Caldeirão da Bolsa

Reflexões do terceiro ano de investimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Reflexões do terceiro ano de investimentos

por Elias » 9/11/2013 20:41

Dr Tretas Escreveu:Peço desculpa ao Elias, de facto troquei-vos. Mea culpa :oops:

Claro que a falta de experiência não era dirigida a quem já por aí anda provavelmente desde o tempo do bolsainvest...

Desculpas aceites. No hard feelings :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Dr Tretas » 9/11/2013 1:44

Peço desculpa ao Elias, de facto troquei-vos. Mea culpa :oops:

Claro que a falta de experiência não era dirigida a quem já por aí anda provavelmente desde o tempo do bolsainvest...

Registado: 29/10/2013 12:15

por rollingsnowball » 8/11/2013 22:16

Elias Escreveu:
sky_above_you Escreveu:
"por Dr Tretas » 5/11/2013 22:07
Se só segues o Mercado há 3 anos, não tens a experiência da bolha das dot.com, da loucura... Mas não vás por mim, pergunta aí a pessoal bem cotado como o Ulisse"

suponho que tenhas interpretado que era eu que estava a duvidar dos sinais de topo e daí os falares dos 3 anos de experiência.

Pareceu-me que essa parte da falta de experiência era dirigida a mim :wink:

e era:) mas os 3 anos de experiencia é deste lado:) achei que ele era capaz de ter pensado que era eu que lhe tinha respondido:)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Elias » 8/11/2013 18:37

sky_above_you Escreveu:
Se só segues o Mercado há 3 anos, não tens a experiência da bolha das dot.com, da loucura... Mas não vás por mim, pergunta aí a pessoal bem cotado como o Ulisse"

suponho que tenhas interpretado que era eu que estava a duvidar dos sinais de topo e daí os falares dos 3 anos de experiência.

Pareceu-me que essa parte da falta de experiência era dirigida a mim :wink:

por rollingsnowball » 8/11/2013 18:33

suponho que tenhas interpretado que era eu que estava a duvidar dos sinais de topo e daí os falares dos 3 anos de experiência. De facto tenho noção de alguns desses sinais mas apenas teórica. O aumento de IPOs começa a assustar-me mas embora acredite que estamos a aproximar-me a verdade é que não entrevejo grandes riscos no horizonte (o que pode ser sinal de bull market avançado...lol), embora reconheça que já não me sinto com condições de dizer com segurança (como disse no ano passado a um colega) que esperava que 10% fosse um número seguro para 2013... neste momento olhando para o que tenho acredito que 6-10% ao ano é capaz de ser muito bom, sendo que para os conseguir corro o risco de entretanto apanhar uma coça pelo meio e ter que esperar alguns anos para os atingir.. um pouco como disseste À frente:

“Eu prefiro perder o final de um Bull, que apanhar uma patada do Bear. Mas a verdade é que estou quase 80% em acções, logo claramente acredito que ainda vai demorar um bocado.”

"por Ulisses Pereira » 5/11/2013 22:50

Excelente post!

Um abraço,
Ulisses"

Obrigado

“por elreidom » 6/11/2013 10:48
Há quem apanhe facas em queda e há quem se atire de balões em pleno voo. Não pode cair mais e cai, não pode subir mais e sobe.”

Pois, o meu maior erro é saltar de balões em pleno voo quando sei que eles já subiram bastante mas também sei que têm muito por onde continuar a subir… O problema é que olho para os balões do lado e eles parecem sempre que ainda estão a voar mais abaixo e, quase invariavelmente, não estão

“por richardj » 6/11/2013 12:16 sky, só por curiosidade, em que mercados tens acções?”

Tenho alternado entre o português, americano e uma posição no francês. Ao longo do último mês (em que fiz 1.7% em vez dos 10% que teria feito se tivesse ficado quieto), alterei tudo para os EUA (mantendo 20% cash) e basicamente foi essa alteração que fez com que este tenha sido o segundo pior mês do ano (Janeiro foi pior já que se tivesse ficado quieto tinha feito próximo de 30% e fiz 4%)

“Nos Estados Unidos, podemos identificar alguns sinais desses. Em Portugal, nenhum.

Um abraço,
Ulisses”

Pois..lá está.. mudei tudo para os EUA…
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

por nuuuuno » 7/11/2013 17:22

Dr Tretas Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nos Estados Unidos, podemos identificar alguns sinais desses. Em Portugal, nenhum.

Um abraço,
Ulisses

(...)

Actualmente nos States isto parece ser uma subida constante, pouco volátil, em que são raros os dias em que existem variações maiores de 1%. São tempo muito diferentes na minha opinião.

Não sei se noto alguma diferença dos 2 bulls anteriores (falo dos EUA, mas há correlações entre os mercados, pode o PSI20 subir durante uma quebra nos States?):

Imagem

Acho que estaremos cá para ver. Eu acredito que possa o PSI possa subir até niveis superiores, daí a entrar em bull e euforia nao me parece. Tb acredito que os EUA possam lateralizar e retrair alguma coisa e o PSI continuar a subir. Qual a relação entre banca e EUA? O que se sabe é que os EUA impactam toda a economia mundal! Mas é por questoes como essa que economia e mercados tem o seu encanto 8-)

Registado: 10/11/2011 10:05

por Ulisses Pereira » 7/11/2013 16:58

Dr. Pedras, essa é a grande questão. ;)

Blue, não houve nenhum momento de euforia tão grande depois de 2000 como esse. Mas, em 2007, eu tive 4 minutos de tempo de antena num Jornal da Noite da TVI. Ao Domingo. Acho que, embora longe da euforia de 2000, isso mostra onde andava a Bolsa na altura...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Dr Tretas » 6/11/2013 21:05

Blue Epsilon Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nos Estados Unidos, podemos identificar alguns sinais desses. Em Portugal, nenhum.

Um abraço,
Ulisses

(...)

Actualmente nos States isto parece ser uma subida constante, pouco volátil, em que são raros os dias em que existem variações maiores de 1%. São tempo muito diferentes na minha opinião.

Não sei se noto alguma diferença dos 2 bulls anteriores (falo dos EUA, mas há correlações entre os mercados, pode o PSI20 subir durante uma quebra nos States?):

Imagem

por Blue Epsilon » 6/11/2013 16:42

Um abraço,
Ulisses

Houve algum momento de maior loucura na bolsa portuguesa desde 1999/2000?

Recordando um pouco:
PTM a subir 4% todos os dias... Lembro-me da Cofina subir 15% ou 20% durante 3 dias seguidos... Nem falo das small caps tipo Reditus que acho que foi uns 400% num dia... Enfim, isto sim é loucura e claro chama a atenção dos taxistas e até das donas-de-casa, nesta altura muita gente falava de bolsa. Sinais de que o Bull está no final, e estava. Em Março de 2000 rebentou a bolha das dot-com.
Iniciei-me em Dezembro de 1999, e tudo parecia fácil. Depois começaram as quedas fortes e a paguei para aprender os erros... Baixar a média era o mais comum, claro. Custou-me caro.

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por JDMP » 6/11/2013 14:04

Tenho pensado nisso... e com vontade (mas sem tempo) de estudar alternativas
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por Ulisses Pereira » 6/11/2013 13:24

Nos Estados Unidos, podemos identificar alguns sinais desses. Em Portugal, nenhum.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por richardj » 6/11/2013 13:16

sky, só por curiosidade, em que mercados tens acções?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Tony Curtes » 6/11/2013 12:18

Elias Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Se só segues o Mercado há 3 anos, não tens a experiência da bolha das dot.com, da loucura...

Pois, deve ser isso, falta de experiência... :roll:

:shock: :-k :shock: :-k :shock: :-k

Registado: 13/1/2010 18:52

por Dr Tretas » 6/11/2013 12:04

Eu prefiro perder o final de um Bull, que apanhar uma patada do Bear. Mas a verdade é que estou quase 80% em acções, logo claramente acredito que ainda vai demorar um bocado.

por Heisenberg » 6/11/2013 11:48

Há quem apanhe facas em queda e há quem se atire de balões em pleno voo. Não pode cair mais e cai, não pode subir mais e sobe.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Beruno » 6/11/2013 11:39

eu proprio tambem ja estou a achar que estaremos a entrar no final de um periodo de bull. eu andei nos dois ultimos anos totalmente investido em obrigaçoes porque as valorizaçoes estavam muito boas, e era facil ganhar dinheiro. Mas hoje, olhando para tras, vejo a burrice que fiz porque a valorizaçao das açoes foi ainda maior. Agora que as obrigaçoes secaram, nestes ultimos meses tenho-me virado para as açoes. Mas a valorizaçao destas tem vindo a abrandar. Atualmente tenho quase todo o dinheiro em fundos de cash, porque estou a dar por mim a pensar que fiz tudo ao contrario, e nao sei como agir daqui para a frente

Registado: 10/7/2013 21:39

por Elias » 6/11/2013 11:37

Dr Tretas Escreveu:Se só segues o Mercado há 3 anos, não tens a experiência da bolha das dot.com, da loucura...

Pois, deve ser isso, falta de experiência... :roll:

por Dr Tretas » 6/11/2013 11:24

Elias Escreveu:Não vejo quaisquer sinais de euforia e não entendo muito bem a relação do IPO do Twitter com a situação de euforia.

Eu não disse que a euforia já aí está, apenas que se aproxima. Os sinais são os seguintes: aumento do número de IPO's, para aproveitar a procura que claramente existe no mercado. Repara como o IPO do Facebook correu mal no início; o linkedin não foi a lado nenhum durante 1 ano. Agora o Royal Mail já foi sempre a subir, e aposto que o Twitter também vai ser. O preço inicial tem sido sucessivamente revisto em alta e já não tem grande relação com o valor da empresa, que para mim é muito pouco. Se só segues o Mercado há 3 anos, não tens a experiência da bolha das dot.com, da loucura... Mas não vás por mim, pergunta aí a pessoal bem cotado como o Ulisses.

Por cá, o Governo acha que colocar os CTT em Bolsa é a melhor aposta; provavelmente haverá procura para 2 ou 3 CTTs... O GES quer colocar a Rioforte em Bolsa... Típicos sinais de um Bull já maduro. A crise tem moderado a subida do nosso mercado, que mesmo assim já vai em 40% desde os mínimos.

por Ulisses Pereira » 5/11/2013 23:50

Excelente post!

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 5/11/2013 23:25

Dr Tretas Escreveu:Este Bull parece estar a entrar na fase eufórica, o IPO do Twitter é sintomático.

Não vejo quaisquer sinais de euforia e não entendo muito bem a relação do IPO do Twitter com a situação de euforia.

por Dr Tretas » 5/11/2013 23:07

Quando vier o Bear o erro mais perigoso é ficar agarrado a posições perdedoras, atordoado com a velocidade e extensão da queda, que torna psicologicamente muito mais difícil assumir as perdas, pois nessa altura dificilmente terás uma almofada de trades positivas para compensar. Este Bull parece estar a entrar na fase eufórica, o IPO do Twitter é sintomático. Isso não quer dizer que não possa ainda haver alguns anos mais de Bull, é só um aviso que deixo para não te iludires com o ambiente ultra optimista do fim de um Bull. Fica atento.

Tens aqui alguma leitura para meditar: http://www.finbolsa.com/histtour.asp

Bons negócios.

Reflexões do terceiro ano de investimentos

por rollingsnowball » 5/11/2013 0:07

Hoje, após constatar mais uma opção mal tomada que me custou mais uns milhares de euros, resolvi fazer aquilo que todos devemos fazer e analisar os meus investimentos para perceber o que estou a fazer mal, onde errei e o que posso fazer para melhorar.
Vou apenas no terceiro ano disto e portanto, naturalmente, cometo ainda bastantes erros. Pior, sabia da existência de quase todos eles, em teoria, e outros, apesar de não ter escrito o que estava mal, sabia por experiência própria, mas repeti, e repeti, e voltei a repetir. Se não fossem os bons resultados, a pergunta: "Não será melhor desistir?" se calhar ia ter uma resposta diferente. Sendo assim, não desisto, analiso e partilho aqui a minha estatística de conclusões:

Total de vendas dos anos 2012+2013 (2011 já tinha analisado previamente e foi o primeiro ano, vale o que vale): 23 (o numero de compras será certamente superior já que tenho tendência para vender tudo de uma vez)

1ª conclusão: negócios a mais, comissões pagas a mais, impostos diferidos abdicados a mais

Depois fiz uma análise negócio a negócio, relativamente básica, repetindo as conclusões a tirar quando iguais. Assim atingi a estatística é:

"não ter pressa para abandonar o barco se não há nada que aponte no mau sentido, esperar por um preço justo; ter em conta os impostos diferidos; ter a certeza, ABSOLUTA, que as outras oportunidades são superiores!" - basicamente só porque subiu não significa que seja a altura de vender. Se a tendência sopra no nosso sentido só devo abdicar disso se tiver a certeza, ABSOLUTA, da opção que estou a tomar, e mesmo assim... ---- 12/23= 52%

Ou seja, um erro básico, e do qual já tinha noção à partida, mostra que 52% das minhas vendas foram erros não provocados. Possivelmente uma questão de temperamento. Espero que não já que o temperamento não se muda.

"Avaliar com cuidado os riscos. O potencial de subida tem que ser muito alto para compensar um risco razoavel e o tamanho da posição tem que ser adequado ao risco de perda total." - 2/23 8.7%
Aqui admito que não considero que tenham sido erros completos. Uma das posições era sem dúvida demasiado grande, mas fora isso actuei bem. Abri a posição com noção do risco, quando surgiram factores que me fizeram crer que o risco estava a aumentar ao invés de diminuir, que a posição de facto era demasiado grande e que (felizmente) o potencial de subida já era um pouco menor, vendi sem grandes hesitações

2/23 8.7% - "se não tens a certeza que deves comprar porque compras? Mais vale estar quieto. A inércia é um atributo."

1/23 - 4.3% "avaliar a administração da empresa e o seu comportamento (histórico de aquisições caras); ter em conta os eventos já planeados de grande dimensão, uma aquisição de grande dimensão muito acima do preço pode justificar o desconto a que a empresa negoceia (uma empresa que parece barata pode estar a um preço justo se tiver planeado gastar em breve a margem de lucro do nosso investimento); aquisições pagas com dívida cara são um mau sinal: avaliar com cuidado; companhias cíclicas com baixo P/E podem estar num ano bom; não se pode querer recuperar todas as perdas de um mau negocio, mais vale assumir a perda enquanto é tempo "

Em resumo:
Podemos não aprender com os nossos erros.
Podemos aprender com os nossos erros.
Podemos aprender com os erros dos outros.

Optem pela última (sai mais barato), já que eu vou tentar ir pela segunda e não esquecer onde estão 52% dos meus erros.

Última conclusão:
Vivam os bull market. Mesmo com percentagens de erro brutais ainda dá para fazer 30% ao ano :)... até tenho medo do que vai acontecer se não tiver corrigido os meus erros quando vier o bear market...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Doreen, Google [Bot], nicoo, Rcrd e 33 visitantes