Investir em África
10 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Investir em África
O que é Africa ?
Um pais ?, uma cidadde ? uma rua ?
Este tipo de publicidade, é perigosa.
Não existe Africa.
Existe Angola, Africa do Sul, Ruanda, Gana, Moçambique, Cabo Verve, etc, etc.
Também egiste, Egipto, Marrocos, etc, etc.
Importante é o que compom o cabaz.Paises e sectores de actividade.E Claro, a moeda, protecção cambial, etc, etc.
Por exemplo, a bolsa na Venezuela subiu muito...mas a inflação foi brutal, por isso...não ganhas nada !
Por isso, cuidado.
Um pais ?, uma cidadde ? uma rua ?
Este tipo de publicidade, é perigosa.
Não existe Africa.
Existe Angola, Africa do Sul, Ruanda, Gana, Moçambique, Cabo Verve, etc, etc.
Também egiste, Egipto, Marrocos, etc, etc.
Importante é o que compom o cabaz.Paises e sectores de actividade.E Claro, a moeda, protecção cambial, etc, etc.
Por exemplo, a bolsa na Venezuela subiu muito...mas a inflação foi brutal, por isso...não ganhas nada !
Por isso, cuidado.
- Registado: 19/8/2013 11:40
Joao87 Escreveu:ptbr13 Escreveu:Acredito em África, por isso investi um valor residual no BPI África, mas acho que é mal gerido, porque em 2013 o índice africano subiu mais de 20% e este fundo não se mexeu, uma das razões é a desvalorização do rand...
Não sei a que índice te referes, mas pelo que vi o S&P Africa teve um ganho bastante residual em 2013.
O BPI África até fechou o ano acima do índice!
Se encontrar o tal índice africano (devia ser sem a África do Sul) direi, mas não excluo estar equivocado.
Concordo com a Pata-Hari sobre o BPI África, muito exposto à África do Sul e com a desvalorização do rand a consequência é óbvia (ainda por cima não está "protegido" a nível cambial).
- Registado: 22/12/2013 23:04
O problema do investimento em África via empresas cotadas é a falta de paises com bolsas eficientes que permitam fazer investimentos por essa via. A África do Sul é o país com bolsa e mais empresas cotadas, indirectamente forçando fundos com o BPI Brasil a ficar concentrados em activos sul africanos e ficando muito expostos à variação cambial do rand.
Vivo na africa do sul e quanto q este pais o queposso dizere q investir aqui tem o contra da moeda, desde que aqui cheguei 2012 o rand caiu 40%! Quanto aos outros paises e preciso ter sempre em conta a establidade, por exemplo mocambique tornou se num pais incerto, o botswana e namibia sao provavelmente os paises mais estaveis nesta zona mas tem o problema de terem fraca liquidez
- Registado: 23/9/2011 19:31
ptbr13 Escreveu:Acredito em África, por isso investi um valor residual no BPI África, mas acho que é mal gerido, porque em 2013 o índice africano subiu mais de 20% e este fundo não se mexeu, uma das razões é a desvalorização do rand...
Não sei a que índice te referes, mas pelo que vi o S&P Africa teve um ganho bastante residual em 2013.
O BPI África até fechou o ano acima do índice!

Espero estar muito errado, mas o Brasil, no curto prazo, não é convidativo para investimentos, até pela questão da queda do real, ainda assim, acredito no País a longo prazo, por isso tenho lá pequenos imóveis para alugar (em parceria e em montantes muito pequenos).
ptbr13 Escreveu:Acredito em África, por isso investi um valor residual no BPI África, mas acho que é mal gerido, porque em 2013 o índice africano subiu mais de 20% e este fundo não se mexeu, uma das razões é a desvalorização do rand...
Já agora, também já investi no BPI Brasil, por motivos semelhantes, e fiquei muito decepcionado...
- Registado: 18/11/2013 13:46
Também tenho lido várias análises semelhantes e concordo que é um bom investimento de m/l prazo.
No entanto, questiono-me sobre as alternativas à disposição. Em termos de praças financeiras e empresas cotadas em bolsa, o universo parece-me resumir-se a pouco mais do que a África do Sul, que ainda assim deverá ser dos países do continente com menores taxas de crescimento.
Já me ocorreu investir em empresas do sector agrícola ou extractivo com maior presença no continente. No entanto acredito mais no crescimento de outros sectores, nomeadamente banca, distribuição e Telecom.
No entanto, questiono-me sobre as alternativas à disposição. Em termos de praças financeiras e empresas cotadas em bolsa, o universo parece-me resumir-se a pouco mais do que a África do Sul, que ainda assim deverá ser dos países do continente com menores taxas de crescimento.
Já me ocorreu investir em empresas do sector agrícola ou extractivo com maior presença no continente. No entanto acredito mais no crescimento de outros sectores, nomeadamente banca, distribuição e Telecom.
- Registado: 18/11/2013 13:46
Acredito em África, por isso investi um valor residual no BPI África, mas acho que é mal gerido, porque em 2013 o índice africano subiu mais de 20% e este fundo não se mexeu, uma das razões é a desvalorização do rand...
Investir em África
Recentemente ao ler o Outlook do meu banco para o ano de 2014, reparei numa recomendação de investimento em Acções de África, hoje ao ler o Dinheiro Vivo, reparei numa recomendação igual, mas mais fundamentada.
Penso que o assunto ainda não foi muito falado por aqui, pelo que decidi dar inicio à discussão ^^

Penso que o assunto ainda não foi muito falado por aqui, pelo que decidi dar inicio à discussão ^^

10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Apramg, cali010201, Doreen, malakas, Manchini888, Mavericks7, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Rcrd, Shimazaki_2, silva_39, Simplório, StockRider! e 86 visitantes