Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Taxas de juro BCE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 30/12/2003 15:24

Oh, Didi !!

O jantar fez muito bem :) :)

Opinar e reflectir é preciso !!!

Mas... conta lá melhor a história de Portugal não aceitar as verdinhas !!!!???
Exportávamos muito para os EUA e para outros lugares e aceitávamos as divisas fortes. Afinal, elas eram necessárias para pagar o petróleo, o trigo, etc...
Agora, nesse tempo Portugal era uma Economia mais fechada, com uma grande interacção metrópole/colónias, o que nos deixava mais protegidos de choques externos.
Mas... ainda assim, um pouco antes do 25 de Abril, numa das suas famosas "Conversas em família", Marcelo Caetano dizia que "as vacas gordas tinham acabado" e que "Governar era muito difícil" e praticamente pediu desculpa à população por um aumento de 5 tostões em não sei o quê. Por incrível que possa parecer, tinha 4 anos e lembro-me ainda deste discurso, daquela voz e daquele estilo "Estado Novo".
Ora, para uma Economia fechada, não-monetarista (lembram-se das notas que diziam escudos-ouro?), por conseguinte, não-inflacionista, aumentar preços era quase uma infâmia. O que vale por dizer que o padrão ouro começava aos poucos a dar lugar a um padrão misto, como se prova pelas emissões feitas nesse tempo de dívida pública, parte da qual era vendida no mercado internacional.
Portanto, Didi, o que dizes é verdade, mas não por inteiro. O Ouro dos cofres deixaria de ter muito significado à medida que se promovia a abertura económica.
Outro mito, este já pós 25 de Abril: "os gajos venderam o Ouro todo do Salazar". Que disparate, meu Deus. O FMI, temendo uma insurreição comunista em Portugal, ajudou Mário Soares através de vários programas, tendo os últimos feito parte de um pacote de ajuste (Bloco Central 83/84) que permitiu equilibrar as contas públicas e entrar na CEE.
O Ouro começou a ser vendido há pouco tempo através de um programa de vendas concertadas de vários Bancos Centrais. Mais valia que o tivessem vendido a 850 dólares a onça em 1980.
Houve ainda um episódio de Ouro depositado na América, num Banco que faliu. Lembram-se?? E porque mais ninguém falou disso? Foi há 10 anos, ou pouco mais...
Quanto ao Marco não ser o Euro, bom, para a maioria do mercado, para as mãos fortes, é como se fosse. O resto são cantigas...
Bom, chega de histórias por agora !!
:)
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

ehehehe

por didi » 30/12/2003 14:27

DJ, só uma achega: nem todos aceitaram a verdinha... Portugal qual Velho do Restelo manteve-se no seu ouro e no final de tudo isto Portugal era uma dos países com mais ouro em cofres ( pouco nos valeu é verdade).

Por outro lado, não sendo expert nesta matéria, parece-me que mais uma vez os States estão a colocar o problema da resolução da crise americana nas mãos do resto do mundo, em especial a Europa.

De facto pela tua análise em termos cambiais o dólar ainda não atingiu o seu minimo histórico, mas o problema é que hoje em dia o Marco não anda sozinho e tem a reboque companheiros mais dificeis de participar nessa luta de gigantes como o Escudo e ainda tem que conseguir um entendimento sempre dificil com o Franco francês, e simultaneamente gerir/compatibilizar os seus interesses com a Libra inglesa que permanece ao lado.

Não digo que é impossível ou que será o caos, mas é preciso amadurecer a Zona Euro, para que esta se torne mais forte e consiga conduzir o seu barco e não andar ao ritmo da maré americana. Para isso talvez não seja má ideia refrear os ânimos antes que se entre em euforias desmesuradas.

E aí tens toda a razão,
Repito que só um movimento rápido é prejudicial.
De resto, tudo é gerível !!

:oops: :oops: :oops: acho que o final do ano me deu a volta à cabeça e já me põe a opinar sobre tal tema :oops:
beijinhos
didi

Registado: 5/11/2002 1:49

por djovarius » 30/12/2003 14:01

Novo Bretton Woods, amigo Guzziman ??? :roll: :( :oops: :x :evil:

Então, em 1971, o Nixon acabou com isso e deu uma espécie de calote aos pagamentos em Ouro, por causa dos défices!!!!
Quem quisesse, que aceitasse dólar-papel !! E não é que todos quiseram mesmo aceitar as verdinhas !!!

Isso só dá azo a mais especulação, como se viu com a crise da Libra em 1992, que foi obrigada a sair da flutuação normal do sistema monetário Europeu...

E porque é que o Euro está a causar tanta controvérsia. Se nós convertermos o Euro em marcos alemães, pela taxa de conversão oficial, claro, verificamos que o dólar ainda está a 17% do seu mínimo histórico face ao Marco !!! Portanto, se ninguém se feriu na época, hoje também não nada a assinalar.
Repito que só um movimento rápido é prejudicial.
De resto, tudo é gerível !!

Imaginem o que seria de Portugal, hoje, país que tem um défice comercial elevado, se o Euro estivesse aos níveis do ano 2000. A palavra estagnaflação soa bem?
Eu não a acho bonita...

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

resp

por Guzziman » 30/12/2003 13:37

A desvalorização do usd é demasiado importante para continuar à deriva.

O BCEuropeu tem de controlar esta desvalorização, caso contrário a Europa não sai da crise.

Portanto, parece razoável que europa e EUA tentem encontrar um valor à volta do qual as moedas flutuem mas com range mais apertado.

tipo 1.10 a 1.25 ...
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por djovarius » 30/12/2003 13:29

Penso que poderemos vir a assistir a valores como esse ou mais elevados ainda.

Mas acredito que tal vai acontecer, não em 12 meses, mas 2 a 3 anos.
Só em caso de colapso é que se pode antever uma moeda a cair tanto, em tão pouco tempo.
Historicamente, estes movimentos podem levar 5 a 7 anos ou mesmo 10 anos até ficarem completos.
Ainda agora vamos com 2 anos de USD-bear marlet !!

Um abraço

djovarius

Taxas de juro BCE

por suica » 30/12/2003 13:11

Se o bce baixar as taxas de juro a quando possivelmente de valores de 1.30, 1.35 sera entao altura para se entrar em usd, ou sera apenas um pequeno ajuste; e continuaremos a a assistir a um subida de euro a valores tipo 1.50 ate finais de 2004.

Registado: 30/12/2003 13:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, Shimazaki_2, VALHALLA e 258 visitantes