Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP controla 5% da seguradora holandesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP controla 5% da seguradora holandesa

por TRSM » 29/1/2004 16:24

BCP controla 5% da seguradora holandesa
Eureko lucra mais de 200 milhões de euros em 2003; prepara IPO da F&C
A Eureko, seguradora holandesa que é detida em 5% pelo Banco Comercial Português, obteve lucros superiores a 200 milhões de euros em 2003 e está a preparar a dispersão inicial em bolsa (IPO) de até 49% do capital da Foreign & Colonial Management (F&C).

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Eureko, seguradora holandesa que é detida em 5% pelo Banco Comercial Português, obteve lucros superiores a 200 milhões de euros em 2003 e está a preparar a dispersão inicial em bolsa (IPO) de até 49% do capital da Foreign & Colonial Management (F&C).

A Eureko foi criada através de uma parceria entre o Banco Comercial Português e a holandesa Achmea e chegou a deter a totalidade do capital da portuguesa Seguros & Pensões. Em 2002 esta parceira foi reestruturada, tendo o BCP comprado a S&P e reduzido a sua posição na Eureko para 5%.

A Eureko, que controla 9% do capital do BCP, anunciou hoje que está a preparar o IPO da sua filial F&C Management, que é a gestora de fundos mais antiga do Reino Unido e foi adquirida em 2001.

Uma fonte oficial da Eureko disse à Bloomberg que o IPO da F&C "é um passo lógico" e será um teste para avaliar o sentimento dos investidores para um possível IPO da própria Eureko. Esta operação de dispersão em Bolsa das acções da Eureko chegou a estar planeada para 2002.

A Eureko planeia vender entre 25 e 49% do capital da F&C, que está avaliada em cerca de mil milhões de euros e utilizar esse encaixe para reforçar a posição na polaca PZU, dos actuais 31,8% para mais 50%. Não foi fixada uma data para esta operação, que contudo deverá ocorrer em 2004.

A seguradora holandesa, cujo presidente executivo chegou a ser João Talone, actual CEO da Electricidade de Portugal, anunciou ainda que deverá ter finalizado 2003 com mais de 200 milhões de euros de lucros. Em 2002 a Eureko, devido à queda dos mercados de capitais, registou prejuízos de 574 milhões de euros, facto que acelerou o fim da parceria com o BCP.

A F&C gere activos avaliados em 90 mil milhões de euros e obteve receitas em cerca de 200 milhões de euros.

Impacto positivo de 50 milhões de euros para o BCP

Segundo o Espírito Santo Research, esta operação (IPO da F&C) poderá ter um impacto positivo de 50 milhões de euros, pois o banco nacional controla 5% da Eureko.

"Mesmo se a gestora de fundos for avaliada em zero antes do IPO, um aumento de mil milhões de euros (avaliação da F&C) no valor da Eureko representa uma subida no valor da posição do BCP em 50 milhões de euros", refere o ESR numa nota diária de hoje.

Este valor de 50 milhões de euros representa 0,9% da capitalização do BCP, que já não consolida a Eureko nas suas contas.

As acções do BCP seguiam a descer 0,57% para os 1,74 euros.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, nickforum, PAULOJOAO, Pmart 1 e 108 visitantes