Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O lado certo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

para jotabil

por Kopas » 18/12/2002 19:27

Bingo, :lol:

Cumprimentos

Registado: 5/11/2002 0:44

PERGUNTA

por jotabil » 17/12/2002 23:32

Entendido Kopas......por exemplo.....eu encontro-me numa posição curta.....i.e......encontro-me vendedor de um contrato...o qual me foi favorável ....mas que prevendo que o activo subj vai inverter.....preciso de me reposicionar e ficar longo....comprador, isto é, compro dois contratos ..da mesma série ...ou seja fico longo por um contrato.....é assim?......

Registado: 7/11/2002 0:00

para o jotabil

por Kopas » 17/12/2002 23:19

Caro jotabil,

Para entrar num posição curta em futuros, vende-se e o oposto (longo) compra-se.
Para fechar posições, basta fazer a operação contraria, vender se está longo e comprar se esta curto (com o mesmo n.º de contratos à da posição aberta).

Cumprimentos,

Registado: 5/11/2002 0:44

PERGUNTA

por jotabil » 17/12/2002 22:47

Não sei se vem ao caso....mas peço um esclarecimento:
- Como nos colocamos, em termos práticos, numa posição curta, em contratos de futuros;
- Para se anular uma posição curta em contratos de futuros como se procede em termos práticos?

Registado: 7/11/2002 0:00

E por falar no lado certo: YAHOO

por Las_Vegas » 17/12/2002 22:31

Quem está do lado certo ... quem é ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
yahoo_by_las_vegas.gif
yahoo_by_las_vegas.gif (205.38 KiB) Visualizado 1842 vezes

Registado: 4/11/2002 23:12

Acerca do «lado certo»

por MarcoAntonio » 17/12/2002 22:17

Acerco do «lado certo», lanço aqui uma achega:

- O lado certo não é bull nem é bear;

- O lado certo não é «determinável»;

- O lado certo depende unicamente do futuro!

Ninguém pode afirmar que «o lado certo É este», quanto muito pode afirmar «o lado certo FOI este».

Afirmar que o lado certo é um determinado com base na tendência que antecedeu o momento actual é uma ilusão como outra qualquer porque o investimento é o futuro e não o passado. Em bolsa negociamos o futuro e não as cotações passadas.

Podemos dizer que dada uma tendência a probabilidade de acertarmos se apostarmos no lado da tendência é maior do que se apostarmos do lado contrário. É verdade, mas investir é muito mais do que acertar mais do que falhar. De que forma estamos investidos quando falhamos e durante quanto tempo?...

A verdade é que poderíamos passar 99% do tempo certos e no 1% do tempo que estamos errados podemos anular todos os ganhos. É possível...

O mais importante é desenvolver uma estratégia e aplicar regras de gestão de capital. O lmm deu um exemplo curioso de como um autor recorrendo apenas a regras de money management e com um sistema de random entry conseguia chegar a resultados positivos!... Isto sublinha a importância da estratégia e do money management, não anula o interessa da AF e da AT (pois essas permitem aumentar/melhorar os resultados que já poderiam ser possíveis só com uma boa gestão de capital).

Para resumir, a discussão bear versus bull é uma discussão estéril na minha opinião e que não leva a qualquer lado a não ser ao de exaltar os espíritos e deteriorar o bom ambiente. É que por muitos argumentos que se apresentem volto a repetir: o lado certo só vem com o futuro, o passado (nomeadamente a tendência vingente) não dá qualquer garantia e mesmo que se acerte na maioria das vezes isso não garante de per si resultados positivos.

Posso por exemplo referir um período antes dos fundos recentes dos índices em que eu raramente comprava puts apesar do mercado estar a cair forte e feio e garanto que estava a ter resultados positivos. É que nessa altura e como quem acompanha warrants certamente se lembra existia uma disparidade enorme entre puts e calls... Os call estavam na sua generalidade muito mais alavancados do que os put e o resultado era este: para eu ganhar do lado dos curtos tinha de esperar por uma queda de 5 ou 6% para fazer o mesmo que faria do lado dos longos com uma subida de 1% por exemplo. Conclusão, dedicava-me a estar à cata de pequenos ressaltos e conseguia ganhos assinaláveis e andei assim durante duas ou três semanas... E o mais interessante é que depois apanhei o rebound desde logo quase o início porque era para os call que eu mais olhava e que eu mais comprava e porque já estava mentalmente preparado para as subidas. Curiosamente, só muitas sessões depois do início do rebound é que voltei a comprar puts porque o rebound devolveu interesse aos puts que voltaram a ter alavancagens interessantes.

Estratégia e gestão de capital. Analisar o mercado sim, mas despretensiosamente e com o máximo de objectividade e flexibilidade possível... Porque o lado certo, nem é bull, nem é bear...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 21:11

Como disse um dia Livermore, "There are two sides to everything. But there is only one side to the stock market, and it is not the bull side or the bear side, but the rigth side."

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O lado certo

por Las_Vegas » 17/12/2002 21:08

Buenas

estou a vêr que hoje é dia das polémicas ...
má onda ... má onda ...

Mas afinal de que lado se deve estar nos mercados ?

Nada mais simples :wink:

Para a rapaziada Bull: alongar quando o índice tocar na linha verde e vender na linha vermelha (convém não esquecer esta última parte :twisted: )

Para os Bears: shortar em qualquer altura e fechar a ganhar :)

Inté
Anexos
spx_3years.gif
spx_3years.gif (84.21 KiB) Visualizado 1949 vezes

Registado: 4/11/2002 23:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 137 visitantes