PTC - Ainda o volume...
14 mensagens
|Página 1 de 1
JAS, a PT e a AT passaram-me uma rasteira...
Até aqui tudo bem, não foi a primeira e não há-de ser a última vez.
Agora, que significado isso tem e que conclusões se podem tirar?... Nenhumas...
Já estava optimista na PTC antes de ti, deixei de estar quando tu ainda continuaste. Time-frames diferentes, metodologias diferentes, resultados diferentes. Ora, noutros títulos eu estarei optimista e tu não estás ou estás a ignorá-los por completo.
O que aconteceu nas últimas semanas à PTC em nada altera as minhas perspectivas que tenho sobre os «factores externos». A rasteira que o BCP te passou há uns meses fez-te mudar a ti as tuas perspectivas? E a EDP, fez-te?
Em relação à sessão de hoje, especificamente... não me parece que seja exemplo para nada, foi um dia totalmente atípico e inesperado. Nem tu que estás optimista contarias com este brilharete. Surpreendeu toda a gente...
Em relação à subida recente, é verdade, passou-me completamente ao lado e não acreditei nela. Para a próxima, para a próxima logo se verá... o saldo tem sido francamente positivo.
A AT tem destas coisas. Qual é o método de análise que não tem?
Até aqui tudo bem, não foi a primeira e não há-de ser a última vez.
Agora, que significado isso tem e que conclusões se podem tirar?... Nenhumas...
Já estava optimista na PTC antes de ti, deixei de estar quando tu ainda continuaste. Time-frames diferentes, metodologias diferentes, resultados diferentes. Ora, noutros títulos eu estarei optimista e tu não estás ou estás a ignorá-los por completo.
O que aconteceu nas últimas semanas à PTC em nada altera as minhas perspectivas que tenho sobre os «factores externos». A rasteira que o BCP te passou há uns meses fez-te mudar a ti as tuas perspectivas? E a EDP, fez-te?
Em relação à sessão de hoje, especificamente... não me parece que seja exemplo para nada, foi um dia totalmente atípico e inesperado. Nem tu que estás optimista contarias com este brilharete. Surpreendeu toda a gente...
Em relação à subida recente, é verdade, passou-me completamente ao lado e não acreditei nela. Para a próxima, para a próxima logo se verá... o saldo tem sido francamente positivo.
A AT tem destas coisas. Qual é o método de análise que não tem?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PTC e a sua AT
Pois é... A AT tem destas coisas.
As minhas divergências contigo acabam sempre no mesmo ponto: Se devemos ou não atender a outros factores.
No caso concreto da PTC à "compra de acções próprias".
Quanto ao "factor volume" hoje tivemos subida com um forte volume de 6,5 milhões.
Volume superior à média da semana anterior, do mês anterior e do ano anterior (5, 20 e 240 sessões)
Acho que chega para dissipar as dúvidas e as reticências.
JAS
As minhas divergências contigo acabam sempre no mesmo ponto: Se devemos ou não atender a outros factores.
No caso concreto da PTC à "compra de acções próprias".
Quanto ao "factor volume" hoje tivemos subida com um forte volume de 6,5 milhões.
Volume superior à média da semana anterior, do mês anterior e do ano anterior (5, 20 e 240 sessões)
Acho que chega para dissipar as dúvidas e as reticências.
JAS
Os 8.08 saíram reforçados hoje sim, era expectável uma ida pelo menos aos 7.83 ou próximo disso. A AT tem destas coisas...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: PTC
MarcoAntonio Escreveu:Era um potencial suporte (8.08) se a PTC tivesse ido mais adiante. A correcção de hoje, sozinha, trouxe a PTC a 8.08... Depois de longa swing de alta e com o comportamento da sessão de hoje, embora possível, não é muito verosímel que vá ficar por aqui.
Não era verosímel mas com a PTC já a 8,24 parece já não haver dúvidas que os 8,08 funcionaram como suporte...
Com a vantagem de que os 8,08 de "suporte fraco" passaram agora a constituir um "suporte forte".
JAS
PTC a a AT
Pois é, amigo Marco, continuas com sérias dificuldades na análise da PTC...
Os 8,10 sempre serviram de suporte e não está a haver inversão do swing.
O caminho, com volume ou sem volume, continua a ser para cima.
JAS
Os 8,10 sempre serviram de suporte e não está a haver inversão do swing.
O caminho, com volume ou sem volume, continua a ser para cima.
JAS
Aqui vai a minha opinião.
Suportes relevantes só nos 7,82/7,85, isto é : em caso de continuação de queda penso que caso atinja estes valores, os mesmos a deverão suster.
Agora considero ainda permaturo estar a dizer que ela já vem por aí abaixo, que a vela de hoje é feia e que provávelmente amanhã teremos minimos inferiores estou plenamente de acordo, agora falta saber que tipo de candle teremos amanhã, pois a mesma poderá ditar o movimento da PT nos proximos dias(quem sabe se amanhã não teremos minimos inferiores e fecho acima ao de hoje???)
Muitas hipoteses poderão ser colocadas, pessoalmente considero estes 8.08 um suporte de curto prazo(fraco) pois apenas tinha sido o ultimo máximo relativo e só por isso chama compradores, que pensam que este valor vai sustentar a queda, talvez se assista amanhã a um aumento de volume e no final veremos quem ficou a ganhar entre a oferta/procura.
Os 8,00 quanto a mim pouco significado deverão ter pois já na subida assim aconteceu, embora seja o nº do senhorio, é verdade por falar nisso quem paga renda ,amanhã terá que desembolsar
Esperemos pela sessão de amanhã, ok??
abraço Jas
TRSM
Suportes relevantes só nos 7,82/7,85, isto é : em caso de continuação de queda penso que caso atinja estes valores, os mesmos a deverão suster.
Agora considero ainda permaturo estar a dizer que ela já vem por aí abaixo, que a vela de hoje é feia e que provávelmente amanhã teremos minimos inferiores estou plenamente de acordo, agora falta saber que tipo de candle teremos amanhã, pois a mesma poderá ditar o movimento da PT nos proximos dias(quem sabe se amanhã não teremos minimos inferiores e fecho acima ao de hoje???)
Muitas hipoteses poderão ser colocadas, pessoalmente considero estes 8.08 um suporte de curto prazo(fraco) pois apenas tinha sido o ultimo máximo relativo e só por isso chama compradores, que pensam que este valor vai sustentar a queda, talvez se assista amanhã a um aumento de volume e no final veremos quem ficou a ganhar entre a oferta/procura.
Os 8,00 quanto a mim pouco significado deverão ter pois já na subida assim aconteceu, embora seja o nº do senhorio, é verdade por falar nisso quem paga renda ,amanhã terá que desembolsar

Esperemos pela sessão de amanhã, ok??
abraço Jas
TRSM
- Registado: 5/11/2002 11:30
Re: PTC
JAS Escreveu:E em anexo o gráfico intraday por sinal bem feio...
Mas eu deixo uma pergunta aos teóricos da AT, que não ligam ao factor "compra de acções próprias":
O suporte dos 8,10 não existe?
Era um potencial suporte (8.08) se a PTC tivesse ido mais adiante. A correcção de hoje, sozinha, trouxe a PTC a 8.08... Depois de longa swing de alta e com o comportamento da sessão de hoje, embora possível, não é muito verosímel que vá ficar por aqui.
É claro que eu não serei a melhor pessoa a quem fazer essa pergunta pois o meu sentimento face à PTC e a minha desconfiança face ao padrão de volumes que esta tem vindo a desenvolver é sobejamente conhecido já.
Se posso dar uma achega...
Cá vai: A PTC vem numa luta de subida desde Agosto, e sempre que retrai, o que é muito normal e até bom para o título subir consistentemente, ela retrai e no máximo o que até agora aconteceu foi anular o penultimo upswing do final de Novembro até finais de Dezembro, e agora vamos ver...O que eu quero questionar é que após uma subida e depois de esta respirar uma lufada de ar fresco(correcção!), onde neste espaço a pressão vendedora se aproveita para a derrubar, o volume que a fez cair desaparece, porquê? Se é para cair, a pressão vendedora tem de continuar lá a marcar passo...mas não, quando vê que do outro lado está um potencial comprador( a Própria PT) eles fogem. Não me parece, por isso que, e pelo menos enquanto a PTC adquirir as restantes acções próprias, os vendedores actuem em massa. O efeito psicológico desta verdade, assusta, até os grandes, e se podem lucrar com a subida, seguindo esta lógica, porque irão vender! Bem isto é o que penso e os gráficos não enganam: desde Agosto a LTAmp para mim não foi quebrada, e quem sabe talvez nos próximos tempos não seja! Bem, isto vale o que vale! É uma opinião!
Abraço
Abraço
- Anexos
-
- PTCmp.png (30.06 KiB) Visualizado 1054 vezes
-
- PTC.CP..png (24.61 KiB) Visualizado 1062 vezes
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
PTC
Para meditar nada melhor do que os dados certinhos...
TELECOM-N. - Mercado de cotações Oficiais
Última cotação Volume Variação % Data / Hora
8,08 4589644 -1,10% 2004-01-07 16:32:41
Variação EUR 0,00 Preço Médio 8,1797
Oferta 8,10 Procura 8,08
Qt. Oferta 5693 Qt. Compra 40741
Máximo do dia 8,25 Mínimo do dia 8,08
Abertura 8,18 Fecho anterior 8,17
E em anexo o gráfico intraday por sinal bem feio...
Mas eu deixo uma pergunta aos teóricos da AT, que não ligam ao factor "compra de acções próprias":
A seguir ainda temos o suporte psicológico dos 8,00 que a PTC costuma ter dificuldade em atravessar.
Pessoalmente não estou muito convencido que passe dos 8,00.
JAS
TELECOM-N. - Mercado de cotações Oficiais
Última cotação Volume Variação % Data / Hora
8,08 4589644 -1,10% 2004-01-07 16:32:41
Variação EUR 0,00 Preço Médio 8,1797
Oferta 8,10 Procura 8,08
Qt. Oferta 5693 Qt. Compra 40741
Máximo do dia 8,25 Mínimo do dia 8,08
Abertura 8,18 Fecho anterior 8,17
E em anexo o gráfico intraday por sinal bem feio...
A seguir ainda temos o suporte psicológico dos 8,00 que a PTC costuma ter dificuldade em atravessar.
Pessoalmente não estou muito convencido que passe dos 8,00.
JAS
- Anexos
-
- PTC 07-01-04.png (4.73 KiB) Visualizado 1069 vezes
Oeiras, não é bem assim... Faltavam menos de duas horas para o fecho da sessão e volume estava nos 2.6M...
Entretanto caiu relativamente curto espaço de tempo com 1.5M...
De qq das formas esse pormenor é irrelevante. Eu vejo o volume como o carvão que alimenta as subidas, curiosamente já à hora do almoço ou por aí comentei com o JAS no MSN que o volume estava a aumentar e a PTC a mostrar dificuldades em avançar (estava a parar de subir). Ele pode confirma-lo... Nessa altura a PT estava pelos 8.22.
Ou seja, o volume começou a aumentar com a PT positiva (no verde) mas isso não faz do volume de hoje um bom volume. Fez claramente mais do que nos dias em que subia claramente (sem volume mas subia)...
Depois disso, a PT então começou a deslizar com um ritmo relativamente acelerado praticamente só parando no fecho e com volumes, no mínimo, jeitosos. De qq das formas, o importante é a relação entre volumes (pois o volume de hoje está longe de ser um volume estrondoso).
Entretanto caiu relativamente curto espaço de tempo com 1.5M...
De qq das formas esse pormenor é irrelevante. Eu vejo o volume como o carvão que alimenta as subidas, curiosamente já à hora do almoço ou por aí comentei com o JAS no MSN que o volume estava a aumentar e a PTC a mostrar dificuldades em avançar (estava a parar de subir). Ele pode confirma-lo... Nessa altura a PT estava pelos 8.22.
Ou seja, o volume começou a aumentar com a PT positiva (no verde) mas isso não faz do volume de hoje um bom volume. Fez claramente mais do que nos dias em que subia claramente (sem volume mas subia)...
Depois disso, a PT então começou a deslizar com um ritmo relativamente acelerado praticamente só parando no fecho e com volumes, no mínimo, jeitosos. De qq das formas, o importante é a relação entre volumes (pois o volume de hoje está longe de ser um volume estrondoso).
Só que o forte volume foi feito essencialmente acima dos 8,20 ou seja talvez abaixo deste valor se tenha feito 25% do volume, com duas ou três vendas no fecho de aproximadamente 400.000 foi o que me pareceu pela observação visual (não possuo os dados) mas sei que há quem os consiga aqui colocar, por isso pedia essa ajuda.
- Registado: 4/11/2002 22:29
PTC - Ainda o volume...
Mais uma vez a PTC apresenta fortes volumes na queda após fracos volumes na subida.
A vela de hoje aponta para uma inversão do swing. Não será a esse aspecto essencialmente que estarei atento nas próximas sessões, dado que não me tenho centrado no curtíssimo-prazo, mas na forma como vai retrair, nomeadamente no que aos volumes se refere. Se o padrão se mantiver, as reservas em relação ao curto-prazo (próximas semanas ou até meses) manter-se-ão ou talvez até saiam reforçadas...
Para já, começou mal a retracção, com um volume claramente acima dos que vinham a estar presentes nas sessões de alta. E este ainda poderá aumentar com o hipotético prosseguir da derrapagem no curtíssimo-prazo.
Fora a questão do volume, o primeiro nível de suporte realmente importante na PTC encontra-se apenas na zona dos 7,50 (já não será muito positivo se a PTC voltar a visitar esses valores). Além desse temos ainda os 7.83€ onde não sería grande surpresa uma reacção em alta...
A vela de hoje aponta para uma inversão do swing. Não será a esse aspecto essencialmente que estarei atento nas próximas sessões, dado que não me tenho centrado no curtíssimo-prazo, mas na forma como vai retrair, nomeadamente no que aos volumes se refere. Se o padrão se mantiver, as reservas em relação ao curto-prazo (próximas semanas ou até meses) manter-se-ão ou talvez até saiam reforçadas...
Para já, começou mal a retracção, com um volume claramente acima dos que vinham a estar presentes nas sessões de alta. E este ainda poderá aumentar com o hipotético prosseguir da derrapagem no curtíssimo-prazo.
Fora a questão do volume, o primeiro nível de suporte realmente importante na PTC encontra-se apenas na zona dos 7,50 (já não será muito positivo se a PTC voltar a visitar esses valores). Além desse temos ainda os 7.83€ onde não sería grande surpresa uma reacção em alta...
- Anexos
-
- ptc-20040107a.png (23.16 KiB) Visualizado 1191 vezes
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Shimazaki_2 e 141 visitantes