Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Belmiro de Azevedo decepcionado com Sonae no Brasil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 23/1/2004 22:40

Para entender o que significa esta "revolta"de Belmiro, é necessário compreender algumas realidades.
Para já, só os investidores estrangeiros podem fazer-se ouvir, pois os protestos dos empresários locais já se tornaram banais.
O que é acontece? O país está novamente divorciado entre a ciranda financeira e a Economia real. Nada justificaria tamanhas valorizações dos activos financeiros de momento. Tamanha euforia não encontra correspondência com a realidade. Vejamos: os EUA ainda podem dizer que cresceram bem e assim podem continuar. O Brasil não apresenta tais números e o pior é que não se vislumbram condições para isso.
Os especuladores voltaram a tomar conta das coisas, tal como em 1995 !! E há o risco de sairem um dia, como em 1998 e 1999, originando outra crise. Tal é a dependência de dinheiro fresco do exterior.
É o resultado de uma política de juros reais demasiado elevados a que se soma a maior carga fiscal e segurança social que já alguma vez foi vista.
Enquanto isso, os salários reais estão em queda, há mais de uma década e não se vislumbra uma mudança.
Não há medidas para mudar o estado de coisas e o país do futuro pergunta: onde está esse futuro que nunca mais chega ??

Essa é a preocupação dos empresários. A verdadeira. Que os problemas não sejam resolvidos até que venha outro choque económico ou financeiro.

De resto, Belmiro e muitos outros, investem e bem em sectores de sucesso.
Aqui em SP está quase a abrir o Shopping Boavista, também do Grupo Sonae !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9144
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Belmiro de Azevedo decepcionado com Sonae no Brasil

por JCS » 23/1/2004 14:01

Belmiro de Azevedo decepcionado com investimentos da Sonae no Brasil



Belmiro de Azevedo está decepcionado com os investimentos que o Grupo Sonae já realizou no Brasil, maior economia da América Latina onde o grupo português é o quarto maior retalhista e já investiu 1,5 mil milhões de euros desde 1995.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


"Belmiro de Azevedo está decepcionado com os investimentos que o Grupo Sonae já realizou no Brasil, maior economia da América Latina onde o grupo português é o quarto maior retalhista e já investiu 1,5 mil milhões de euros desde 1995.

Em declarações prestadas ao jornal brasileiro "Valor Económico", à margem da conferência Fórum Económico Mundial a decorrer em Davos, Belmiro de Azevedo queixou-se do sistema legal brasileiro, nível elevado de contribuições para a Segurança Social e evasão fiscal praticada pelos concorrentes da Sonae.

"Não há negócios sustentáveis sem um retorno do investimento", afirmou Belmiro de Azevedo, preferindo que "no Brasil não há condições para isso acontecer".

Numa notícia com o título "Brasil frusta presidente do Grupo Sonae", a notícia do jornal brasileiro dá ainda conta da discórdia dos elevados juros praticados no Brasil. O Banco Central do Brasil, na quarta-feira, deixou o preço do dinheiro no país em 16,5%.

"Isso torna tudo mais complicado" afirmou Belmiro, compreendendo no entanto que banco central queira controlar a inflação, mas opinando que a politica monetária não poderá ficar assim por muito mais tempo, ou então "não haverá mais investimentos".

Belmiro vai explicar a Lula preocupações do Brasil

De acordo com o mesmo jornal, Belmiro de Azevedo terá oportunidade de revelar os seus descontentamentos ao presidente do Brasil, quando se reunir com Lula da Silva na próxima semana em Genebra.

"Compreendemos as dificuldades do Governo de Lula da Silva, mas tem limites", desabafou o presidente da maior empresa privada portuguesa.

No Brasil a Sonae é a quarta maior retalhista e tem seis centros comerciais. Na distribuição a empresa estima que as receitas cresçam 14% em 2003 e as perspectivas para este ano "são muito boas", segundo disse Sérgio Maia, presidente da Sonae Distribuição Brasil, ao mesmo jornal, no final de 2003.

A empresa tem mesmo planeado um investimento de 4,9 milhões de euros para abrir mais um hipermercado no Estado do Rio Grande do Sul, que será o 46º da rede BIG, uma das cinco bandeiras controladas pela Sonae no Brasil.

No Brasil desde o final da década de 80, a Sonae Distribuição detém actualmente 149 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, gera cerca de 21 mil postos de trabalhos directos e outros oito mil indirectos.

No negócio dos centros comerciais a empresa tem prevista a abertura de mais duas unidades, num investimento de 29 milhões de euros."


Imagem
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, peterteam2, trilhos2006 e 236 visitantes