à qual o PÚBLICO teve acesso, por quatro funcionários da Caixagest, sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários e gestão discricionária de carteiras, e do Caixa BI (Banco de Investimento), ambos do universo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

As irregularidades foram detectadas pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em 2012, aplicando multas às duas sociedades, cada uma de 150 mil euros. O supervisor enviou depois o caso para o MP que acusou agora dois traders, um responsável pela área de acções na Caixagest e um director.

Tal como o PÚBLICO já avançara, as operações ocorridas entre finais de 2007 e finais de 2008, tinham por base transacções ilícitas de acções do Finibanco (hoje Montepio Geral), da Cofina, da SAGgest, da Martifer e da Impresa. O objectivo era valorizar os activos nas carteiras dos fundos de investimento geridos pelo banco estatal.

Houve ainda a intervenção da Fincor, como corretora, e do Banco BIG, que “recebeu e executou ordens relativas aos títulos da Cofina, dadas pelos arguidos da Caixagest”. Estas duas entidades, que agiram apenas como intermediários, não são visadas na acusação do MP.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) considerou estarem em causa operações fictícias ou de marcação de preço de fecho ou ainda de sustentação de preço. Os arguidos, entre os 39 e os 47 anos e a quem é imputado o crime de manipulação de mercado, vão aguardar julgamento sujeitos a termo de identidade e residência, a medida de coacção menos gravosa.

A moldura penal prevista para este crime foi agravada, aquando da alteração do Código de Valores Mobiliários em 2009, para um máximo de cinco anos de prisão, mas como os factos se reportam a anos anteriores aplica-se ainda a versão anterior da lei, de três anos de prisão, no máximo.

Conhecendo bem a performance dos fundos e do mercado, os arguidos delinearam estratégias que “permitissem limitar perdas em mercado” alterando "as condições normais de formação de preços relativamente a acções, facto que financeira e profissionalmente lhes seria benéfico”, diz o MP. De referir que cada um auferia uma verba remuneratória variável que dependia dos resultados alcançados com a performance dos fundos em causa.

As operações ficavam ainda marcadas por outro ardil. Quem vendia e comprava era a mesma pessoa, o que colocou em causa a função do mercado, aponta o DIAP. “Vais comprar a ti próprio, meu!”, diz um funcionário da Caixagest ao da Caixa BI numa das conversas gravadas no sistema de trading. “Não faz mal”, responde o colega que mantém a ordem.

Pelo teor dessas conversas, percebe-se ainda que os arguidos esperavam contar com a desatenção de todos. “Tenho de experimentar uma de cada vez. Às tantas os gajos …se não reparam também são otários”, diz um deles numa conversa citada na acusação.

Por outro lado, as ofertas de compra tão depressa entravam como eram canceladas só para testar “a reacção do preço teórico de fecho antes da inserção da oferta destinada a marcar o preço de fecho”, aponta o MP.

A 9 de Janeiro de 2013, a duas entidades da CGD entregaram à CMVM dois requerimentos onde se declararam disponíveis para pagar as multas de 300 mil euros. Mas com uma condição: que o regulador não divulgasse a sua decisão no site oficial (coimas e fundamentos). Em contrapartida não recorreriam judicialmente, mas também não assumiam “a culpa” dos delitos. A CMVM recusou.

Um dos objectivos da CGD era o de travar o acesso do tribunal à audição das transcrições das gravações das conversas, que é obrigatória na actividade, de forma a evitar riscos materiais e reputacionais.

O MP não acusou nenhum dos actuais administradores da CaixaGest - João Faria, Luís Martins e Fernando Maximiano - em funções desde 2001.

Bom Dia,

Vi esta noticia de manha e agora andei a pesquisar e lá encontrei...
Algum dos forenses alguma vez reparou nisto ou suspeitou.

Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Dragon56, Gioes, Google [Bot], lsmsimoes9, Mmmartins, Musus, PAULOJOAO, psandrade, Shimazaki_2, TTM62 e 65 visitantes