Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 9 Janeiro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 9 Janeiro - Empresas & Sectores

por TRSM » 9/1/2004 12:50

Factos Relevantes 9 Janeiro - Empresas & Sectores

(JMT:LIS) A Jerónimo Martins apresentou ontem, depois do fecho, as vendas relativas ao 4º Trimestre de 2003, que saíram em linha com as nossas estimativas. No último trimestre do ano, as vendas (excluindo as recentemente áreas alienadas - Lillywhites, Diversey/Lever, Bakery, Sé, Jumbo, JM&M e Eurocash) ascenderam a Eur894.1Mn, o que compara com a nossa previsão de Eur888.9Mn. Este ligeiro desvio surgiu a nível da Indústria & Serviços (melhores que o esperado) e Pingo Doce (pior que o esperado). Mantemos recomendação para Jerónimo Martins em Neutral (Alto Risco), com preço alvo de Eur11.70.

(SON; PTCL:LIS) Segundo notícia veiculada pelo Semanário Económico, a Stora Enso encontra-se a tentar negociar com a Sonae com o objectivo de estabelecer um acordo na Portucel, depois de terminado o processo de privatização. Em causa estará a cedência dos actuais 25% da Portucel (detidos pela Sonae) e posterior alienação, parcial ou total, dos 30% a adquirir na privatização. Do ponto de vista da Sonae, este interesse é positivo, já que aumenta a liquidez da participação de 25% que detém na papeleira nacional; permitiria que a empresa reduzisse a dívida e ajudaria a contornar a possibilidade de OPA.

(CA:PAR) O Carrefour, o maior retalhista europeu, registou uma subida de 4.2% nas receitas do 4ºTrim. de 2003, para Eur21.8Bn vs consenso de Eur21.9Bn. Em termos anuais, as receitas subiram 2.9% para Eur79Bn. A empresa continua a apostar numa política de descontos e abertura de lojas de preços baixos para fazer face à queda da confiança dos consumidores franceses, ao mesmo tempo que se expande nos mercados externos para diminuir a dependência do mercado francês. Foram abertas 920 lojas em 2003, acima da estimativa inicial que apontava para um número entre 830 a 900. O Carrefour reiterou que espera uma subida superior a 10% no EPS em 2003.

(OR:PAR) O HSBC reviu em baixa a recomendação sobre a L?Oreal de ?Buy? para ?Add?.

(CGE:PAR) A Lehman Brothers reviu em alta o preço alvo sobre a Alcatel de Eur9 para Eur10.5.

(MEO:FRA) A retalhista alemã Metro revelou que as vendas em 2003 registaram uma subida de 4% para Eur53.6Bn, vs consenso de Eur53.8Bn. Excluindo os efeitos cambiais, as vendas subiram 5.7%, em linha com o objectivo da empresa de crescer pelo menos 5.5%. No 4º Trim. as vendas registaram uma subida de 3.6%. Segundo a Metro, as vendas durante o período de Natal na Alemanha não registaram grande animação, tendo tal sido compensado pela subida das vendas nos restantes mercados, tendo o peso das vendas nos mercados externos, em relação ao total das vendas subido para 47.6%. A empresa continua assim a expandir-se para mercados com maior potencial de crescimento, para compensar o arrefecimento do mercado alemão. A Metro reiterou que espera uma subida dos resultados de 2003 em pelo menos 10%.

(DCX:FRA) A Mitsubishi Motors registou uma forte subida de 16% na bolsa japonesa, após o seu principal accionista, a DaimlerChrysler ter revelado que poderá vir a injectar mais fundos na empresa, com o objectivo de reforçar a sua estrutura financeira.

(AHLN:AMS) A Ahold registou uma queda de 11% nas receitas do 4ºTrim. para Eur12.7Bn, em linha com o esperado, penalizada pela valorização do Euro face ao Dólar, dado que cerca de 2/3 das receitas da empresa são geradas nos EUA. Em termos anuais, as vendas registaram uma queda de 11%, para Eur 56.1Bn.

(ERICB:STO) A Lehman Brothers reviu em alta o preço alvo sobre a Ericsson de Sek17 para Sek20.

BANCA. O CSFB reviu em baixa a recomendação sobre o Deutsche Bank, o ABN Amro e o HSBC para ?Neutral?.

(AA:NYS) A Alcoa apresentou resultados do 4º Trim. acima do esperado, beneficiando da subida do preço do alumínio de 11% este trimestre e da forte procura por parte da China, o maior cliente a nível mundial. Excluindo custos de reestruturação, o resultado por acção foi de $0.36, superando o consenso de $0.34. As vendas subiram 8.6% para $5.53Bn, batendo também o consenso de $5.46Bn.

(MOT:NYS) A Merrill Lynch reviu em alta o preço alvo da Motorola de $15.05 para $18. Este banco de investimento está confiante na nova administração da empresa e na recuperação da procura por equipamento de telecomunicações.

(MEDI:NAS) A Meddimune caiu quase 1% no after-market, penalizada pela saída injustificada do seu CFO.

(WMT:NYS) A Wal-Mart registou um crescimento de 4.3% nas vendas relativas ao mês de Dezembro (nas lojas abertas à mais de uma ano), superando as expectativas. Na sua anterior estimativa, a maior retalhista do mundo havia projectado um crescimento perto do limite inferior do intervalo de 3 a 5%. A Merrill Lynch já reiterou a recomendação de Buy e price target ($66) sobre a Wal-Mart, mas baixou ligeiramente as estimativas de resultados para 2004. O título caiu 0.4% na sessão de ontem.

(YHOO:NAS) Segundo o diário alemão, Die Welt, a Yahoo! deverá cancelar o contrato com o Google e começar a usar o seu próprio motor de busca, o Inktomi. Por outro lado, o CSFB reviu em alta as estimativas de resultados por acção de 2004 da Yahoo! De $0.50 para $0.55, citando expectativas mais optimistas para o mercado publicitário on-line e para os serviços premium. Manteve a recomendação de ?Outperform?.

(SUNW:NAS) A Sun Microsystems foi revista em alta pelo Bank of America de ?Neutral? para ?Buy?, tendo o preço alvo passado de $4.10 para $6.25.

TELECOMUNICAÇÕES. A Merrill Lynch reviu em baixa a recomendação da SBC Communication de ?Neutral? para ?Sell? com base na forte valorização do título e reiterou a recomendação de ?Neutral? sobre a Verizon Communications.


2004/01/09 - 10:45
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dc team, Google Feedfetcher, Shimazaki_2 e 205 visitantes