Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

duas situações a ter de olho na Ásia...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

duas situações a ter de olho na Ásia...

por Info » 14/1/2004 10:56

...novos casos de SARS e "gripe das aves". Se os casos forem progredindo nos próximos tempos, lá teremos mais uma situação delicada para os lados do Sol Nascente, mais se algum caso aparecer pelo ocidente.


in Público:

"Gripe das Aves" Assusta a Ásia e Pode Ser a Causa da Morte de Três Pessoas no Vietname

Enquanto as autoridades chinesas desmentiam ontem que estivesse confirmado um novo caso de pneumonia atípica, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertava para um novo motivo de preocupação na Ásia: a "gripe das aves".

Três vietnamitas morreram em Hanói, Vietname, nos últimos dias e os testes feitos em laboratório revelaram a presença do vírus da gripe A, com o subtipo H5N1. Este vírus era, até 1997, conhecido por infectar apenas várias espécies de aves, incluindo galinhas e patos.

Desde Outubro último, os hospitais de Hanói e de províncias dos arredores já admitiram 14 pessoas (13 crianças e um adulto) com sintomas de uma doença respiratória aguda, revelou a OMS em comunicado. Onze delas morreram. Em três das vítimas foi identificado o H5N1; quanto às restantes, a OMS diz que não é possível ainda afirmar se a doença foi causada pelo mesmo agente patogénico.

A OMS sublinha, no entanto, que "a relação entre os casos humanos e o surto entre as aves domésticas ainda não está completamente estabelecida", até porque os casos humanos e de aves estão a acontecer em regiões do país distintas.

Não há igualmente sinais de que esteja a registar-se transmissão entre seres humanos. "Contudo, se isto acontecer, teremos uma situação bastante séria", declarou Shigeru Omi, da delegação da OMS nas Filipinas.

As autoridades do Vietname já pediram ajuda à OMS e à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que vão enviar especialistas para o país.

A "gripe das aves" está na origem do recente surto de doença entre os frangos no Sul Vietname - as agências noticiosas falam de mais de um milhão de aves mortas. Uma fonte oficial da cidade vietnamita de Ho Chi Minh disse à Associated Press (AP) que estão a ser queimadas duas toneladas de frangos por dia. Uma porta-voz da Comissão Europeia, Beate Gminder, declarou entretanto que a Europa não importa aves do Vietname, pelo que não há riscos para a saúde pública.

Na segunda-feira, também o Japão anunciou que seis mil frangos de uma herdade morreram devido à mesma estirpe do vírus. E a AP noticiou um novo surto na Coreia do Sul onde, só ontem, terão morrido milhares de aves.


China não confirma novo caso de SRA

Com o reaparecimento recente, na China, de um caso confirmado e dois (oficialmente) suspeitos de síndroma respiratória aguda (SRA), conhecida por pneumonia atípica, e a informação de que a "gripe das aves" estará a matar no Vietname, os cientistas defendem cada vez mais que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os vírus que têm origem em animais.

"A maior parte das doenças infecciosas emergentes tiveram origem nos animais" e passaram para os seres humanos, explicou ontem Malik Peiris, professor da Universidade de Hong Kong, durante um encontro de cientistas em Londres. O vírus da SRA, recordou Nan Shan Zhong, especialista de Cantão, foi encontrado nalguns animais selvagens, como os gatos almiscarados. Milhares de bichos têm sido abatidos, mas Zhong defende que "a SRA vai continuar a existir durante muito tempo".

Citado pela Reuters, Peiris explicou ainda que muito pouco está a ser feito no sentido de observar animais saudáveis e perceber que vírus é que eles transportam e até que ponto são perigosos para o homem.

Na China reina, para já, a confusão. Uma cadeia de televisão de Hong Kong noticiou ontem que um segundo caso de "pneumonia atípica" foi confirmado, mas um porta-voz do Ministério da Saúde chinês, citado pela AFP, negou essa informação.

Entretanto permanecem os receios nalguns países vizinhos. Um homem da Nova Zelândia morreu, na segunda feira, em Ekaterinbourg, na Rússia. As conclusões preliminares dos serviços médico-legais locais levam a crer que a causa de morte é a pneumonia atípica, mas a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades médicas.
Info
 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, danielme1962, Purificaçao, Shimazaki_2, tami e 109 visitantes