Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

provisoes

por joao.gomes » 9/1/2004 12:41

"receia que baixe o nivel de provisoes ?", "aumente os lucros com medidas extraordinárias ?", se bem me lembro na outra divulgação de resultados a ESR considerou muito negativo o elevado nivel de provisoes feito pelo BCP. Em que ficamos ? será que estes ESR são de fiar ??? ou será apenas a concorrência entre bancos que os move.

cumprimentos a todos
joao.gomes
 

BCP

por Visitante » 9/1/2004 9:39

Lucros de 2003 devem crescer 48,2%
Espírito Santo recomenda «vender» acções do BCP com receio sobre resultados
A Espírito Santo Research cortou a recomendação das acções do Banco Comercial Português de «neutral» para «vender», devido à ruptura das negociações para a venda da Seguros e Pensões e aos receios que os resultados de 2003 venham a ser decepcionantes.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


Acções do BCP no último mês

A Espírito Santo Research cortou a recomendação das acções do Banco Comercial Português de «neutral» para «vender», devido à ruptura das negociações para a venda da Seguros e Pensões e aos receios que os resultados de 2003 venham a ser decepcionantes.

Num estudo de quarta-feira a ESR afirma que «depois da ruptura das negociações para a venda dos ramos não vida da Seguros e Pensões e o risco de fraca qualidade nos resultados de 2003 (que serão conhecidos dia 20 de Janeiro), recomendamos "vender" acções do BCP a estes níveis».

A Espírito Santo tem um preço-alvo de 1,86 euros para os títulos do Banco Comercial Português. Terça-feira já a Goldman Sachs tinha cortado a recomendação do banco de Jardim Gonçalves para «underperform», devido ao fim das negociações para a venda da SeP. Desde que anunciou o fim das negociações – na segunda-feira – as acções do BCP deslizaram quase 6%.

No mesmo estudo a ESR diz que os principais riscos nos resultados de 2003 do BCP são as receitas ficarem abaixo do esperado, o banco realizar um baixo nível de provisões e anunciar mais medidas extraordinárias.

Lucros de 2003 deverão crescer 48,2%

A ESR estima que o BCP tenha terminado 2003 com resultados líquidos de 404,2 milhões de euros, mais 48,2% que no ano passado, mas ao nível operacional os lucros terão baixado 19,9% para 479,9 milhões de euros, devido à consolidação dos negócios na Polónia. Em 2002 o BCP registou uma provisão extraordinária de 200 milhões de euros para riscos bancários gerais, que destorce a comparação dos lucros líquidos.

A margem financeira terá subido 10,6%, mas a ESR alerta para os efeitos negativos do menor crescimento dos activos e descida nos «spreads», explicada pela redução das taxas de juro na área do euro.

A ESR estima que o BCP tenha realizado provisões bancárias de 540 milhões de euros em 2003 – mais 45,4% que em 2002 -, a que equivale um rácio de cobertura de 119%. No entanto o banco de investimento do BES receia que o BCP baixe os níveis de provisões previstos.

No terceiro trimestre o BCP registou ganhos extraordinários de 46,7 milhões de euros, mas «seria negativo» que o BCP recorresse a mais medidas extraordinárias para atingir os lucros que o mercado aguarda, pois isso representaria «menores lucros recorrentes que o previsto».

As acções do BCP fecharam ontem a subir 0,57% para os 1,75 euros.
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dc team, Google [Bot], Google Feedfetcher, Shimazaki_2 e 188 visitantes