Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 19/11/2013 13:34

Vou bloquear este tópico, durante uns dias, porque iremos chamar ao debate que está a acontecer no Caldeirão sobre os CTT os leitores do Negocios e centralizaremos esse debate no outro tópico existente sobre os CTT.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - Tópico Geral

por jfrm » 19/11/2013 13:01

u3lk5 Escreveu:Olá,l

há período mínimo de manutenção dos títulos?

Obrigado pela resposta.


Para os trabalhadores CTT é de 90 dias com o desconto de 5% sobre o valor da ação.
Não existe esse período para o público geral que não tem qualquer desconto.
 
Mensagens: 10
Registado: 13/5/2008 10:46

Re: CTT - Tópico Geral

por Eurouro » 19/11/2013 12:53

Parece que o JPMorgan vai "estabilizar" as acções dos CTT nos primeiros 30 dias de negociação. E ainda há quem diga que a bolsa não é manipulada...
Quem não embarca nessa festa sou eu.
Warren Buffett diz que a melhor altura para comprar uma empresa em IPO é no dia 30 de Fevereiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: CTT - Tópico Geral

por u3lk5 » 19/11/2013 12:52

Olá,l

há período mínimo de manutenção dos títulos?

Obrigado pela resposta.
 
Mensagens: 390
Registado: 20/8/2009 12:27
Localização: 4

Re: CTT - Tópico Geral

por Beruno » 19/11/2013 12:08

Tubarões? Particulares? Para que é que você quer as açoes desta empresa? porque é que os colaboradores dos ctt hao-de querer o capital da sua empresa disperso por investidores particulares que apenas estão interessados na valorização dos papelitos que compraram? porque é que os colaboradores dos ctt não hao-de querer que seja um grupo da mesma área a tomar conta da gestão da empresa?, de modo a criar valor para que mantenham os seus postos de trabalho
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: CTT - Tópico Geral

por Minsk » 19/11/2013 11:52

à partida a procura será muito superior à oferta.... alguém tem opinião contrária?
 
Mensagens: 234
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: CTT - Tópico Geral

por vcarrapico » 19/11/2013 10:13

A partir das 8h30 de hoje os investidores já poderão colocar ordens de compra sobre as acções dos CTT.

A partir de hoje os investidores podem já colocar ordens de compra, junto dos intermediários financeiros, sobre as acções dos CTT destinadas para o retalho.

"A Oferta terá lugar entre as 8h30 do dia 19 de Novembro e as 15h do dia 2 de Dezembro de 2013, inclusive", lê-se no proposto da oferta pública de venda (OPV), hoje publicado na CMVM.

A OPV limita a um máximo de 25 mil títulos a quantidade de acções que cada investidor do retalho poderá adquirir. Os termos da oferta impõem que as ordens de compra têm de ser expressas em múltiplos de 10 acções.

Os preços fixados pelo Governo avaliam cada acção entre 4,10 e 5,52 euros.

Há dois períodos de subscrição: o primeiro arranca hoje e termina a 25 de Novembro; o segundo arranca a 26 de Novembro e termina a 2 de Dezembro.

As ordens de subscrição colocadas no segundo período não podem ser revogadas.

Além disso, que manifestar interesse nos CTT até 25 de Novembro estará em melhores condições no caso de a procura exceder a oferta e, portanto, haver rateio.

"As ordens transmitidas durante o primeiro período da OPV beneficiam de um coeficiente de rateio superior aos das demais ordens de compra, na percentagem de 100%", refere o mesmo documento.
 
Mensagens: 62
Registado: 11/7/2013 8:50

Re: CTT - Tópico Geral

por vcarrapico » 19/11/2013 10:12

Os CTT têm a estreia prevista em bolsa marcada para a primeira semana de Dezembro.

"É previsível que a admissão à negociação das acções ocorra em 5 de Dezembro de 2013", lê-se no prospecto da oferta pública de venda, hoje publicado na CMVM.

No dia anterior, 4 de Dezembro, haverá uma sessão especial na bolsa para apurar os resultados da OPV.

Os investidores do público em geral podem a partir de hoje colocar ordens de compra sobre as acções dos CTT, que valem entre 4,1 e 5,52 euros.

No calendário hoje divulgado há uma especificidade para o lote reservado para trabalhadores, que poderão adquirir os títulos com 5% de desconto. Os funcionários que adquirem acções não as poderão alienar até 5 de Março de 2014.
 
Mensagens: 62
Registado: 11/7/2013 8:50

Re: CTT - Tópico Geral

por HCC » 19/11/2013 1:34

Não sou o Serra Lapa, mas penso que entendo o que ele quer dizer.
Repara que se existirem 100 000 investidores a tentar comprar na opv (possivelmente serão mais) destas 15 750 000 apenas terão direito cada um a 157,5 ações dos CTT.
 
Mensagens: 86
Registado: 18/2/2010 12:39
Localização: 14

Re: CTT - Tópico Geral

por Di120 » 19/11/2013 1:16

Serra Lapa Escreveu:VERGONHOSO ! IMORAL! COMPADRIO DESCARADO!~

É só o que oferece dizer quanto ao modo como estar a ser conduzida a privatização. Aos particulares ficam resevadas migalhas. Basta pensar nas últimas emissões obrigacionistas das empresas portuguesas, com montantes várias vezes superiores e o rateio foi o que foi.
Alguém que queira comprar acções vai ficar com uma miséria nesta OPV, relembro que o rácio da MARTIFER foi de 165X, neste caso vai ser muito pior. Um investidor particular não vai ter mais que direito a umas míseras 100-150 acções, enquanto que os tubarões podem ficar com mais de 50% desta empresa, até agora de todos nós e com bons lucros.
Que é que nós ganhamos ao dar os milhóes de lucros ao privado? Pagamos mais impostos! E como compensação é-se accionista com 100 acções!


Resolução do Conselho de Ministros que aprovou a privatização dos CTT determina o número máximo de cada ordem de compra por parte dos investidores particulares e trabalhadores da empresa.
Os investidores particulares que pretendem participar na oferta pública de venda dos CTT – Correios de Portugal podem dar ordem para comprar no máximo 25 mil acções da companhia. No caso dos trabalhadores, o número máximo de acções a adquirir por cada um ficou fixado em 2.500.

Estes números constam na Resolução do Conselho de Ministros que aprova a operação de privatização e que foi publicada na tarde de segunda-feira em Diário da República.

Tendo em conta estes limites e os preços de venda das acções – entre 4,10 euros e 5,52 euros – um investidor particular irá aplicar no máximo 138 mil euros na OPV dos CTT, isto caso as acções sejam vendidas ao preço máximo e todos os títulos atribuídos. Se as acções forem alienadas ao preço mínimo, o investimento baixa para 102,5 mil euros.

No caso dos trabalhadores, o investimento máximo será de 13.800 euros, não tendo em conta o possível desconto que poderá ser aplicado nesta tranche (o Governo tinha falado em 5% mas não consta nada sobre esta matéria na Resolução do Conselho de Ministros).

No documento publicado no Diário da República poucas mais novidades são reveladas, além do que o Governo tinha já anunciado em comunicado, como o preço de venda e a divisão pelas várias tranches.

Nada é referido sobre um lote destinado aos pequenos investidores, que nas anteriores operações de privatização beneficiavam de um desconto de 5% face ao preço das ordens dadas pelo público em geral e investidores institucionais.

No que diz respeito à tranche da venda directa, a resolução esclarece que a Parpública tem a autorização para alienar 74.454.545 acções, ficando reservado um lote suplementar de 9.545.455 acções.

A soma destas acções perfaz 80% da oferta total, com os restantes 20%, ou 21 milhões de acções, destinadas aos pequenos investidores na OPV. Desta parcela destinada aos investidores particulares, 15.750.000 acções são para o público em geral e 5.250.000 para os trabalhadores.

Oh homem donde tirou essa ideia de 100 - 150 acções? Acalme-se e explique lá, antes de começar a chamar nomes :D
The game of speculation is the most uniformly fascinating game in the world. But it is not a game for the stupid, the mentally lazy, the person of inferior emotional balance, or the get-rich-quick adventurer. They will die poor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 115
Registado: 25/6/2009 2:21
Localização: Lisbon

Re: CTT - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 19/11/2013 0:42

VERGONHOSO ! IMORAL! COMPADRIO DESCARADO!~

É só o que oferece dizer quanto ao modo como estar a ser conduzida a privatização. Aos particulares ficam resevadas migalhas. Basta pensar nas últimas emissões obrigacionistas das empresas portuguesas, com montantes várias vezes superiores e o rateio foi o que foi.
Alguém que queira comprar acções vai ficar com uma miséria nesta OPV, relembro que o rácio da MARTIFER foi de 165X, neste caso vai ser muito pior. Um investidor particular não vai ter mais que direito a umas míseras 100-150 acções, enquanto que os tubarões podem ficar com mais de 50% desta empresa, até agora de todos nós e com bons lucros.
Que é que nós ganhamos ao dar os milhóes de lucros ao privado? Pagamos mais impostos! E como compensação é-se accionista com 100 acções!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: CTT - Tópico Geral

por PAFS » 19/11/2013 0:16

Mais alguns links com noticias sobre a OPV

Governo fixa preço de venda das acções dos CTT entre 4,10 e 5,52 euros
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html

Investidores institucionais vão ficar com mais de metade do capital dos CTT
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s_ctt.html

Particulares podem dar ordem para comprar até 25 mil acções dos CTT
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s_ctt.html

Sérgio Monteiro: “Estamos muito confiantes" com a privatização dos CTT
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... racao.html
 
Mensagens: 148
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16

Re: CTT - Tópico Geral

por HCC » 18/11/2013 11:14

Apenas 9% para o retalho !!! Que desilusão.




08:52 - 18 de Novembro de 2013 | Por Noticias Ao Minuto
Share on print Share on email More Sharing Services
O Governo vai vender 70% do capital dos CTT, sendo que, segundo o Diário Económico, 20% das acções poderão ser adquiridas por investidores particulares.

PUB

No total do capital a ser vendido a privados, 5% está reservado a trabalhadores e o restante será distribuído por investidores institucionais.

Os 20% representam 14% do capital da empresa, sendo que se os trabalhadores comprarem todas as acções a que têm direito, então apenas 9% do capital da empresa está disponível para retalho.

O intervalo de preço a que o Executivo está disposto a vender as acções será conhecido esta manhã. O preço de referência para o total do capital da empresa é de 600 milhões de euros, mas só a procura de acções irá definir se o valor que o Estado irá encaixar será superior ou inferior.

Recorde-se que o Secretario de Estado das Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou na passada Sexta-feira que existe um grande número de interessados e que tendo em conta o elevado número de acções disponíveis para os institucionais espera-se um grande número de participações.
 
Mensagens: 86
Registado: 18/2/2010 12:39
Localização: 14

CTT - Tópico Geral

por PAFS » 15/11/2013 0:43

Penso que faz sentido criar este tópico de modo a juntar informação referente aos CTT agora que está para breve a OPV e a entrada em bolsa.

Deixo alguns links recentes do JN:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... s_ctt.html

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... s_ctt.html

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... s_ctt.html

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... feira.html
 
Mensagens: 148
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Cem pt, Conservador, iniciado1, jprgodinho, nbms2012, Opcard, VALHALLA e 66 visitantes