Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Programa "Toda a Verdade"-Sic Notícias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bicho » 28/1/2004 14:19

Concordo com o Scuba.

Foi a maior correcção da história mas também foi a maior bolha da história (Maior que a de 29). Se 80% chega... A avaliação deve ser sempre efectuada. O Neuer Market, o Nasdaq Alemão, desapareceu. Pelos vistos uma queda de 80% não foi suficiente.

Um abraço
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

Razão pura...

por Scubawarrior » 28/1/2004 14:07

...quero apenas dizer-lhe duas coisas sobre o exposto.

A primeira é que concordo com a afirmação que podia ter sido muito pior.(várias foram as razões para não o ser-entre elas o 11 de setembro).

A segunda é que o Bear market ainda não acabou na minha humilde opinião, e estamos perante um counter trend rally de 1 ano, contra a têndencia de 3) i.e: estamos num movimento ciclico de um secular bear market.

De qq modo não vi este programa, mas já vi muitos americanos sobre as trapalhadas da euforia. E são engraçados sem dúvida....espero que repitam este novamente.

jinhos
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Razao_Pura » 28/1/2004 13:25

Ulisses,

Tens toda a razão! (menos a pura)
É que eu fiquei mesmo impressionada com o raio da reportagem e ainda estou sob o efeito de choque do que vi! :lol:

E faz todo o sentido, se cerca de 80% dos negócios criados não vingou é natural que a queda do indice respectivo tenha sido na mesma proporção.
Agora uma coisa é certa, pela selecção natural, os negócios que vingaram são efectivamente os competitivos, os que têm pernas para andar, portanto neste momento podemos talvez concluir que o sector é um sector saudável, depois da purga por que foi obrigado a passar!

Beijos!
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re: Pois é verdade Ulisses...

por Visitante » 28/1/2004 13:15

pergas Escreveu:...à muito pouco tempo que acompanho o mercado americano, e de um prévio estudo feito, é impressionante acções cotadas em 1999 a 400£ chegarem algumas a 1£. É incrível. Pior que isto, não sei o que seria.

Abraço

Pior do que isso era nunca existirem, ou pelo menos nunca deveriam ter sido cotadas em bolsa, isto foi uma "sacanagem" feita não pelos pequenos gupos ;-)
Repara que quem ganha com os IPO´s são sempre os mesmos, os que agora andam a comprar tudo ou quase tudo, merryl, morgan, citi, etc.
"Encheram" a pança, e ninguém os consegue deitar abaixo agora, eles dominam por completo governos e a dita "globalização", claro que lá apanharam uma multa ou outra, pequenas condenações comparado com aquilo que lucraram ou "enganaram" muita gentinha.
Visitante

Pois é verdade Ulisses...

por pergas » 28/1/2004 13:04

...à muito pouco tempo que acompanho o mercado americano, e de um prévio estudo feito, é impressionante acções cotadas em 1999 a 400£ chegarem algumas a 1£. É incrível. Pior que isto, não sei o que seria.

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Ulisses Pereira » 28/1/2004 12:58

Estou quase de acordo com tudo, Razão, menos com isto:

No final fiquei a pensar, "bolas afinal o bear market" de 2000-2002 podia ter sido muito pior!

O índice onde estavam essas empresas da bolha, o Nasdaq, caiu 80% desde os máximos. Acho que muito pior que isto não seria possível e 2000/2002 ficará sem dúvida na história e será recordado nos grandes livros sobre os mercados.

Se andares para trás e procurares exemplos de índices a cairem 80%, quase não encontrarás. Foi muito violento.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Patdav » 28/1/2004 12:49

Olá Razão Pura :wink:

Obrigado!

Se me permites, fica então aqui tb a sugestão de sempre que alguém tenha conhecimento de algum programa, entrevista, filme, etc ....sobre bolsas, mercados, etc........ o favor de o divulgar aqui!

Bj
Patdav

Registado: 25/11/2002 22:19

Programa "Toda a Verdade"-Sic Notícias

por Razao_Pura » 28/1/2004 12:42

Bom dia a todos,

Assisti ontem a parte (porque apanhei o programa a meio) de uma reportagem que passou no programa "Toda a Verdade" da Sic Notícias à 01h00m da madrugada sobre as dot.com de Sillicon Valley.
Ou melhor, sobre o Boom das dot.com - empresas tecnológicas, nos E.U.A.
Digo-vos que fiquei impressionada. Acho que que só ontem é que percebi bem a Bolha e as razões que levaram à rapida ascensão e declínio do sector.
Tenho a impressão que estas reportagens se repetem, não sei se irá passar novamente hoje, mas digo-vos que vale a pena. É uma grande lição.
Só para vos dar uma ideia, a reportagem consiste em fazer o paralelo entre a euforia do nascimento e florescimentos das dot.com em 1999 e a fase de declínio em 2001, após o fecho de mais de 80% das empresas que entretanto tinham surgido. Isto sempre na voz dos yuppies que estiveram na origem de toda a bolha. Jovens de 20 e poucos anos que, sem saber estrelar um ovo viram-se em poucos meses com milhões de dólares nas mãos e com dezenas, centenas de pessoas sobre a sua responsabilidade, à frente de negócios que passavam por ser o Santo Grall da economia mundial - um novo mercado de 300 milhões de pessoas e nenhuns precedentes que permitissem uma correcta avaliação do potencial dos negóccios que estavam a ser gerados. O que levou a que fossem super, hiper valorizados de forma eufórica e irracional. Grande lição!
No final fiquei a pensar, "bolas afinal o bear market" de 2000-2002 podia ter sido muito pior!
Enfim, aqui fica a dica! Se voltar a ser repetida a reportagem não percam, é uma pérola de jornalismo.
Cumprimentos,
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 103 visitantes