Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP Analise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 16/1/2004 10:20

Visitante:

O meu post não tem nada de difícil de perceber.

Basicamente estava a responder ao post de outro visitante (o BMX) que referia a probabilidade grande de o BCP ter de fazer um novo aumento de capital em 2004.

Em resumo a ideia que quis transmitir foi que o BCP está longe de ser o melhor investimento em termos fundamentais da Euronext Lx, mas já está a conseguir ultrapassar os seus problemas principais, (nos últimos 2 trimestres apresentou lucros reais, embora muito reduzidos) e a necessidade de um aumento de capital no futuro previsível parece totalmente colocada de parte.
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Bcp

por Inox » 16/1/2004 0:20

vende 500 milhões de Euros em obrigações (negócios.pt)
Inox

por MarcoAntonio » 16/1/2004 0:18

Pikas, eu disse que dentro desse range estaría neutro, não disse que esperava que o BCP fosse ao topo do range. São coisas totalmente distintas...

Dentro deste range, estou neutro e dificilmente nas próximas sessões mudarei de opinião dado que este é um sentimento que se tem vindo a reforçar (como terão certamente notado aqueles que me acompanham).

Eu não faço ideia do movimento que o BCP vai fazer, quando e como, dentro deste range, pelo que vejo o titulo muito indefinido. Não é a amplitude do range que me vai atrair ou a entrar longo se eu não faço ideia do movimento que este se prepara para fazer e do risco envolvido no trade.

Assim, da mesma forma que me diz que daqui ao topo do range são 15 ticks, eu digo que daqui até quebrar o suporte e dar-lhe alguns ticks de segurança vão perto de 10 ticks. E como eu não tenho qualquer sentimento face ao BCP neste momento nem sei dizer-lhe se considero mais provável que suba ou que desça... ora isto é estar neutro e não ter opinião e por muito largo que fosse o range que eu tivesse definido, isso nunca me serviria de suporte para uma decisão.

Ora, acima dos 1.85 o caso muda de figura: o BCP quebra uma importantissima resistência, realiza novos máximo e ganha um importante potencial de subida segundo a minha análise de médio/longo-prazo. O inverso passa-se na quebra do suporte...

Portanto, em principio e em circunstancias normais, fora deste range voltarei a ter opinião relativamente ao BCP. Por fim, gostaría ainda de referir que a minha estratégia é uma estrategia preferencialmente de position trading e que não aprecio particularmente trading ranges mas antes tendecias. No curto-prazo o BCP está sem qq tendencia definida...

Espero ter respondido esclarecedoramente à tua questão. A verdade é que acredito que nesta resposta que lhe deixo estão questão de grande importancia em termos de trading e talvez mais houvesse para dizer. Na realidade, a questão do Pikas deixa pano para mangas e é bem demonstrativa de como duas pessoas podem ver o trading e os mercados de forma tão diferente!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 16/1/2004 0:13

Ming não percebi o post
poderia fazer um resumo mais simplificado , para leigos em investir...obrg
Visitante

por Ming » 16/1/2004 0:08

Recentemente escreví, sobre o BCP (e sobre os outros bancos portugueses):

JAS:
(Esta nota é importante, tanto para tí como para o JCS, etc..)

Se bem me lembro as (grandes) provisões feitas em 2003 (a maioria no 3 trimestre) foram essencialmente as obrigatórias, devidas a desvalorizações das participações bolsistas e devidas às novas regras do Banco de portugal em relação a riscos de crédito.

Assim, em 2003 não terá havido provisões estranhas, como em 2002. No entanto é possível que possam libertar algumas das provisões feitas até Setembro como resultado da recuperação da bolsa.

[url]E agora vem a parte importante:[/url]

Em qualquer caso, repara que o BCP apresenta uma conta de resultados acumulados + provisões incrivelmente negativa. Isso pareceria estranho a qualquer pessoa que olhasse para os resultados históricos do BCP (sempre positivos e muito superiores aos dividendos pagos) e não conhecesse as estúpidas regras de formação dos resultados dos bancos portugueses. Acontece que essas regras permitem passar directamente a essa conta de resultados acumulados + provisões uma série de custos reais, que nunca chegam a passar pela demonstração de resultados (é rídiculo mas é assim). É por isso que o BCP apresentou prejuizos reais muito consideráveis durante anos (como se viu nas contas segundo as regras da SEC) e cá conseguiu ir apresentando sempre "lucros"...

Claro que ao fim de uns tempos a apresentar "lucros" desse tipo, ficou completamente descapitalizado, e lá foi fazer uma série de aumentos de capital com entrada de cash, de emissão de obrigações convertíveis, etc.. (Eu acompanhei bem o processo pois chegeui a ter 24000 BCPs a 6.6 euros, e portanto fui dos que foi sendo massacrado com os sucessivos aumentos de capital. Já agora: Neste momento conservo 3200 BCPs, destas de 1 eiuro e picos... )

Assim, em resumo:
Esquece os resultados que o BCP apresenta, e as provisões que diz que faz! Isto tambem é válido para os outros bancos portugueses!
Olha simplesmente para o total da "situação líquida", e lembra-te de ter em conta que quando ela tem subido um pouco é como resultado das enormes entradas de cash resultantes dos aumentos de capital.

Para não pensares que estou a falar de cor, recomendo-te uma visita rápida a:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT1635.pdf
Onde deves ver a pág.17...

Portanto não sou suspeito de ser defensor do BCP.

No entanto acho que a hipótese de precisarem de novos aumentos de capital não se coloca.
Aparentemente já conseguiram limpar os problemas principais, e nos últimos trimestres o total da situação líquida já subiu ligeiramente (o que não tinha acontecido durante anos).
Assim, agora penso que o BCP não está de forma nenhuma barato (como um PER de 10 calculado de forma superficial poderia indicar), mas também já não corresponde a deitar dinheiro fora...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por PIKAS » 16/1/2004 0:02

Marco António, às 14,23, escreveu:

" enquanto ele «navegar» no range 1.64-1.85..."

Ó Marco, sinceramente, achas que uma subida para aí de 15 ticks é mau? quem me dera apanhar uma subida destas nas duas próximas semanas...

Estando eu investido em BCP, isto era ouro sobre azul. A ver vamos mas que gostava, lá isso gostava. Aliás acredito que tal até seja muito possível.

Cumprimentos,
PIKAS

Mas que ideia!

por BMX » 15/1/2004 23:37

Não sei o que esperam os forens dos bancos. Onde vão expandir o crédito? Como vão evitar o malparado que se vem acumulando dia a dia? Quantas Parmalats vão aparecer brevemente nas bolsas europeias onde não se tem feito sentir a rigidez de controle de contas?

O sistema de endividamento de empresas e particulares está pior que no Japão há 10 anos e ainda hoje os bancos japoneses se encontram em péssima situação. O fundo do poço não deve estar muito longe.....

Lá terá que ser mais um aumento de capital no BCP durante este ano.....só que as condições não vão ser melhores que o anterior.......há,o tal BBVA dos tolos!!! Há há!!
Bons negócios
BMX

BCP

por JAS » 15/1/2004 23:15

JAS Escreveu: O volume continua alto, acima do normal, e o BCP parece ter aguentado este embate.
O próximo round deve ocorrer com a divulgação dos resultados.
Se é verdade que o mercado já descontou que eram “maus” agora só poderá valorizar o título se forem “bons”.

Quanto à venda da S&P não me parece que esteja descontada pois o seu rumor fez disparar a cotação nos dias 2 e 5 Jan mas ela corrigiu, com grande queda, assim que saíu a notícia da interrupção das negociações.

Haverá algumas notícias que poderão afectar o BCP como sejam acompanhar, ou não, o Aumento de Capital do Sabadell, a redução das participações cruzadas BCP/EDP ou mesmo a fixação dos dividendos de 2003.
Algumas serão boas, outras serão más...

Em termos gerais prevejo uma lateralização até à saída dos resultados (dia 20) e uma reacção positiva face a eles.
Uma subida ou uma descida antes do dia 20 pode ser fruto da actuação de insiders pelo que poderá fornecer uma boa indicação sobre a reacção do mercado no dia 21.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 15/1/2004 15:23

Viva, eu deixo o link para o tópico onde tenho acompanhado o BCP mas adianto que neste momento estou neutro e sem opinião no BCP, em particular enquanto ele «navegar» no range 1.64-1.85...

Aqui vai:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 9&start=25
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

BCP Analise

por vvv » 15/1/2004 15:19

Abro este post-it para que se troque ideias do BCP.

Penso que hoje houve peq. reacção de compra o que pode sugerir subidas proximas.(palpite)

O que importa mesmo saber é se, estará já descontado na cotação a venda de seguros, os maus resultados que todos prevêm, e noticia das acções da Parmalate.
Importa questionar se poderá haver algo mais que possa "pisar" o bcp, o pq deste abrandamento das vendas e o aproximar das noticias de resultados que desnvantagens ou vantagens trará.

os meus agradecimentos antecipados a quem participar.
(sugeria participação do JAS, MING, M.Antº, Ulisses, e demais que acompanhem o BCP-Millenium)

nota: estou fora, mas tenho interesse em entrar LONGO

Abraço
vvv
vvv

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 242 visitantes