Caldeirão da Bolsa

Off topic ou talvez não: Saúde

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 14/3/2013 23:49

JMHP Escreveu:
paulop2009 Escreveu:O nosso sistema não é perfeito mas, que fique claro, qualquer um de nós devia preferir adoecer em Portugal do que nos Estados Unidos.

Já adoeces-te nos EUA?!..... Ou também comes toda a porcaria que os jornalistas escrevem como acusas outros de o fazerem?! :roll:

Bem, presumo que já tenhas. Como foi a tua experiência?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por richardj » 14/3/2013 17:53

Reislb Escreveu:
richardj Escreveu:a falta de medicamentos em portugal pode ter haver com duas coisas:

- os medicamentos são demasiados caros para o poder de compra dos cliente (aka, reformado na maioria) --> solução alternativa, genéricos (que tem aumentado bastante nos últimos anos)

- o estado é um péssimo pagador, faz acordos de pagar medicamentos a 3 meses e os fornecedores ficam à espera 9 meses, 12 meses, etc para receber o pagamento. Um efeito indirecto disso, é o desinteresse em farmacêuticas em vir para portugal.

Consideras os medicamentos caros em Portugal. A mão de obra cá é barata e depois concluis que as farmacêuticas não têm interesse em vir para Portugal.

Eu diria que existe qualquer coisa no teu raciocinio que está a falhar.

Cumprimentos

a mão de obra é barata? isso depende da produtividade. Neste momento é mais barato fazer medicamentos no leste europeu e importar os medicamentos. Alias, como aconteceu em portugal nos anos 90 e 00.

os medicamentos estão mais caros, do ponto de vista de que, os reformados, os maiores consumidores, perderam poder de compra.

E, como disse, em resposta, hoje vende-se mais genéricos (mais baratos)

EDIT: o desistente das farmacêuticas é na medida em que não consegues fazer gestão de caixa se o teu principal cliente, o estado, demora o triplo do tempo para pagar as coisas.

exemplo: http://economico.sapo.pt/noticias/roche ... 39122.html

Registado: 25/4/2011 22:36

por mais_um » 14/3/2013 14:32

Grande coincidência... :)
A crise aumentou ainda mais as desigualdades da Saúde na Europa

Globalmente, Portugal apresenta bons indicadores

14 de março de 2013 - 10h18

O nível de saúde na Europa melhorou nos últimos anos, e Portugal até revela bons indicadores, mas um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) agora divulgado mostra que a crise contribuiu para o aumento das desigualdades entre os países do velho continente.

O documento The European health report 2012 - Charting the way to well-being, feito a cada três anos e que analisa 53 países, garante que os 900 milhões de europeus estão a viver mais e melhor, com a esperança média de vida a crescer cinco anos desde 1980, situando-se nos 76 anos. Mas com disparidades regionais.

Os autores salientam que as médias refletem cada vez menos a realidade de muitos países: a diferença na esperança média de vida entre homens e mulheres (72,5 e 80 anos, respetivamente), por exemplo, continua a ser significativa e variável de região para região. Neste campo Portugal aproxima-se dos 80 anos, estando a meio da tabela e acima da média da OMS: os homens raramente passam os 76 anos, as mulheres chegam quase aos 83.

http://www.euro.who.int/en/what-we-do/d ... eport-2012

http://saude.sapo.pt/noticias/saude-med ... uropa.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Reislb » 14/3/2013 13:12

richardj Escreveu:a falta de medicamentos em portugal pode ter haver com duas coisas:

- os medicamentos são demasiados caros para o poder de compra dos cliente (aka, reformado na maioria) --> solução alternativa, genéricos (que tem aumentado bastante nos últimos anos)

- o estado é um péssimo pagador, faz acordos de pagar medicamentos a 3 meses e os fornecedores ficam à espera 9 meses, 12 meses, etc para receber o pagamento. Um efeito indirecto disso, é o desinteresse em farmacêuticas em vir para portugal.

Consideras os medicamentos caros em Portugal. A mão de obra cá é barata e depois concluis que as farmacêuticas não têm interesse em vir para Portugal.

Eu diria que existe qualquer coisa no teu raciocinio que está a falhar.

Cumprimentos
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por mais_um » 14/3/2013 13:09

Ulrich Escreveu:
Volto a dizer que o sistema mais equilibrado é o Suíço como uma excelente relação qualidade-custo para o rendimento médio, tanto para o pagador como para o utente.

Tendo em conta as tuas criticas, olha que o sistema de saude suiço não prima pelo "liberalismo", pelo contrário os privados tem um controlo muito apertado do Estado, bem mais que o nosso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por richardj » 14/3/2013 12:48

já agora:

Despesa corrente por tipo de prestador: http://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+ ... stador-498

despesa corrente por tipo e financiador: http://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+ ... ciador-601

numero de habitantes por "elemento" técnico de saude:http://www.pordata.pt/Portugal/Numero+de+habitantes+por+medico+e+por+tecnico+de+saude-640

% de cesarianas nos hospitais: http://www.pordata.pt/Portugal/Cesarian ... ercentagem)-1985

numero de farmácias: http://www.pordata.pt/Portugal/Farmacias+numero-153

e para o caso de ainda não se ter colocado esta noticia:

Paulo Macedo: Sustentabilidade do SNS “ainda não” está assegurada no longo prazo

O ministro da Saúde afirmou hoje que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a curto e médio prazo está assegurada, mas que ainda é necessário "pensar o sistema" para depois de 2015.
"Se não tivessem sido adoptadas as medidas de emergência logo em 2011, a sustentabilidade do SNS não estaria assegurada no curto prazo. Conseguimos a sustentabilidade no curto e médio prazo, mas ainda não no longo prazo", disse Paulo Macedo durante a apresentação pública do estudo "O Sector da Saúde: Da Racionalização à Excelência".

O estudo, elaborado pela Porto Business School (PBS) para o Health Cluster Portugal (HCP), conclui que "Portugal tem de ter um sector da saúde competitivo internacionalmente" e apresenta cinco medidas, entre as quais que cada prestador de cuidados de saúde deve receber um montante predeterminado por beneficiário, em troca de um "pacote" de serviços.

Para o ministro, "não há excelência sem sustentabilidade", pelo que "importa mudar e adaptar o sistema de saúde aos desafios de hoje e amanhã".

"As reformas que estamos a desenvolver são absolutamente necessárias, têm efeitos estruturais, mas só por si não são suficientes", alertou.

Esta é uma razão para Paulo Macedo salientar a importância de iniciativas - como o estudo hoje apresentado -- de pensarem o sistema, mas além de 2015.

"Com as medidas que tomámos conseguimos que o sistema seja sustentável a curto e médio prazo. Agora, nós e o governo não podemos pensar apenas no imediato", disse.

"Foi necessário assegurar o imediato. Tomámos medidas. Mas estamos profundamente conscientes que é preciso outras reformas, designadamente de motivação dos quadros profissionais (na parte de incentivos, que não devem estar apenas nos profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF), de criação de centros de excelência e de organização em várias áreas", adiantou.

Para Paulo Macedo, iniciativas como este estudo são "importantes e merecem a análise e reflexão" do governo que as "enquadrará nos seus pressupostos de actuação".

O estudo "O Sector da Saúde: Da Racionalização à Excelência" contou com contributos de personalidades como Adalberto Campos Fernandes, António Barreto, António Correia de Campos, Augusto Mateus, Daniel Bessa, Diogo Lucena, Isabel Vaz, João Pedro Almeida Lopes, Jorge Soares, José Laranja Pontes, José Mendes Ribeiro, Luís Lopes Pereira, Manuel Antunes, Maria de Belém Roseira, Maria Leonor Beleza, Nuno Sousa, Pedro Ferraz da Costa e Vítor Neves.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... prazo.html

e já agora, o estudo referido na noticia é este:

http://healthportugal.com/noticias/hcp_ ... ar2013.pdf

por richardj » 14/3/2013 12:36

a falta de medicamentos em portugal pode ter haver com duas coisas:

por JMHP » 14/3/2013 12:22

paulop2009 Escreveu:O nosso sistema não é perfeito mas, que fique claro, qualquer um de nós devia preferir adoecer em Portugal do que nos Estados Unidos.

Já adoeces-te nos EUA?!..... Ou também comes toda a porcaria que os jornalistas escrevem como acusas outros de o fazerem?! :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por paulop2009 » 14/3/2013 11:07

Ulrich Escreveu:
Razao_Pura Escreveu:Pimenta no _ú dos outros é refresco não é?
Achas então que deviam ter todos seguros de saúde e privatiza-se o SNS. Os velhinhos que morram, os desempregados também, Os bebés prematuros, os cancerosos também, os seropsitivos também, os doentes crónicos também, os deficientes também, os que precisam de transplantes também, que só cá andam a dar despesa aos contribuintes saudaveis como "nós" que andam a pagar este regabofe do SNS?
Comunistas pá..... Pois. Viva o liberalismo. O sistema (lol) de saúde americano é que é bom porque dá lucro, gera emprego e promove a investigação cientifica!!!

Sabes o que é um lobby? E dois lobbys? And so on....

:roll:

Porra...quem te ler até pensa que eu disse mesmo isso :(

Como é que explicas que em Portugal : faltam medicamentos, material de enfermagem, dispositivos para exames, maquinaria para exames, consumíveis para exames, listas de espera de meses, edifícios a ruir mas não vês salários em atraso...quem está ao serviço de quem?

Volto a dizer que o sistema mais equilibrado é o Suíço como uma excelente relação qualidade-custo para o rendimento médio, tanto para o pagador como para o utente.

PORRA digo eu. Mas faltam medicamentos e dispositivos onde? E qual o impacto disso, explica lá.

Como entendido de bolsa devias saber bem a "porcaria" que os jornalistas dizem. E isso não é exclusivo na área financeira, na saúde é tanto ou pior. O exemplo mais flagrante foi na altura do Correia de Campos em que todos os dias saiam notícias de criancinhas que nasciam nas ambulâncias. Depois foi-se a ver e os números até desceram.

O nosso sistema não é perfeito mas, que fique claro, qualquer um de nós devia preferir adoecer em Portugal do que nos Estados Unidos.

Registado: 15/9/2010 15:02

por paulop2009 » 14/3/2013 11:03

Ulrich Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Eu tb não estou a evangelizar ninguém. Apenas me parece mau que se tenha opiniões ou se discorde em assuntos destes simplesmente "porque sim". É tratar assuntos sérios como quem vai à bola.

Ainda por cima tendo-se opiniões tão radicais como a tua.

Nem tu evoluis, nem me ajudas a mim a evoluir.

Longe de mim a ideia de ser um opinion Leader... :oops: .

As palavras do meu post foram escolhidas e definem bem as situações, não gosto de fazer testamentos com palavras/descrições redundantes.

E tu , pessoa com experiência na área, poderás entender todos os conceitos englobados nas minhas definições.

Podemos é discordar, como disse acima.

Entendo os conceitos, mas acho que estão errados e como não os fundamentas, só posso achar que são preconceitos em vez de conceitos.

por Figueiraa1 » 14/3/2013 9:14

Quem diz que o sistema de saúde é mau não sabe do que está a falar :shock:

Espero que não tenham o azar de ficar doentes em (p.e.)
Angola :twisted:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Ulrich » 14/3/2013 0:24

Razao_Pura Escreveu:...
O problema de Portugal são os portugueses..... Não sabias? ...

O problema de Portugal nunca foram os Portugueses,nunca quiseram educar este povo a ser exigente em termos de padrões qualitativos e sobretudo nunca interessou dizer o que custam as coisas e de onde vem o dinheiro.

A mim, parece-me que é, moralmente mais aceitável, neste País, comprar um carro por 50K euros do que gastar esse dinheiro em Saúde que é um bem único :-#
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Razao_Pura » 14/3/2013 0:08

Como é que explico? É exactamente o mesmo problema na educação publica, nos transportes públicos, na televisão publica, nas autarquias, nas obras publicas, etc... Má gestão. Más políticas.

O problema de Portugal são os portugueses..... Não sabias? Olhe se pudéssemos trazer para cá o sistema suíço e mandássemos para a Suíça os 10 milhões de portugueses é que isto ia funcionar na perfeição por cá.

RP
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulrich » 13/3/2013 23:59

Razao_Pura Escreveu:Pimenta no _ú dos outros é refresco não é?
Achas então que deviam ter todos seguros de saúde e privatiza-se o SNS. Os velhinhos que morram, os desempregados também, Os bebés prematuros, os cancerosos também, os seropsitivos também, os doentes crónicos também, os deficientes também, os que precisam de transplantes também, que só cá andam a dar despesa aos contribuintes saudaveis como "nós" que andam a pagar este regabofe do SNS?
Comunistas pá..... Pois. Viva o liberalismo. O sistema (lol) de saúde americano é que é bom porque dá lucro, gera emprego e promove a investigação cientifica!!!

Porra...quem te ler até pensa que eu disse mesmo isso :(

Como é que explicas que em Portugal : faltam medicamentos, material de enfermagem, dispositivos para exames, maquinaria para exames, consumíveis para exames, listas de espera de meses, edifícios a ruir mas não vês salários em atraso...quem está ao serviço de quem?

Salvador Dali

por Razao_Pura » 13/3/2013 23:34

Pimenta no _ú dos outros é refresco não é?

Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulrich » 13/3/2013 16:17

paulop2009 Escreveu:Eu tb não estou a evangelizar ninguém. Apenas me parece mau que se tenha opiniões ou se discorde em assuntos destes simplesmente "porque sim". É tratar assuntos sérios como quem vai à bola.

Longe de mim a ideia de ser um opinion Leader... :oops: .

As palavras do meu post foram escolhidas e definem bem as situações, não gosto de fazer testamentos com palavras/descrições redundantes.

E tu , pessoa com experiência na área, poderás entender todos os conceitos englobados nas minhas definições.

Podemos é discordar, como disse acima.
Salvador Dali

por paulop2009 » 13/3/2013 15:18

Ulrich Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Quando se fala do que não se sabe sobre futebol, dá para rir. Quando se aplica o mesmo ao mundo da saúde, dá para chorar...

Isto é no mínimo constrangedor
....

Tentando manter-me racional, acho que deverias estudar um pouco mais as "assumptions" dos modelos económicos que professas.

Ou seja, para o modelo de mercado funcionar tem que haver "perfect information" o que no caso da saúde não acontece. Quando não há igualdade de informação, compete ao estado fazer essa correcção. É o que o estado portugues faz.

Convido-te a estudar as estatísticas e poderás concluir que os "outcomes" de saúde em protugal são muitíssimo melhores que nos EUA.

Não mudo uma vírgula ao que disse :wink: ...

...não quero evangelizar ninguém, apenas dei a minha opinião.

Eu respeito a tua, mesmo discordando completamente.

Eu tb não estou a evangelizar ninguém. Apenas me parece mau que se tenha opiniões ou se discorde em assuntos destes simplesmente "porque sim". É tratar assuntos sérios como quem vai à bola.

por Ulrich » 13/3/2013 13:16

paulop2009 Escreveu:
Quando se fala do que não se sabe sobre futebol, dá para rir. Quando se aplica o mesmo ao mundo da saúde, dá para chorar...

....

Tentando manter-me racional, acho que deverias estudar um pouco mais as "assumptions" dos modelos económicos que professas.

Ou seja, para o modelo de mercado funcionar tem que haver "perfect information" o que no caso da saúde não acontece. Quando não há igualdade de informação, compete ao estado fazer essa correcção. É o que o estado portugues faz.

Convido-te a estudar as estatísticas e poderás concluir que os "outcomes" de saúde em protugal são muitíssimo melhores que nos EUA.

Não mudo uma vírgula ao que disse :wink: ...

...não quero evangelizar ninguém, apenas dei a minha opinião.

Eu respeito a tua, mesmo discordando completamente.
Salvador Dali

por paulop2009 » 13/3/2013 10:48

Ulrich Escreveu:
exemplo, um comprimido exactamente igual do mesmo fornecedor, pode custar noa EUA 100 vezes o preço de cá.

EUA Lyrica 75mg 90comprimidos: 338.25$ (2.889€/comprimido)
PT Lyrica 75mg 56 comprimidos: 45.75€ (0.817€/comprimido)

Esta é uma ilustração de Liberalismo e Comunismo...

...o primeiro dá lucro, fomenta a investigação e emprego altamente qualificado, distribui dividendos para os acionistas e paga impostos...

...o Segundo dá prejuízo mesmo obrigando os players a trabalhar abaixo do valor de rentabilidade.

Agora escolham...bem sei que a Saúde é um assunto delicado...mas custa muito dinheiro.

As pessoas esquecem-se que quando não pagam alguma coisa , que tem sempre um custo, é porque alguém está a pagar.

Para mim a a estória, sempre diabolizada, das pessoas que não tem acesso aos cuidados de saúde, nos U.S.A., é tipo fazer mal a uma foca bébé fofinha...too easy...

...muitas dessas pessoas gastam bastante mais , do que custaria um seguro de saúde, em bens supérfluos de consumo.

O caminho mais equilibrado é , como já aqui foi referido, o Suíço ...em que se estão constantemente a atualizar e optimizar a relação pagamento/custo

...muitas dessas pessoas gastam bastante mais , do que custaria um seguro de saúde, em bens supérfluos de consumo.

por zeunzas » 12/3/2013 23:54

deixem-me dar o meu contributo a um tópico cuja minha profissão me faz ter uma perspectiva do mesmo.
Nos anos que se passaram muitos foram os abusos que se cometeram...para dar um (e não não é exagero) é colocar de forma falseada diagnósticos para a prescrição de exames...cada exame...cada análise...cada compressa tem um custo exurbitante...e se enquanto nos privados o clima é de plena contagem de numeros mais do que cuidados...no publico isso tem vindo a surgir apenas há bem pouco tempo...há muito para mudar...e o aumento para os cidadãos é algo inevitável para a sustentabilidade do SNS...os seviços estão a abarrotar...macas ...muitas vezes sem condições
Carpe Diem

Registado: 9/6/2012 14:02

Re: Saúde EUA

por Lion_Heart » 12/3/2013 21:02

Blue Epsilon Escreveu:
Atomez Escreveu:
Clinico Escreveu:Lembro-me dum caso que nos levou ao riso em que uma vidente duma aldeola perdida num Midwest se queixou de dores de cabeça tipo enxequeca. O Neurologista pediu-lhe (e bem) uma TAC craneo-encefálica. Como era enxequeca, a TAC veio normal. Pois o desgraçado do Neurologista foi posto em tribunal porque desde que a vidente fez o TAC, nunca mais acertou uma nas "videncias", o que atribuiu ás radiações de um exame que foi normal.
O Neurlogista (o seu seguro) pagou á vidente porque não se conseguiu demonstrar em tribunal o contrário!!

Não é de admirar porque por lá as empresas de advogados fazem publicidade por todo o lado do género -- "Teve algum problema? Venha falar connosco. Só paga se ganharmos!"

E depois cobram 30% ou mais da indemnização que conseguirem.

A concorrência é enorme e os advogados também têm que ganhar a vida... :twisted:

Capitalismo selvagem? Nada disso..

Advocacia selvagem, isso sim!

os anúncios até estão no metro.

Outro ex.:

A global company in the field of sandwiches stands accused of falling short — and America’s class-action lawyers are salivating.
Recently the “Footlong” sandwiches sold by the Subway fast food chain were found to be often less than 12 inches long. It angered customers and has caused a flurry of debate over what constitutes deceptive advertising, and what makes for a frivolous lawsuit?

In http://www.thetimes.co.uk
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Blue Epsilon » 12/3/2013 20:55

Atomez Escreveu:
Clinico Escreveu:Lembro-me dum caso que nos levou ao riso em que uma vidente duma aldeola perdida num Midwest se queixou de dores de cabeça tipo enxequeca. O Neurologista pediu-lhe (e bem) uma TAC craneo-encefálica. Como era enxequeca, a TAC veio normal. Pois o desgraçado do Neurologista foi posto em tribunal porque desde que a vidente fez o TAC, nunca mais acertou uma nas "videncias", o que atribuiu ás radiações de um exame que foi normal.
O Neurlogista (o seu seguro) pagou á vidente porque não se conseguiu demonstrar em tribunal o contrário!!

Não é de admirar porque por lá as empresas de advogados fazem publicidade por todo o lado do género -- "Teve algum problema? Venha falar connosco. Só paga se ganharmos!"

A concorrência é enorme e os advogados também têm que ganhar a vida... :twisted:

Capitalismo selvagem? Nada disso..

Advocacia selvagem, isso sim!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por atomez » 12/3/2013 19:29

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ulrich » 12/3/2013 19:13

exemplo, um comprimido exactamente igual do mesmo fornecedor, pode custar noa EUA 100 vezes o preço de cá.

Esta é uma ilustração de Liberalismo e Comunismo...

...o primeiro dá lucro, fomenta a investigação e emprego altamente qualificado, distribui dividendos para os acionistas e paga impostos...

...o Segundo dá prejuízo mesmo obrigando os players a trabalhar abaixo do valor de rentabilidade.

Agora escolham...bem sei que a Saúde é um assunto delicado...mas custa muito dinheiro.

As pessoas esquecem-se que quando não pagam alguma coisa , que tem sempre um custo, é porque alguém está a pagar.

Para mim a a estória, sempre diabolizada, das pessoas que não tem acesso aos cuidados de saúde, nos U.S.A., é tipo fazer mal a uma foca bébé fofinha...too easy...

O caminho mais equilibrado é , como já aqui foi referido, o Suíço ...em que se estão constantemente a atualizar e optimizar a relação pagamento/custo
Salvador Dali

por paulop2009 » 12/3/2013 9:36

Pata-Hari Escreveu:

Porquê que não "arbitragem" e não se vende de cá para lá?

Várias razões. A principal sendo que nos EUA apenas podes vender o que está registado lá, e há muitas diferenças de país para país: cartão, folheto informativo, a forma do comprimido, o número de comprimidos por caixa, etc. Algumas destas coisas podem ser manipuladas por externos, mas outras só podem ser feitas pelo "dono". O dono não o faz, e os outros não podem fazer. Logo, se chegasse algum carregamento à fronteira, ía logo para trás ou para o lixo.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, rg7803 e 63 visitantes