Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Terminou o rebound?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/12/2002 11:42

FT, em relação à PTC ontem não fiz update (se calhar devia ter feito... :mrgreen: ) porque achei que a PTC não merecia... lol

Bem, ela fechou acima da referência que tinha deixado para fechar posições curtas, mas a quebra em alta daquele nível não inspirava grande confiança devido ao seu fraco volume.

Tal como o Arnie diz e eu venho dizendo nos meus updates a PTC está com uma volatilidade e volumes bastante reduzidos. Está a marcar passo como disse em oportunidades anteriores. Julgo que está à espera da decisão dos mercados, se reagem em alta aos suportes que seguram a generalidade dos índices ou se estes quebram os suportes em baixa.

Para já, como vem fazendo a consolidação em alta ligeira, o padrão é algo <i>bearish</i>. Mas eu não meteria agora as mãos no fogo, pelo menos até ver um sinal mais claro (e o regresso do volume).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

FT...

por Antunes » 19/12/2002 11:40

...quanto a mim, o rebound da PTC já acabou há muito (para o meu time-frame que é de meses...). Eventuais mini-rebounds são verdadeiras oportunidades para trazer mais mantimentos para casa para um inverno muito rigoroso que se avizinha :wink:

PS: O intraday do DAX está assustador, eu não queria estar longo neste momento... :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

Volume e COF's

por Flying Turtle » 19/12/2002 11:35

Entretanto, e complementarmente:

- O volume está uma miséria;

- Os COF's do lado da venda estão quase vazios e de momento não se nota nenhum "grande" no mercado...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

PTC - Terminou o rebound?

por Flying Turtle » 19/12/2002 11:24

É apenas um wishful thinking :P , aproveitei a sessão de ontem para construir uma posição curta... :mrgreen:

O update do arnie de ontem dizia:

A PT continua ali fechada entre os 6.46 e os 4.26 euros com um range intradiário de 16 ticks à já 4 dias. Confesso que este tipo de performance é extremamente irritante mas esta diminuição da volatilidade é sinónimo de que o proximo movimento deverá ser "explosivo". Para que lado?

O dia de hoje foi ainda mais irritante quando comparado com as congéneres europeias, isto, para quem está short :-)

O fecho nos highs da sessão deixa-nos valores nos quais podemos apoiar a nossa estratégia para o dia de amanhã. Como sabemos, um fecho nos highs poderá indicar uma capitulação intraday (pena o volume não ter ajudado nesta questão). A confirmação dessa capitulação virá com uma abertura negativa entre os 6.39 e os 6.42 euros.
Se existir uma reacção em alta a esta abertura negativa acima dos highs de hoje, nos 6.46 euros, é esperado uma extensão do rallie entre os 6.53 e os 6.58 euros. Qualquer rallie até estes valores deixará o mesmo em risco. Para piorar a situação estes valores coincidem com os 38% de retracement do anterior swing low. Apenas um fecho acima destes valores poderá libertar a PT para um novo teste aos 6.77 euros.

A situação mais vantajosa para os bears seria o high da 1ª hora de negociação se situar abaixo dos 6.40 euros e a situação mais vantajosa para os bulls seria o low da 1ª hora se situar acima dos 6.52 euros.

Relembro que uma quebra de um trading range em up gap apenas terá um significado bullish se o mesmo for superior a 6 ticks. Gaps inferiores são por norma fechados entre 2 a 3 dias depois.

Se os bulls quiserem manter intacto o up trend de curto prazo é bom que nos próximos 4 dias tenhamos um novo high acima dos 7.07 euros. Neste momento a PT continua a dar sinais de uma debilidade extrema pois em 3 dias apenas mostrou uma amplitude de 20 ticks, continuando abaixo dos 25% de retracement.

Mantemos a visão de que o actual rallie de alívio deverá ser aproveitado para abertura/reforço de posições curtas MAS apenas se o título se mantiver abaixo dos 6.77 euros. Stops de protecção deverão ser colocados logo acima dos 6.77 euros.

Esta 6ª feira é dia de fecho de futuros. O facto de ser final do ano não sei até que ponto esse facto poderá exercer algum "poder" sob o título. Uma coisa é certa, se o rallie continuar até 6ª feira, sendo este dia um dia positivo (fecho acima da abertura), não vamos querer levar posições curtas para o fim de semana.

Para já mantenho a minha posição curta no título.

As posições curtas detidas nos states foram hoje fechadas. Até 6ª feira estou fora.

Um abraço e bons negócios
Fernando Santos

Permito-me sugerir que o arnie, quando escreveu "4.26", estava a pensar em "6.26". Penso eu de que...

Que lhes parece?

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 133 visitantes